Educação de surdos em Itajubá: Dos fragmentos históricos aos dias atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SAIA, Ana Lucia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225594
Resumo: Dados oficiais sobre a educação dos alunos surdos no Brasil mostram que apenas uma pequena parcela dessas pessoas está matriculada nos bancos escolares. Já as experiências de inclusão em salas de aula com alunos ouvintes têm sido marcadas pelo despreparo dos professores e por relacionamentos superficiais com seus colegas pelo desconhecimento da língua de sinais (Libras). Diante desses dados, o presente trabalho tem por objeto conhecer a história da educação dos surdos na cidade de Itajubá-MG e o atendimento escolar oferecido no passado e nos dias atuais. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada através de nove entrevistas com profissionais da rede estadual de ensino que trabalharam ou ainda trabalham com esses alunos. As informações colhidas permitiram concluir que até 1995 os alunos surdos permaneceram segregados em salas especiais. Embora muitos já fossem adultos, não sabiam ler e escrever. A oportunidade de escolarização e inclusão social dos alunos surdos só ocorreu a partir 1996. Mesmo sem apoio do Estado, alguns profissionais da educação optaram pelo aprendizado da Libras para comunicação e alfabetização dos alunos surdos propiciando a eles a primeira oportunidade de aprendizado. A pesquisa evidenciou que apesar da existência de leis ainda faltam políticas públicas no atendimento desses alunos, o que desencadeia diversos problemas ao surdo, sua família, aos professores e intérpretes.
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