Brincar é um modo de dizer: um estudo de caso em uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Maria Luísa
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87248
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
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spelling Brincar é um modo de dizer: um estudo de caso em uma escola públicaEducaçãoEnsino de primeiro grauBrincadeirasAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.O presente trabalho tem como objetivo investigar como está sendo salvaguardada a infância, especialmente o brincar, no processo inicial de escolarização das crianças, no interior da escola pública. Esta investigação toma como base teórica os estudos da Psicologia Histórico-Cultural, especialmente as produções de Lev S. Vygotsky, Aléxis N. Leontiev e Daniil B. Elkonin em que enfocam a importância do brincar como atividade humana. A questão fundamental da pesquisa é como as crianças das séries iniciais do ensino fundamental significam o brincar na escola. Os sujeitos investigados foram as crianças do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Blumenau, Santa Catarina. A metodologia de pesquisa foi o estudo de caso, sendo os instrumentos utilizados a observação de campo, a análise de documentos e as entrevistas, estas realizadas com representantes da Secretaria Municipal de Educação, com a direção da escola, com cinco professores que atuavam na escola em 2003 e com 43 crianças. A escolha do campo de pesquisa deveu-se a preocupação expressa por esta escola no seu Projeto Político-Pedagógico, em proporcionar condições para que o brincar ali acontecesse. A proposta desta escola situa-se entre as iniciativas do projeto Escola Sem Fronteiras da Prefeitura Municipal de Blumenau. Constatou-se que não basta à escola ter a intenção de promover o brincar, é preciso existir integração entre as políticas de formação oficiais e condições efetivas de manutenção do grupo de professores que desenvolve o projeto. Entre as dificuldades encontradas estão a manifestação de resquícios de uma cultura escolar tradicional aliada a uma formação docente precária quanto a esta temática. As crianças traduzem o brincar como um modo de dizer, ou seja, uma forma de expressar-se, nem sempre consentida, ouvida ou mesmo valorizada. Pode-se dizer que a criança brinca, muitas vezes apesar da escola, e encontra modos de manifestar-se, de aprender e se desenvolver. Entretanto, a escola pode tornar-se um espaço de inesgotáveis possibilidades para a criança e o desenvolvimento de seu psiquismo, se desenvolver projetos que se preocupem em ouvir a criança, envolvendo temas como a participação infantil, seja nas discussões e reflexões que dizem respeito aos seus direitos e sobre as decisões da escola de modo geral.Florianópolis, SCCarvalho, Diana Carvalho deUniversidade Federal de Santa CatarinaSchneider, Maria Luísa2012-10-21T17:07:37Z2012-10-21T17:07:37Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis238 f.| il.application/pdf203876http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87248porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T03:33:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87248Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T03:33:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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