Recomendações de acessibilidade e usabilidade para ambientes virtuais de aprendizagem voltados para o usuário idoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Michel Kramer Borges de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93284
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Ptograma de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
id UFSC_dcff261c4b1cd37f387ca4aa5b1fa8de
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93284
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Recomendações de acessibilidade e usabilidade para ambientes virtuais de aprendizagem voltados para o usuário idosoEngenharia e gestão do conhecimentoAmbiente virtualAprendizagemIdososAcessibilidadeUsabilidadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Ptograma de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do ConhecimentoOs idosos, na grande maioria, apresentam declínios de ordem cognitiva, sensorial e física que decorrem da idade. Apesar de nem sempre serem considerados deficientes, estes declínios podem afetar a interação destes com as tecnologias de informação e comunicação, incluindo-se nestas, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Esta dissertação apresenta a análise da interface de um AVA baseado no sistema MOODLE através da observação do usuário e grupo focal composto por usuários idosos. Recomendações de acessibilidade e usabilidade que facilitam a utilização dos idosos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, tornando-os acessíveis e de fácil uso, foram traçadas a partir desta pesquisa. A intenção destas recomendações é aumentar a facilidade de acesso e uso dos AVA's por idosos com declínios psicológicos e fisiológicos ditos normais decorrentes da idade, e conseqüentemente, gerar uma procura de cursos a distância mediados por esta tecnologia, possibilitando uma interação entre os idosos e o acesso a novos conhecimentos.Florianópolis, SCPereira, Alice Theresinha CybisUniversidade Federal de Santa CatarinaMacedo, Michel Kramer Borges de2012-10-24T19:41:57Z2012-10-24T19:41:57Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis104 f.| il., grafs., tabs.application/pdf264421http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93284porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T01:27:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93284Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T01:27:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Recomendações de acessibilidade e usabilidade para ambientes virtuais de aprendizagem voltados para o usuário idoso
title Recomendações de acessibilidade e usabilidade para ambientes virtuais de aprendizagem voltados para o usuário idoso
spellingShingle Recomendações de acessibilidade e usabilidade para ambientes virtuais de aprendizagem voltados para o usuário idoso
Macedo, Michel Kramer Borges de
Engenharia e gestão do conhecimento
Ambiente virtual
Aprendizagem
Idosos
Acessibilidade
Usabilidade
title_short Recomendações de acessibilidade e usabilidade para ambientes virtuais de aprendizagem voltados para o usuário idoso
title_full Recomendações de acessibilidade e usabilidade para ambientes virtuais de aprendizagem voltados para o usuário idoso
title_fullStr Recomendações de acessibilidade e usabilidade para ambientes virtuais de aprendizagem voltados para o usuário idoso
title_full_unstemmed Recomendações de acessibilidade e usabilidade para ambientes virtuais de aprendizagem voltados para o usuário idoso
title_sort Recomendações de acessibilidade e usabilidade para ambientes virtuais de aprendizagem voltados para o usuário idoso
author Macedo, Michel Kramer Borges de
author_facet Macedo, Michel Kramer Borges de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Michel Kramer Borges de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Ambiente virtual
Aprendizagem
Idosos
Acessibilidade
Usabilidade
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Ambiente virtual
Aprendizagem
Idosos
Acessibilidade
Usabilidade
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Ptograma de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2012-10-24T19:41:57Z
2012-10-24T19:41:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 264421
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93284
identifier_str_mv 264421
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 104 f.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652347023294464