Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do Maranhão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81644 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico |
id |
UFSC_573d969b24fc76dad853795f627dd1dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81644 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do MaranhãoAdministraçãoEnsino a distanciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-EconômicoO propósito deste estudo foi analisar a experiência da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na Educação à Distância - EAD, com vistas à implantação e melhoria das estratégias de expansão desta modalidade no Estado do Maranhão. O estudo traçou como objetivos específicos: a) Identificar a percepção dos Docentes participantes do Programa Magistério 2001, sobre significado, importância e abrangência da EAD; b) Analisar a experiência da EAD na UEMA, através do Programa Magistério 2001; c) Identificar e descrever os principais fatores de resistência à implantação da EAD na UEMA, bem como em relação ao Programa Magistério 2001; d) Conhecer as perspectivas da Instituição no que se refere à EAD. Esta pesquisa caracterizou-se, como um estudo de caso do tipo exploratório, apresentando um caráter descritivo. Por tratar-se de aspecto relevante e de um caso concreto, deverá contribuir para melhorar a compreensão e interpretação da realidade na UEMA. Os atores sociais desse processo foram os docentes envolvidos no Programa Magistério 2001, incluindo os elaboradores do projeto, os responsáveis pelo material impresso, os professores orientadores e monitores. Os dados foram coletados por meio de questionário dividido em cinco grupos de perguntas correspondentes às questões da pesquisa. Os resultados demonstraram que os docentes são favoráveis à implantação de novos projetos em EAD, tornando a UEMA, mais democrática nas suas ofertas e oportunizando acesso ao ensino superior de outros segmentos da sociedadeFlorianópolis, SCColossi, NelsonUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Maria Eline Barbosa2012-10-19T06:25:20Z2012-10-19T06:25:20Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 f.| grafs., tabs.application/pdf181683http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81644porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T23:49:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81644Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T23:49:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do Maranhão |
title |
Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do Maranhão |
spellingShingle |
Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do Maranhão Oliveira, Maria Eline Barbosa Administração Ensino a distancia |
title_short |
Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do Maranhão |
title_full |
Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do Maranhão |
title_fullStr |
Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do Maranhão |
title_full_unstemmed |
Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do Maranhão |
title_sort |
Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do Maranhão |
author |
Oliveira, Maria Eline Barbosa |
author_facet |
Oliveira, Maria Eline Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Colossi, Nelson Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Eline Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Ensino a distancia |
topic |
Administração Ensino a distancia |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-19T06:25:20Z 2012-10-19T06:25:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
181683 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81644 |
identifier_str_mv |
181683 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
136 f.| grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652180454899712 |