SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menzani, Rosana Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Regueiro, Elisa Maria Gatti, Leiva, Juliene de Cassia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/476
Resumo: A hospitalização na infância pode alterar significativamente o desenvolvimento dos pacientes envolvidos, uma vez que restringe as suas relações de convivência, dado o afastamento da família, dos amigos e da sua escola, substituída por um ambiente onde a dor e a doença podem vir a ser presenças constantes. O principal objetivo deste artigo é apresentar, por meio de uma revisão da literatura, a contribuição da Classe Hospitalar (CH) sobre as dificuldades recorrentes da hospitalização de crianças em idade escolar, considerando-se os aspectos emocionais, físicos e cognitivos envolvidos neste contexto. Com base no levantamento bibliográfico realizado, verificou-se a existência de um consenso sobre os benefícios da CH, que, ao promover aprendizagem de conteúdos escolares, concomitantemente participa positivamente do desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.
id UNIARA_a66110c584e2a94687a22baa7a77d496
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/476
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDEClasse hospitalarEducação especialCriança hospitalizadaA hospitalização na infância pode alterar significativamente o desenvolvimento dos pacientes envolvidos, uma vez que restringe as suas relações de convivência, dado o afastamento da família, dos amigos e da sua escola, substituída por um ambiente onde a dor e a doença podem vir a ser presenças constantes. O principal objetivo deste artigo é apresentar, por meio de uma revisão da literatura, a contribuição da Classe Hospitalar (CH) sobre as dificuldades recorrentes da hospitalização de crianças em idade escolar, considerando-se os aspectos emocionais, físicos e cognitivos envolvidos neste contexto. Com base no levantamento bibliográfico realizado, verificou-se a existência de um consenso sobre os benefícios da CH, que, ao promover aprendizagem de conteúdos escolares, concomitantemente participa positivamente do desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2017-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/47610.25061/2527-2675/ReBraM/2017.v20i1.476Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 20 n. 1 (2017): Janeiro/Junho; 106-1202527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/476/389Menzani, Rosana MariaRegueiro, Elisa Maria GattiLeiva, Juliene de Cassiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-08T14:17:43Zoai:ojs.revistarebram.com:article/476Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-03-08T14:17:43Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE
title SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE
spellingShingle SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Menzani, Rosana Maria
Classe hospitalar
Educação especial
Criança hospitalizada
title_short SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE
title_full SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE
title_fullStr SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE
title_full_unstemmed SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE
title_sort SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE
author Menzani, Rosana Maria
author_facet Menzani, Rosana Maria
Regueiro, Elisa Maria Gatti
Leiva, Juliene de Cassia
author_role author
author2 Regueiro, Elisa Maria Gatti
Leiva, Juliene de Cassia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menzani, Rosana Maria
Regueiro, Elisa Maria Gatti
Leiva, Juliene de Cassia
dc.subject.por.fl_str_mv Classe hospitalar
Educação especial
Criança hospitalizada
topic Classe hospitalar
Educação especial
Criança hospitalizada
description A hospitalização na infância pode alterar significativamente o desenvolvimento dos pacientes envolvidos, uma vez que restringe as suas relações de convivência, dado o afastamento da família, dos amigos e da sua escola, substituída por um ambiente onde a dor e a doença podem vir a ser presenças constantes. O principal objetivo deste artigo é apresentar, por meio de uma revisão da literatura, a contribuição da Classe Hospitalar (CH) sobre as dificuldades recorrentes da hospitalização de crianças em idade escolar, considerando-se os aspectos emocionais, físicos e cognitivos envolvidos neste contexto. Com base no levantamento bibliográfico realizado, verificou-se a existência de um consenso sobre os benefícios da CH, que, ao promover aprendizagem de conteúdos escolares, concomitantemente participa positivamente do desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/476
10.25061/2527-2675/ReBraM/2017.v20i1.476
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/476
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2017.v20i1.476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/476/389
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 20 n. 1 (2017): Janeiro/Junho; 106-120
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174606266630144