Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254775 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
id |
UFSC_56e4e5935bcfcf5aa67487720636aa40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254775 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educaçãoAcompanhamento Terapêutico; inclusão escolar; autismo; escola regular; acompanhante terapêutico.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.Esta pesquisa, em nível de Trabalho de Conclusão de Curso, se propôs a estudar a temática do acompanhamento terapêutico como um dispositivo que tem sido considerado indispensável no processo de inclusão escolar de crianças com diagnóstico de autismo. Em primeiro lugar, realizou-se um breve resgate histórico da consolidação da prática do acompanhamento terapêutico na América Latina e, por fim, no Brasil e como a prática começou a difundir-se nas escolas de ensino comum. Em seguida, realizou-se o percurso metodológico da pesquisa que busca desenhar o caminho realizado para responder alguns questionamentos e problematizações acerca da temática. Para isso foi realizada análise de duas pesquisas que estavam no repositório da BDTD e selecionadas conforme critérios elencados. São, ainda, apresentados os objetivos para com essa pesquisa e as possibilidades de problematização do tema. Discutiu-se também os conceitos de inclusão, bem como o papel do Acompanhante Terapêutico na escola de ensino comum, como aquele que tem sido considerado agente indispensável da inclusão de crianças com TEA. Por fim, foram apresentados os desafios, surpresas e rupturas que perpassaram o processo da pesquisa, atualizações constantes da temática e o fortalecimento atual das discussões do campo nosológico.Florianópolis, SC.Christofari, Ana CarolinaUniversidade Federal de Santa Catarina.Pôrto, Aline Cardoso2024-03-19T21:37:04Z2024-03-19T21:37:04Z2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254775Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-03-19T21:37:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254775Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-03-19T21:37:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educação |
title |
Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educação |
spellingShingle |
Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educação Pôrto, Aline Cardoso Acompanhamento Terapêutico; inclusão escolar; autismo; escola regular; acompanhante terapêutico. |
title_short |
Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educação |
title_full |
Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educação |
title_fullStr |
Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educação |
title_full_unstemmed |
Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educação |
title_sort |
Acompanhamento Terapêutico e Educação Especial: Interface entre saúde e educação |
author |
Pôrto, Aline Cardoso |
author_facet |
Pôrto, Aline Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Christofari, Ana Carolina Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pôrto, Aline Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acompanhamento Terapêutico; inclusão escolar; autismo; escola regular; acompanhante terapêutico. |
topic |
Acompanhamento Terapêutico; inclusão escolar; autismo; escola regular; acompanhante terapêutico. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-01 2024-03-19T21:37:04Z 2024-03-19T21:37:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254775 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
67 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652392268300288 |