Processo de inovação na gestão de sistemas de educação a distância : estudo de casos na Universidade de Brasília e Universidade Aberta de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Jonilto Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10797
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012.
id UNB_75334242e5484e6ffd40b1c5d539f942
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10797
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Processo de inovação na gestão de sistemas de educação a distância : estudo de casos na Universidade de Brasília e Universidade Aberta de PortugalEnsino a distância - sistemas de ensinoEnsino a distância - administraçãoEnsino a distância - Universidade Aberta do BrasilEnsino a distância - Universidade de BrasíliaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012.Este estudo investiga o fenômeno de inovação no contexto organizacional, especificamente no âmbito da gestão em educação a distância, considerando a percepção de indivíduos em relação ao processo de inovação em sistemas de EaD, bem como o caráter dinâmico, complexo e multidimensional da inovação. Argumenta-se que a compreensão acerca do processo de inovação pode contribuir para ampliar a eficiência e a eficácia de decisões tomadas em nível gerencial acerca de inovações introduzidas nesse contexto, aprimorando, por conseguinte, a efetividade do próprio sistema. Com base em revisão da literatura pertinente, tanto no âmbito nacional como estrangeiro, são apresentadas e discutidas diversas concepções teóricas acerca do tema da inovação, focalizando sua compreensão como um processo e a caracterização de suas dimensões, e o tema da educação a distância, considerando sua configuração como um sistema e desafios com que se deparam seus gestores. Foi selecionada, como opção teórica, a abordagem de Van de Ven e seus colaboradores (2000) a respeito do processo de inovação, bem como a concepção de Rumble (2003) a respeito da gestão de sistemas de EaD. Foi realizada pesquisa qualitativa de caráter exploratório por meio de estudo de casos em dois sistemas de EaD, referentes a duas instituições de ensino superior: uma localizada no Brasil e outra em Portugal, nas quais foram identificadas inovações. Os resultados obtidos por meio de entrevistas e pesquisa documental possibilitaram a categorização de dimensões do processo de inovação em ambos os casos. Foram identificadas dezoito categorias de dimensões internas e cinco categorias de dimensões externas, assim como foram percebidas inter-relações entre tais dimensões e a efetividade percebida da inovação. Cabe ressaltar quatro categorias de dimensões internas que não foram mencionadas por Van de Ven, mas foram identificadas em ambos os casos: carga de trabalho; coalizões de poder; estratégias para a inovação; e potencialidade para atualização da ideia. Observou-se, ainda, que a associação de dimensões internas e externas à efetividade da inovação se configura de modo singular a cada contexto em que a inovação foi percebida, o que exige uma análise das especificidades de cada caso, bem como uma análise cruzada de modo a identificar semelhanças e diferenças entre os casos. Conclui-se que a abordagem desenvolvida por Van de Ven e colaboradores (2000) contribui para ampliar a compreensão acerca da inovação na gestão de sistemas de EaD. A inovação, em ambos os casos, pode ser caracterizada como um processo complexo, dinâmico, envolto por interações coletivas e certo grau de incerteza, e que abrange dimensões internas e externas relacionadas à efetividade da inovação, de modo que tais elementos merecem atenção por parte de gestores das organizações, de modo geral, e de gestores dos sistemas de EaD, em particular. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study investigates innovation phenomenon into organizational context, concerning specifically the management of distance education systems, and considering individuals’ perceptions about the process of innovation in distance education systems, as well as multidimensional complex dynamic character for innovation. It is argued that the the comprehension about the process of innovation may contribute in order to increase efficiency and efficacy for managerial level decisions regarding innovations which were introduced into this context, enhancing, altogether, the effectiveness of the system. Based on both national and foreign literature review, several theoretical conceptions are presented and discussed regarding the theme of innovation, focusing its comprehension as a process and its dimensions characterization, as well as the theme of distance education, considering its configuration as a system and some challenges presented to its managers. It was selected as theoretical choice for this study the approach developed by Van de Ven and its colleagues (2000) about the process of innovation, as well as Rumble’s (2003) conception about the management of distance education systems. It was conducted a exploratory qualitative research, including case study in two distance education systems, which were related to higher education institutions: one located in Brazil, and the other located in Portugal, and within these institutions innovations were identified. Obtained results through interviews and documental research enabled the categorization, in both cases, for dimensions related to the process of innovation. Eighteen categories for internal dimensions were identified, and five categories for external dimensions, and so it was possible to find that these dimensions were intertwined to the perceived effectiveness of innovation. Among internal dimensions, four dimensions which were not mentioned yet by Van de Ven could be identified in both cases: workload; power allegiances; strategies for innovation; and potential for idea actualization. Also, it was observed that the association between internal and external dimensions and the effectiveness of innovation may configure specifically into each context innovation was perceived, so it is required an analysis of each case peculiarities, as well as a cross-analysis in order to identify similarities and differences among cases. It is concluded that the approach developed by Van de Ven and its colleagues (2000) contributes in order to improve comprehension about innovation and management of distance education systems. Innovation, in both investigated cases, can be characterized as a complex dynamic process, related to collective interactions and certain level of uncertainty, involving internal and external dimensions associated to innovation effectiveness, so that these elements require attention from managers of most general organizations, and particularly from managers of distance education systems.Faria, Maria de Fátima Bruno deSousa, Jonilto Costa2012-06-25T11:40:01Z2012-06-25T11:40:01Z2012-06-252012-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUSA, Jonilto Costa. Processo de inovação na gestão de sistemas de educação a distância: estudo de casos na Universidade de Brasília e Universidade Aberta de Portugal. 2012. 305 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10797info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T18:31:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/10797Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T18:31:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de inovação na gestão de sistemas de educação a distância : estudo de casos na Universidade de Brasília e Universidade Aberta de Portugal
title Processo de inovação na gestão de sistemas de educação a distância : estudo de casos na Universidade de Brasília e Universidade Aberta de Portugal
spellingShingle Processo de inovação na gestão de sistemas de educação a distância : estudo de casos na Universidade de Brasília e Universidade Aberta de Portugal
Sousa, Jonilto Costa
Ensino a distância - sistemas de ensino
Ensino a distância - administração
Ensino a distância - Universidade Aberta do Brasil
Ensino a distância - Universidade de Brasília
title_short Processo de inovação na gestão de sistemas de educação a distância : estudo de casos na Universidade de Brasília e Universidade Aberta de Portugal
title_full Processo de inovação na gestão de sistemas de educação a distância : estudo de casos na Universidade de Brasília e Universidade Aberta de Portugal
title_fullStr Processo de inovação na gestão de sistemas de educação a distância : estudo de casos na Universidade de Brasília e Universidade Aberta de Portugal
title_full_unstemmed Processo de inovação na gestão de sistemas de educação a distância : estudo de casos na Universidade de Brasília e Universidade Aberta de Portugal
title_sort Processo de inovação na gestão de sistemas de educação a distância : estudo de casos na Universidade de Brasília e Universidade Aberta de Portugal
author Sousa, Jonilto Costa
author_facet Sousa, Jonilto Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Maria de Fátima Bruno de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Jonilto Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância - sistemas de ensino
Ensino a distância - administração
Ensino a distância - Universidade Aberta do Brasil
Ensino a distância - Universidade de Brasília
topic Ensino a distância - sistemas de ensino
Ensino a distância - administração
Ensino a distância - Universidade Aberta do Brasil
Ensino a distância - Universidade de Brasília
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-25T11:40:01Z
2012-06-25T11:40:01Z
2012-06-25
2012-02-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Jonilto Costa. Processo de inovação na gestão de sistemas de educação a distância: estudo de casos na Universidade de Brasília e Universidade Aberta de Portugal. 2012. 305 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10797
identifier_str_mv SOUSA, Jonilto Costa. Processo de inovação na gestão de sistemas de educação a distância: estudo de casos na Universidade de Brasília e Universidade Aberta de Portugal. 2012. 305 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508408408113152