Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do Maranhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Eline Barbosa
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81644
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico
id UFSC_573d969b24fc76dad853795f627dd1dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81644
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do MaranhãoAdministraçãoEnsino a distanciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-EconômicoO propósito deste estudo foi analisar a experiência da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na Educação à Distância - EAD, com vistas à implantação e melhoria das estratégias de expansão desta modalidade no Estado do Maranhão. O estudo traçou como objetivos específicos: a) Identificar a percepção dos Docentes participantes do Programa Magistério 2001, sobre significado, importância e abrangência da EAD; b) Analisar a experiência da EAD na UEMA, através do Programa Magistério 2001; c) Identificar e descrever os principais fatores de resistência à implantação da EAD na UEMA, bem como em relação ao Programa Magistério 2001; d) Conhecer as perspectivas da Instituição no que se refere à EAD. Esta pesquisa caracterizou-se, como um estudo de caso do tipo exploratório, apresentando um caráter descritivo. Por tratar-se de aspecto relevante e de um caso concreto, deverá contribuir para melhorar a compreensão e interpretação da realidade na UEMA. Os atores sociais desse processo foram os docentes envolvidos no Programa Magistério 2001, incluindo os elaboradores do projeto, os responsáveis pelo material impresso, os professores orientadores e monitores. Os dados foram coletados por meio de questionário dividido em cinco grupos de perguntas correspondentes às questões da pesquisa. Os resultados demonstraram que os docentes são favoráveis à implantação de novos projetos em EAD, tornando a UEMA, mais democrática nas suas ofertas e oportunizando acesso ao ensino superior de outros segmentos da sociedadeFlorianópolis, SCColossi, NelsonUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Maria Eline Barbosa2012-10-19T06:25:20Z2012-10-19T06:25:20Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 f.| grafs., tabs.application/pdf181683http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81644porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T23:49:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81644Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T23:49:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do Maranhão
title Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do Maranhão
spellingShingle Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do Maranhão
Oliveira, Maria Eline Barbosa
Administração
Ensino a distancia
title_short Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do Maranhão
title_full Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do Maranhão
title_fullStr Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do Maranhão
title_full_unstemmed Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do Maranhão
title_sort Educação à distância: perspectiva educacional emergente na Universidade Estadual do Maranhão
author Oliveira, Maria Eline Barbosa
author_facet Oliveira, Maria Eline Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Colossi, Nelson
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Eline Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Ensino a distancia
topic Administração
Ensino a distancia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-19T06:25:20Z
2012-10-19T06:25:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 181683
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81644
identifier_str_mv 181683
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 136 f.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652180454899712