COMPETÊNCIAS GERENCIAIS OU SUPER PODERES? ANÁLISE PRELIMINAR DO DISCURSO DE REITORES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26105 |
Resumo: | O objetivo desse artigo foi analisar a percepção desses reitores sobre competências gerenciais. A pesquisa em andamento tem se ocupado de uma abordagem franco-brasileira (LE BOTERF, 1995; ZARIFIAN, 2001; FLEURY, 2001; KILIMNIK et alli, 2004; CAMPOS, 2007, dentre outros) sobre “competência”, entendida como um conjunto de saberes que se movimentam e transformam as relações sociais e de trabalho, não necessariamente voltado à produtividade empresarial, como geralmente é o foco da escola americana. Mais especificamente, buscou-se avaliar o discurso dos reitores, em três dimensões: a) características pessoais; b) formação educacional; c) experiência profissional (LE BOTERF, 1995). Para tanto, procedeu-se ao uso de entrevistas em profundidade (BARDIN, 2002; KOCH, 2010). Os principais resultados apontam contradições, tais como a revelada na fala a seguir: “A gente pensa que, depois de ocupar alguns cargos, está preparado para ser reitor, o que não é verdade. As pessoas não estão preparadas. E não existe realmente um curso específico que prepare alguém para ser reitor. Até um bom professor ou um bom pesquisador não vai, necessariamente, ser um bom administrador ou um bom reitor. O que temos que fazer é colocar em prática, na maioria do tempo, o bom senso”. |
id |
UFSC_56d281a1a0c60ec095dcdb53ac0c75cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/26105 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS OU SUPER PODERES? ANÁLISE PRELIMINAR DO DISCURSO DE REITORES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIROO objetivo desse artigo foi analisar a percepção desses reitores sobre competências gerenciais. A pesquisa em andamento tem se ocupado de uma abordagem franco-brasileira (LE BOTERF, 1995; ZARIFIAN, 2001; FLEURY, 2001; KILIMNIK et alli, 2004; CAMPOS, 2007, dentre outros) sobre “competência”, entendida como um conjunto de saberes que se movimentam e transformam as relações sociais e de trabalho, não necessariamente voltado à produtividade empresarial, como geralmente é o foco da escola americana. Mais especificamente, buscou-se avaliar o discurso dos reitores, em três dimensões: a) características pessoais; b) formação educacional; c) experiência profissional (LE BOTERF, 1995). Para tanto, procedeu-se ao uso de entrevistas em profundidade (BARDIN, 2002; KOCH, 2010). Os principais resultados apontam contradições, tais como a revelada na fala a seguir: “A gente pensa que, depois de ocupar alguns cargos, está preparado para ser reitor, o que não é verdade. As pessoas não estão preparadas. E não existe realmente um curso específico que prepare alguém para ser reitor. Até um bom professor ou um bom pesquisador não vai, necessariamente, ser um bom administrador ou um bom reitor. O que temos que fazer é colocar em prática, na maioria do tempo, o bom senso”.INPEAU2012-09-20T17:35:50Z2012-09-20T17:35:50Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26105Quintiere, Rita de Cássia Borges de CamposVieira, Fernando de OliveiraOliveira, Rosana Therezinha de Queiroz deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T12:13:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/26105Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T12:13:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS OU SUPER PODERES? ANÁLISE PRELIMINAR DO DISCURSO DE REITORES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
title |
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS OU SUPER PODERES? ANÁLISE PRELIMINAR DO DISCURSO DE REITORES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
spellingShingle |
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS OU SUPER PODERES? ANÁLISE PRELIMINAR DO DISCURSO DE REITORES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Quintiere, Rita de Cássia Borges de Campos |
title_short |
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS OU SUPER PODERES? ANÁLISE PRELIMINAR DO DISCURSO DE REITORES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
title_full |
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS OU SUPER PODERES? ANÁLISE PRELIMINAR DO DISCURSO DE REITORES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
title_fullStr |
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS OU SUPER PODERES? ANÁLISE PRELIMINAR DO DISCURSO DE REITORES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
title_full_unstemmed |
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS OU SUPER PODERES? ANÁLISE PRELIMINAR DO DISCURSO DE REITORES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
title_sort |
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS OU SUPER PODERES? ANÁLISE PRELIMINAR DO DISCURSO DE REITORES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
author |
Quintiere, Rita de Cássia Borges de Campos |
author_facet |
Quintiere, Rita de Cássia Borges de Campos Vieira, Fernando de Oliveira Oliveira, Rosana Therezinha de Queiroz de |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Fernando de Oliveira Oliveira, Rosana Therezinha de Queiroz de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintiere, Rita de Cássia Borges de Campos Vieira, Fernando de Oliveira Oliveira, Rosana Therezinha de Queiroz de |
description |
O objetivo desse artigo foi analisar a percepção desses reitores sobre competências gerenciais. A pesquisa em andamento tem se ocupado de uma abordagem franco-brasileira (LE BOTERF, 1995; ZARIFIAN, 2001; FLEURY, 2001; KILIMNIK et alli, 2004; CAMPOS, 2007, dentre outros) sobre “competência”, entendida como um conjunto de saberes que se movimentam e transformam as relações sociais e de trabalho, não necessariamente voltado à produtividade empresarial, como geralmente é o foco da escola americana. Mais especificamente, buscou-se avaliar o discurso dos reitores, em três dimensões: a) características pessoais; b) formação educacional; c) experiência profissional (LE BOTERF, 1995). Para tanto, procedeu-se ao uso de entrevistas em profundidade (BARDIN, 2002; KOCH, 2010). Os principais resultados apontam contradições, tais como a revelada na fala a seguir: “A gente pensa que, depois de ocupar alguns cargos, está preparado para ser reitor, o que não é verdade. As pessoas não estão preparadas. E não existe realmente um curso específico que prepare alguém para ser reitor. Até um bom professor ou um bom pesquisador não vai, necessariamente, ser um bom administrador ou um bom reitor. O que temos que fazer é colocar em prática, na maioria do tempo, o bom senso”. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-09 2012-09-20T17:35:50Z 2012-09-20T17:35:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26105 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652393527640064 |