O contexto da educação hospitalar nas narrativas de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geremias, Tania Maria Fiorini
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94101
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2010
id UFSC_55f13b9b10382c90e1b8095bdd518ed1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94101
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O contexto da educação hospitalar nas narrativas de criançasEducaçãoCrianças hospitalizadasEducaçãoCriancas -Assistencia hospitalarCriançasNarrativas pessoaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2010A partir da década de 80 pesquisadores se voltam a discutir e pesquisar a infância. No campo do Atendimento Escolar Hospitalar (AEH) poucos estudos investigam quem são as crianças hospitalizadas e como percebem os espaços de convivência hospitalar. O AEH se constitui e se consolida nas práticas com sujeitos que habitam regiões e lugares diversos, implicando uma diversidade cultural a ser apreendida. Este trabalho contextualiza o Atendimento Escolar Hospitalar por meio do seu histórico, da sua legislação, trabalhos acadêmicos relacionados ao tema e fontes documentais. Objetivou-se investigar as significações construídas pelas crianças que frequentam as séries iniciais do AEH do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) e analisá-las por meio de diferentes narrativas: depoimentos (escritos e/ou gravados), desenhos, fotografias e gravação em vídeo. Assim, a pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica apresentou-se como mais coerente, por permitir às crianças uma participação subjetiva, espontânea, destacando opiniões, pontos de vista, formas de expressão relevantes para a nossa interpretação. A análise das narrativas indica que o AEH nem sempre aparece como uma referência natural para as crianças hospitalizadas, ainda causava algum estranhamento, porém, a maioria delas o considerava como essencial para seu bem estar e o contato com seu cotidiano. A menção sobre os espaços educacionais destacou a concepção de que o espaço físico e sua organização são componentes essenciais da abordagem educacional, atuando como facilitadores ou obstáculos para as interações, destacando o importante papel do professor neste sentido. A utilização do quadro de giz para cópia de conteúdo na escola regular, também veio à tona como exaustivo para a criança. Entendendo o processo de aprendizagem como cópia e memorização, isso desestimula as crianças nos momentos de atividades mais elaboradas que envolvam raciocínio lógico e definição de estratégias para solucionar problemas apresentados. Em algumas situações, a opção pelas salas de recreação do hospital indicou a necessidade do 'brincar' em qualquer tempo e espaço, como parte das suas vidas, o que nos levou a analisar as práticas escolares do AEH e Ensino Regular. As crianças parecem sinalizar o tempo todo que o que fazem, o que vivem, como fazem e como vivem, ainda não é considerado pela escola. Permitir que suas representações, seus desejos, seus sonhos sejam registrados significa a possibilidade da criança escrever sua própria história, que até então foi só produzida por adultos, como uma história sobre a criança. As suas opiniões e suas manifestações são resultados de como são reconhecidas nos seus contextos e de como são consideradas pelos adultos com quem convivem.Cardoso, Terezinha MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaGeremias, Tania Maria Fiorini2012-10-25T06:35:07Z2012-10-25T06:35:07Z2012-10-25T06:35:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis244 p.| il.application/pdf287112http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94101porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T07:39:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94101Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T07:39:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O contexto da educação hospitalar nas narrativas de crianças
title O contexto da educação hospitalar nas narrativas de crianças
spellingShingle O contexto da educação hospitalar nas narrativas de crianças
Geremias, Tania Maria Fiorini
Educação
Crianças hospitalizadas
Educação
Criancas -
Assistencia hospitalar
Crianças
Narrativas pessoais
title_short O contexto da educação hospitalar nas narrativas de crianças
title_full O contexto da educação hospitalar nas narrativas de crianças
title_fullStr O contexto da educação hospitalar nas narrativas de crianças
title_full_unstemmed O contexto da educação hospitalar nas narrativas de crianças
title_sort O contexto da educação hospitalar nas narrativas de crianças
author Geremias, Tania Maria Fiorini
author_facet Geremias, Tania Maria Fiorini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Terezinha Maria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Geremias, Tania Maria Fiorini
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Crianças hospitalizadas
Educação
Criancas -
Assistencia hospitalar
Crianças
Narrativas pessoais
topic Educação
Crianças hospitalizadas
Educação
Criancas -
Assistencia hospitalar
Crianças
Narrativas pessoais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T06:35:07Z
2012-10-25T06:35:07Z
2012-10-25T06:35:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 287112
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94101
identifier_str_mv 287112
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 244 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651974996918272