DESAFIOS, RESISTÊNCIAS E MUDANÇAS NA CONSTRUÇÃO DA CULTURA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: A EXPERIÊNCIA DO UNIARAXÁ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96966 |
Resumo: | O propósito principal deste artigo é apresentar e discutir algumas idéias e estratégias relacionadas à criação e implantação de uma proposta de avaliação institucional. Estudos sobre avaliação institucional têm mostrado a sua importância e relevância para o estabelecimento de objetivos e ações que visem à implementação de uma educação de qualidade. A avaliação institucional não se trata de uma modalidade de avaliação, mas da construção de um processo pedagógico para se observar o desenvolvimento da instituição, tendo seu olhar no Projeto Institucional que a instituição aspira construir, considerando o que tem e aonde quer chegar. O texto aborda de forma breve os aspectos legais que determinam e regulamentam a implantação da avaliação institucional nas Instituições de Ensino Superior. No sentido de incrementar o debate e contribuir com possíveis explicações em torno do tema, são apresentados os fundamentos teórico-metodológicos de um programa de avaliação institucional em andamento, com o objetivo de demonstrar o seu processo de implantação e execução, assinalando os desafios, resistências e dificuldades, e, ainda, de delinear os avanços e as contribuições trazidas por este programa para o crescimento institucional. |
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DESAFIOS, RESISTÊNCIAS E MUDANÇAS NA CONSTRUÇÃO DA CULTURA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: A EXPERIÊNCIA DO UNIARAXÁO propósito principal deste artigo é apresentar e discutir algumas idéias e estratégias relacionadas à criação e implantação de uma proposta de avaliação institucional. Estudos sobre avaliação institucional têm mostrado a sua importância e relevância para o estabelecimento de objetivos e ações que visem à implementação de uma educação de qualidade. A avaliação institucional não se trata de uma modalidade de avaliação, mas da construção de um processo pedagógico para se observar o desenvolvimento da instituição, tendo seu olhar no Projeto Institucional que a instituição aspira construir, considerando o que tem e aonde quer chegar. O texto aborda de forma breve os aspectos legais que determinam e regulamentam a implantação da avaliação institucional nas Instituições de Ensino Superior. No sentido de incrementar o debate e contribuir com possíveis explicações em torno do tema, são apresentados os fundamentos teórico-metodológicos de um programa de avaliação institucional em andamento, com o objetivo de demonstrar o seu processo de implantação e execução, assinalando os desafios, resistências e dificuldades, e, ainda, de delinear os avanços e as contribuições trazidas por este programa para o crescimento institucional.INPEAU2012-11-05T18:20:07Z2012-11-05T18:20:07Z2005-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96966Ribeiro, Elisa Antoniaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-19T15:10:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96966Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-19T15:10:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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