Rasa4JaCa: Uma Interface entre Sistemas Multiagentes e Tecnologias Chatbots Open Source

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, Marcelo da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243459
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Engenharia de Computação.
id UFSC_5733b201ccf7492f6b5f6734847724de
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243459
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Rasa4JaCa: Uma Interface entre Sistemas Multiagentes e Tecnologias Chatbots Open SourceInteligência ArtificialSistemas MultiagentesTecnologias ChatbotsTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Engenharia de Computação.Sistemas Multiagentes (SMA) são uma tecnologia muito promissora no desenvolvimento de sistemas inteligentes, podendo integrar diversas técnicas de Inteligência Artificial (IA) de forma distribuída, e possibilitando a abstração de problemas complexos em crenças, desejos e intenções de agentes autônomos inteligentes, além de permitir explicabilidade através de argumentação. Entretanto a interação de usuários humanos com esses sistemas de IA geralmente acontece de forma estática, por meio de interfaces gráficas pouco amigáveis. Por outro lado, o avanço da área de Processamento de Linguagem Natural, possibilitou o desenvolvimento de Agentes Conversacionais, popularmente conhecidos como Chatbots, que são sistemas capazes de se comunicar em linguagem natural, por meio de texto ou voz, provendo uma interface amigável para os usuários do sistema. Nesse sentido, esse trabalho propõe o desenvolvimento do Rasa4JaCa, uma interface entre o Rasa, um framework de sistemas chatbots, e o JaCaMo, um framework de sistemas multiagentes. Com foco na utilização de tecnologias de código aberto. O Rasa4JaCa foi avaliado utilizando um estudo de caso já implementado em outras interfaces existentes, onde foi possível comprovar sua equivalência. Como resultado desse desenvolvimento, torna-se possível a interação em linguagem natural entre o usuário e um sistema multiagentes. Permitindo assim, a inserção de SMA no contexto de Inteligência Híbrida, em que usuários humanos e agentes inteligentes podem trabalhar em conjunto na resolução de problemas complexos.Araranguá, SC.Panisson, Alison RobertoEngelmann, Débora C.Universidade Federal de Santa Catarina.Custódio, Marcelo da Silva2022-12-23T11:49:04Z2022-12-23T11:49:04Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243459porOpen Access.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-23T11:49:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243459Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-23T11:49:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Rasa4JaCa: Uma Interface entre Sistemas Multiagentes e Tecnologias Chatbots Open Source
title Rasa4JaCa: Uma Interface entre Sistemas Multiagentes e Tecnologias Chatbots Open Source
spellingShingle Rasa4JaCa: Uma Interface entre Sistemas Multiagentes e Tecnologias Chatbots Open Source
Custódio, Marcelo da Silva
Inteligência Artificial
Sistemas Multiagentes
Tecnologias Chatbots
title_short Rasa4JaCa: Uma Interface entre Sistemas Multiagentes e Tecnologias Chatbots Open Source
title_full Rasa4JaCa: Uma Interface entre Sistemas Multiagentes e Tecnologias Chatbots Open Source
title_fullStr Rasa4JaCa: Uma Interface entre Sistemas Multiagentes e Tecnologias Chatbots Open Source
title_full_unstemmed Rasa4JaCa: Uma Interface entre Sistemas Multiagentes e Tecnologias Chatbots Open Source
title_sort Rasa4JaCa: Uma Interface entre Sistemas Multiagentes e Tecnologias Chatbots Open Source
author Custódio, Marcelo da Silva
author_facet Custódio, Marcelo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Panisson, Alison Roberto
Engelmann, Débora C.
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio, Marcelo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Artificial
Sistemas Multiagentes
Tecnologias Chatbots
topic Inteligência Artificial
Sistemas Multiagentes
Tecnologias Chatbots
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Engenharia de Computação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-23T11:49:04Z
2022-12-23T11:49:04Z
2022-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243459
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC.
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1826849681645240321