Histórias e práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da matemática moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Joseane Pinto de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94797
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológia
id UFSC_56263206556da03461eb21fa4ffe2a55
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94797
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Histórias e práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da matemática modernaEducaçãoEducação científica e tecnológicaMatematicaEstudo e ensinoEducaçao matemáticaHistóriaEnsino primarioEscolas primariasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológiaEsta tese trata da constituição de uma cultura de ensino de matemática moderna na escola primária. Voltou-se às décadas de 1960 e 1970, momento de reformulação do ensino da matemática no Brasil, para compreender as propostas do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito nacional e internacional. A partir daí, passa-se a analisar como e de que modo um ensino de matemática moderna foi acolhido, apropriado e praticado na implantação das quatro séries primárias do 1º Grau do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, em 1980, estabelecendo-se uma cultura de ensino. Dos elementos teóricos em torno do que quer dizer cultura, articula-se um fazer história historicamente como uma prática que toma referenciais da história e da história da educação, bem como fontes documentais (escritas) e orais (memórias). Da discussão e análise dessas fontes, conclui-se que, ao selecionar uma cultura de ensino de matemática moderna em dispositivos externos, a escola fabricava marcas, regras e costumes para este ensino. Era, portanto, uma cultura de ensino de matemática moderna recriada pelas professoras, a partir de uma rede ampla de relações estabelecidas e redimensionadas por práticas e normas construídas na escola. Isso também leva a compreender, em outra perspectiva, que a escola analisada atuou como um espaço de reinvenção permanente do ensino e do saber matemático. Por fim, cabe dizer que a tese é narrada sob o ponto de vista de um contador de histórias, apontando para a possibilidade de pensar, no presente, o saber matemático para a escola primária (anos iniciais) como uma prática histórica e culturalmente produzidaThis thesis tackles the creation of a modern mathematics teaching culture in elementary school. It goes back to the 1960s and 1970s, period of reform of the mathematics teaching in Brazil, aiming to understand the proposals of the Modern Mathematics Movement (MMM) at the national and international levels. From this point on, it#s analysed how and why a certain teaching of modern mathematics has been upheld, appropriated and applied in the implementation of the four primary series of Grade 1 at the Experimental College of the Federal University of Santa Catarina in 1980, establishing a culture of teaching. From the theoretical elements concerning what is meant by culture, a historically made history is structured, as a practical reference that takes as sources History and History of Education, as well as written documents and oral information (memories). From the discussion and analysis of these sources, it is concluded that by selecting a culture of modern mathematics teaching in external devices, the school made up marks, rules and customs for this teaching. Therefore, this was a culture of modern mathematical teaching which was re-created by teachers from a broad network of established and reassessed relationships that were an outcome of practices and standards built in the school. This also leads to understanding, in another perspective, that the analysed school performed as an arena of permanent reinvention of education and mathematical knowledge. Finally, it#s ought to be said that this thesis is narrated from the point of view of a storyteller, pointing to the possibility of seeing in the present the mathematical knowledge for elementary school (early years) as a historically and culturally produced practiceFlorianópolisFlores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaArruda, Joseane Pinto de2012-10-25T16:22:58Z2012-10-25T16:22:58Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis312 p.| il.application/pdf300812http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94797porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T20:52:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94797Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T20:52:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias e práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da matemática moderna
title Histórias e práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da matemática moderna
spellingShingle Histórias e práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da matemática moderna
Arruda, Joseane Pinto de
Educação
Educação científica e tecnológica
Matematica
Estudo e ensino
Educaçao matemática
História
Ensino primario
Escolas primarias
title_short Histórias e práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da matemática moderna
title_full Histórias e práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da matemática moderna
title_fullStr Histórias e práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da matemática moderna
title_full_unstemmed Histórias e práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da matemática moderna
title_sort Histórias e práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da matemática moderna
author Arruda, Joseane Pinto de
author_facet Arruda, Joseane Pinto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Joseane Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Matematica
Estudo e ensino
Educaçao matemática
História
Ensino primario
Escolas primarias
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Matematica
Estudo e ensino
Educaçao matemática
História
Ensino primario
Escolas primarias
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológia
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-25T16:22:58Z
2012-10-25T16:22:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 300812
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94797
identifier_str_mv 300812
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 312 p.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651949168394240