FORTALECIMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REARTICULAÇÃO DA ESCOLA E REDE DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GHEDINI, Cecília Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BONAMIGO, Carlos Antonio, SANTOS, Franciele Soares dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199703
Resumo: Este trabalho apresenta as ações e as atividades desenvolvidas no projeto permanente de extensão: “Fortalecimento das Escolas Públicas do Campo da Região Sudoeste do Paraná na perspectiva da Educação do Campo: “Rearticulação da Escola e Rede de Formação de Educadores4”. O Projeto teve início no ano de 2015 e desenvolve-se atualmente, objetivando fortalecer as escolas públicas do campo frente às ofensivas de mercadologização da educação e do fechamento destas escolas. Articula-se em dois eixos principais: por um lado, a rearticulação das escolas públicas do campo da região Sudoeste do Paraná com um suporte pedagógico e organizativo às escolas no sentido de produzir conteúdo e forma à modalidade educacional da Educação do Campo e, por outro, um processo de formação continuada através de uma rede que se organiza em uma Plataforma Virtual com grupos permanentes de estudos nos locais onde estão os professores: “Rede de Formação de Professores das Escolas Públicas do Campo – Refocar”. Neste tempo houve avanços, como a ampliação da participação das escolas, a relação com o Núcleo Regional de Educação (NRE) que possibilitou incorporar o instrumental nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs), um Grupo de Trabalho (GT) para pensar e produzir mudanças institucionais às escolas em risco de fechamento, a criação do I Encontro Nacional das Escolas Públicas do Campo – I ENEPUC e, a consolidação da Refocar com a Plataforma de Estudos de formação continuada dos educadores. A ampliação deste projeto no período 2015-2019, junto às escolas, órgãos oficiais e educadores, consolida suas ações e fortalece o papel da Universidade e de sua comunidade acadêmica junto à Região Sudoeste do Paraná.
id UFSC_56b97662fcdad6ad52dc8872545e8b9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199703
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling FORTALECIMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REARTICULAÇÃO DA ESCOLA E REDE DE FORMAÇÃO DE EDUCADORESescolas públicas do campoformação de professoreseducação do campoEste trabalho apresenta as ações e as atividades desenvolvidas no projeto permanente de extensão: “Fortalecimento das Escolas Públicas do Campo da Região Sudoeste do Paraná na perspectiva da Educação do Campo: “Rearticulação da Escola e Rede de Formação de Educadores4”. O Projeto teve início no ano de 2015 e desenvolve-se atualmente, objetivando fortalecer as escolas públicas do campo frente às ofensivas de mercadologização da educação e do fechamento destas escolas. Articula-se em dois eixos principais: por um lado, a rearticulação das escolas públicas do campo da região Sudoeste do Paraná com um suporte pedagógico e organizativo às escolas no sentido de produzir conteúdo e forma à modalidade educacional da Educação do Campo e, por outro, um processo de formação continuada através de uma rede que se organiza em uma Plataforma Virtual com grupos permanentes de estudos nos locais onde estão os professores: “Rede de Formação de Professores das Escolas Públicas do Campo – Refocar”. Neste tempo houve avanços, como a ampliação da participação das escolas, a relação com o Núcleo Regional de Educação (NRE) que possibilitou incorporar o instrumental nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs), um Grupo de Trabalho (GT) para pensar e produzir mudanças institucionais às escolas em risco de fechamento, a criação do I Encontro Nacional das Escolas Públicas do Campo – I ENEPUC e, a consolidação da Refocar com a Plataforma de Estudos de formação continuada dos educadores. A ampliação deste projeto no período 2015-2019, junto às escolas, órgãos oficiais e educadores, consolida suas ações e fortalece o papel da Universidade e de sua comunidade acadêmica junto à Região Sudoeste do Paraná.2019-08-08T14:52:23Z2019-08-08T14:52:23Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199703GHEDINI, Cecília MariaBONAMIGO, Carlos AntonioSANTOS, Franciele Soares dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-08T14:52:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199703Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-08T14:52:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv FORTALECIMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REARTICULAÇÃO DA ESCOLA E REDE DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
title FORTALECIMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REARTICULAÇÃO DA ESCOLA E REDE DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
spellingShingle FORTALECIMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REARTICULAÇÃO DA ESCOLA E REDE DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
GHEDINI, Cecília Maria
escolas públicas do campo
formação de professores
educação do campo
title_short FORTALECIMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REARTICULAÇÃO DA ESCOLA E REDE DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
title_full FORTALECIMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REARTICULAÇÃO DA ESCOLA E REDE DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
title_fullStr FORTALECIMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REARTICULAÇÃO DA ESCOLA E REDE DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
title_full_unstemmed FORTALECIMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REARTICULAÇÃO DA ESCOLA E REDE DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
title_sort FORTALECIMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REARTICULAÇÃO DA ESCOLA E REDE DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
author GHEDINI, Cecília Maria
author_facet GHEDINI, Cecília Maria
BONAMIGO, Carlos Antonio
SANTOS, Franciele Soares dos
author_role author
author2 BONAMIGO, Carlos Antonio
SANTOS, Franciele Soares dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GHEDINI, Cecília Maria
BONAMIGO, Carlos Antonio
SANTOS, Franciele Soares dos
dc.subject.por.fl_str_mv escolas públicas do campo
formação de professores
educação do campo
topic escolas públicas do campo
formação de professores
educação do campo
description Este trabalho apresenta as ações e as atividades desenvolvidas no projeto permanente de extensão: “Fortalecimento das Escolas Públicas do Campo da Região Sudoeste do Paraná na perspectiva da Educação do Campo: “Rearticulação da Escola e Rede de Formação de Educadores4”. O Projeto teve início no ano de 2015 e desenvolve-se atualmente, objetivando fortalecer as escolas públicas do campo frente às ofensivas de mercadologização da educação e do fechamento destas escolas. Articula-se em dois eixos principais: por um lado, a rearticulação das escolas públicas do campo da região Sudoeste do Paraná com um suporte pedagógico e organizativo às escolas no sentido de produzir conteúdo e forma à modalidade educacional da Educação do Campo e, por outro, um processo de formação continuada através de uma rede que se organiza em uma Plataforma Virtual com grupos permanentes de estudos nos locais onde estão os professores: “Rede de Formação de Professores das Escolas Públicas do Campo – Refocar”. Neste tempo houve avanços, como a ampliação da participação das escolas, a relação com o Núcleo Regional de Educação (NRE) que possibilitou incorporar o instrumental nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs), um Grupo de Trabalho (GT) para pensar e produzir mudanças institucionais às escolas em risco de fechamento, a criação do I Encontro Nacional das Escolas Públicas do Campo – I ENEPUC e, a consolidação da Refocar com a Plataforma de Estudos de formação continuada dos educadores. A ampliação deste projeto no período 2015-2019, junto às escolas, órgãos oficiais e educadores, consolida suas ações e fortalece o papel da Universidade e de sua comunidade acadêmica junto à Região Sudoeste do Paraná.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08T14:52:23Z
2019-08-08T14:52:23Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199703
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651927743889408