SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/476 |
Resumo: | A hospitalização na infância pode alterar significativamente o desenvolvimento dos pacientes envolvidos, uma vez que restringe as suas relações de convivência, dado o afastamento da família, dos amigos e da sua escola, substituída por um ambiente onde a dor e a doença podem vir a ser presenças constantes. O principal objetivo deste artigo é apresentar, por meio de uma revisão da literatura, a contribuição da Classe Hospitalar (CH) sobre as dificuldades recorrentes da hospitalização de crianças em idade escolar, considerando-se os aspectos emocionais, físicos e cognitivos envolvidos neste contexto. Com base no levantamento bibliográfico realizado, verificou-se a existência de um consenso sobre os benefícios da CH, que, ao promover aprendizagem de conteúdos escolares, concomitantemente participa positivamente do desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. |
id |
UNIARA_a66110c584e2a94687a22baa7a77d496 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistarebram.com:article/476 |
network_acronym_str |
UNIARA |
network_name_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDEClasse hospitalarEducação especialCriança hospitalizadaA hospitalização na infância pode alterar significativamente o desenvolvimento dos pacientes envolvidos, uma vez que restringe as suas relações de convivência, dado o afastamento da família, dos amigos e da sua escola, substituída por um ambiente onde a dor e a doença podem vir a ser presenças constantes. O principal objetivo deste artigo é apresentar, por meio de uma revisão da literatura, a contribuição da Classe Hospitalar (CH) sobre as dificuldades recorrentes da hospitalização de crianças em idade escolar, considerando-se os aspectos emocionais, físicos e cognitivos envolvidos neste contexto. Com base no levantamento bibliográfico realizado, verificou-se a existência de um consenso sobre os benefícios da CH, que, ao promover aprendizagem de conteúdos escolares, concomitantemente participa positivamente do desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2017-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/47610.25061/2527-2675/ReBraM/2017.v20i1.476Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 20 n. 1 (2017): Janeiro/Junho; 106-1202527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/476/389Menzani, Rosana MariaRegueiro, Elisa Maria GattiLeiva, Juliene de Cassiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-08T14:17:43Zoai:ojs.revistarebram.com:article/476Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-03-08T14:17:43Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE |
title |
SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE |
spellingShingle |
SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE Menzani, Rosana Maria Classe hospitalar Educação especial Criança hospitalizada |
title_short |
SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE |
title_full |
SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE |
title_fullStr |
SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE |
title_full_unstemmed |
SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE |
title_sort |
SER CRIANÇA NA CLASSE HOSPITALAR: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NA INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE |
author |
Menzani, Rosana Maria |
author_facet |
Menzani, Rosana Maria Regueiro, Elisa Maria Gatti Leiva, Juliene de Cassia |
author_role |
author |
author2 |
Regueiro, Elisa Maria Gatti Leiva, Juliene de Cassia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menzani, Rosana Maria Regueiro, Elisa Maria Gatti Leiva, Juliene de Cassia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Classe hospitalar Educação especial Criança hospitalizada |
topic |
Classe hospitalar Educação especial Criança hospitalizada |
description |
A hospitalização na infância pode alterar significativamente o desenvolvimento dos pacientes envolvidos, uma vez que restringe as suas relações de convivência, dado o afastamento da família, dos amigos e da sua escola, substituída por um ambiente onde a dor e a doença podem vir a ser presenças constantes. O principal objetivo deste artigo é apresentar, por meio de uma revisão da literatura, a contribuição da Classe Hospitalar (CH) sobre as dificuldades recorrentes da hospitalização de crianças em idade escolar, considerando-se os aspectos emocionais, físicos e cognitivos envolvidos neste contexto. Com base no levantamento bibliográfico realizado, verificou-se a existência de um consenso sobre os benefícios da CH, que, ao promover aprendizagem de conteúdos escolares, concomitantemente participa positivamente do desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/476 10.25061/2527-2675/ReBraM/2017.v20i1.476 |
url |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/476 |
identifier_str_mv |
10.25061/2527-2675/ReBraM/2017.v20i1.476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/476/389 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 20 n. 1 (2017): Janeiro/Junho; 106-120 2527-2675 1415-3580 reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar instname:Universidade de Araraquara (UNIARA) instacron:UNIARA |
instname_str |
Universidade de Araraquara (UNIARA) |
instacron_str |
UNIARA |
institution |
UNIARA |
reponame_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
collection |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauniara@uniara.com|| |
_version_ |
1797174606266630144 |