Representações sobre o docente em serviço social e seus reflexos: apropriação e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuartz, Antonio Sandro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215252
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2019
id UFSC_572543f1d8966efb04ba363d9c9978a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215252
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Representações sobre o docente em serviço social e seus reflexos: apropriação e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)Serviço socialTecnologias da informação e comunicaçãoProfessoresRepresentações sociaisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2019Esta tese tem como tema as Representações Sociais; como objeto, as Representações sobre a Docência; e, como objetivo, discutir os rebatimentos dessas representações na apropriação e no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) entre os docentes do curso de Serviço Social. O estudo traz à baila questões ligadas ao avanço das TDIC e ao tratamento que a profissão tem dispensado à questão no processo de formação dos futuros assistentes sociais no âmbito do Estado do Paraná. Da mesma forma, ao considerar o docente como figura central para o estímulo à apropriação e ao uso de tais recursos por parte de seus alunos, o estudo buscou saber como os professores têm se apropriado das TDIC nos processos de ensino. As respostas foram buscadas por meio de questionário online respondido por professores vinculados às graduações de Serviço Social público-presenciais no Estado do Paraná. Por fim, tratou de levantar as representações existentes no papel docente. Para tanto, um conjunto de entrevistas realizadas com os professores foi analisado com base na análise de conteúdo e à luz da Teoria das Representações Sociais. Os resultados desta pesquisa de cunho qualitativo, distribuídos nos três artigos que compõem a tese, permitem afirmar que as imagens e concepções existentes quanto ao papel docente acabam por influenciar a apropriação e o uso das TDIC entre essa categoria profissional.Abstract: This thesis addresses Social Representations, more specifically Representations on Teaching. It aims to discuss how the adoption and use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) reflects these representations among Social Service teachers. To that end, the authors raised questions related to the development of DICT and how teachers have addressed the matter while training future social workers in the state of Paraná, Brazil. Similarly, taking the teacher as the central figure to stimulate students to adopt and use such resources, we sought to uncover how these teachers have molded their teaching processes. Finally, the study sought to bring to light the representations in the teaching role. The results of this qualitative research, distributed in the three articles that are part of the thesis, allow us to confirm that the images and conceptions about the teaching role ultimately influence the adoption and use of DICT among such professionals.Sarmento, Hélder Boska de MoraesUniversidade Federal de Santa CatarinaSchuartz, Antonio Sandro2020-10-21T21:14:35Z2020-10-21T21:14:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis185 p.| ils., tabs.application/pdf364258https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215252porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:14:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215252Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:14:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sobre o docente em serviço social e seus reflexos: apropriação e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
title Representações sobre o docente em serviço social e seus reflexos: apropriação e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
spellingShingle Representações sobre o docente em serviço social e seus reflexos: apropriação e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
Schuartz, Antonio Sandro
Serviço social
Tecnologias da informação e comunicação
Professores
Representações sociais
title_short Representações sobre o docente em serviço social e seus reflexos: apropriação e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
title_full Representações sobre o docente em serviço social e seus reflexos: apropriação e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
title_fullStr Representações sobre o docente em serviço social e seus reflexos: apropriação e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
title_full_unstemmed Representações sobre o docente em serviço social e seus reflexos: apropriação e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
title_sort Representações sobre o docente em serviço social e seus reflexos: apropriação e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
author Schuartz, Antonio Sandro
author_facet Schuartz, Antonio Sandro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Hélder Boska de Moraes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schuartz, Antonio Sandro
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço social
Tecnologias da informação e comunicação
Professores
Representações sociais
topic Serviço social
Tecnologias da informação e comunicação
Professores
Representações sociais
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:14:35Z
2020-10-21T21:14:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 364258
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215252
identifier_str_mv 364258
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 185 p.| ils., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652198690684928