Um modelo de perfil de aluno voltado a aplicações de técnicas de learning analytics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ronnie Carlos Tavares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215381
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.
id UFSC_56fb2e6c899897e07cfc33bbcf065431
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215381
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um modelo de perfil de aluno voltado a aplicações de técnicas de learning analyticsEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino à distânciaAmbiente virtual de aprendizagemGestão do conhecimentoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.A análise das interações dos alunos com os ambientes virtuais de aprendizagem assumiu um papel relevante para decisões educacionais. A grande disponibilidade de cursos a distância permite o uso da tecnologia a fim de explorar os dados produzidos a partir dessas alterações. Pode assim, maximizar o aprendizado dos alunos, sugerindo atividades de acordo com o perfil de cada um. Entretanto, a utilização do perfil do aluno para análises mais abrangentes ainda é insipiente. Neste sentido, o presente trabalho propõe um modelo de dados de perfil de aluno voltado a aplicação de técnicas de Learning Analytics em Sistemas de Aprendizagem Online. O modelo, elaborado por meio do desenvolvimento de artefatos, teve como suporte a metodologia Design Science Research. Para a sua avaliação, utilizou-se uma base de dados de uma instituição de ensino que possui atividades ativas em um ambiente virtual de aprendizagem. A partir desses dados, foi possível a aplicação das técnicas escolhidas, obtendo-se informações relevantes para subsidiar os gestores no âmbito educacional. Análises estatísticas, análise de agrupamentos e sistemas de recomendação foram as técnicas aplicadas. De maneira geral, os resultados produzidos estão centrados na identificação e geração de grupos de perfis similares, considerando o estilo de aprendizagem e o tipo de personalidade dos alunos. Esta estratégia permitiu a obtenção de resultados promissores para a tomada de decisão no contexto educacional e com potencial para gerar uma contribuição efetiva para a área de Learning Analytics.Abstract: The analysis of students' interactions with virtual learning environments has assumed a relevant role for educational decisions. The wide availability of distance learning courses allows the use of technology to exploit the data produced from these interactions. It can thus maximize students' learning by suggesting activities according to their profile. However, using the student profile for broader analysis is still incipient. In this sense, the present work proposes a student profile data model, focused on the application of Learning Analytics techniques in Online Learning Systems. The model, created through the development of artifacts, was supported by the Design Science Research methodology. For its evaluation, it was used a database from an educational institution that has active activities in a virtual learning environment. From these data, it was possible to apply the chosen techniques, obtaining relevant information to support managers in the educational field. Statistical analyzes, cluster analysis and recommendation systems were the applied techniques. In general, the results produced focus on the identification and generation of similar profile groups, considering the students' learning style and personality type. This strategy allowed promising results for decision making in the educational context and with the potential to generate an effective contribution to the area of Learning Analytics.Gonçalves, Alexandre LeopoldoSouza, João Artur deUniversidade Federal de Santa CatarinaNunes, Ronnie Carlos Tavares2020-10-21T21:16:00Z2020-10-21T21:16:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis145 p.| il., gráfs.application/pdf369445https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215381porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:16:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215381Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo de perfil de aluno voltado a aplicações de técnicas de learning analytics
title Um modelo de perfil de aluno voltado a aplicações de técnicas de learning analytics
spellingShingle Um modelo de perfil de aluno voltado a aplicações de técnicas de learning analytics
Nunes, Ronnie Carlos Tavares
Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino à distância
Ambiente virtual de aprendizagem
Gestão do conhecimento
title_short Um modelo de perfil de aluno voltado a aplicações de técnicas de learning analytics
title_full Um modelo de perfil de aluno voltado a aplicações de técnicas de learning analytics
title_fullStr Um modelo de perfil de aluno voltado a aplicações de técnicas de learning analytics
title_full_unstemmed Um modelo de perfil de aluno voltado a aplicações de técnicas de learning analytics
title_sort Um modelo de perfil de aluno voltado a aplicações de técnicas de learning analytics
author Nunes, Ronnie Carlos Tavares
author_facet Nunes, Ronnie Carlos Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Alexandre Leopoldo
Souza, João Artur de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Ronnie Carlos Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino à distância
Ambiente virtual de aprendizagem
Gestão do conhecimento
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Ensino à distância
Ambiente virtual de aprendizagem
Gestão do conhecimento
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:16:00Z
2020-10-21T21:16:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369445
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215381
identifier_str_mv 369445
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651884239519744