Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pôrto, Aline Cardoso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254775
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
id UFSC_56e4e5935bcfcf5aa67487720636aa40
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254775
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educaçãoAcompanhamento Terapêutico; inclusão escolar; autismo; escola regular; acompanhante terapêutico.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.Esta pesquisa, em nível de Trabalho de Conclusão de Curso, se propôs a estudar a temática do acompanhamento terapêutico como um dispositivo que tem sido considerado indispensável no processo de inclusão escolar de crianças com diagnóstico de autismo. Em primeiro lugar, realizou-se um breve resgate histórico da consolidação da prática do acompanhamento terapêutico na América Latina e, por fim, no Brasil e como a prática começou a difundir-se nas escolas de ensino comum. Em seguida, realizou-se o percurso metodológico da pesquisa que busca desenhar o caminho realizado para responder alguns questionamentos e problematizações acerca da temática. Para isso foi realizada análise de duas pesquisas que estavam no repositório da BDTD e selecionadas conforme critérios elencados. São, ainda, apresentados os objetivos para com essa pesquisa e as possibilidades de problematização do tema. Discutiu-se também os conceitos de inclusão, bem como o papel do Acompanhante Terapêutico na escola de ensino comum, como aquele que tem sido considerado agente indispensável da inclusão de crianças com TEA. Por fim, foram apresentados os desafios, surpresas e rupturas que perpassaram o processo da pesquisa, atualizações constantes da temática e o fortalecimento atual das discussões do campo nosológico.Florianópolis, SC.Christofari, Ana CarolinaUniversidade Federal de Santa Catarina.Pôrto, Aline Cardoso2024-03-19T21:37:04Z2024-03-19T21:37:04Z2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254775Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-03-19T21:37:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254775Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-03-19T21:37:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educação
title Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educação
spellingShingle Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educação
Pôrto, Aline Cardoso
Acompanhamento Terapêutico; inclusão escolar; autismo; escola regular; acompanhante terapêutico.
title_short Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educação
title_full Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educação
title_fullStr Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educação
title_full_unstemmed Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educação
title_sort Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educação
author Pôrto, Aline Cardoso
author_facet Pôrto, Aline Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Christofari, Ana Carolina
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Pôrto, Aline Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Acompanhamento Terapêutico; inclusão escolar; autismo; escola regular; acompanhante terapêutico.
topic Acompanhamento Terapêutico; inclusão escolar; autismo; escola regular; acompanhante terapêutico.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-01
2024-03-19T21:37:04Z
2024-03-19T21:37:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254775
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 67
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652392268300288