UMA DISCUSSÃO PRELIMINAR SOBRE A FEA - USP: MECANISMOS PARA CODIFICAR O ACERVO DO CONHECIMENTO TÁCITO DO SEU CAPITAL INTELECTUAL
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97011 |
Resumo: | Segundo o entendimento de Nonaka e Takeuchi (1997; 2008), o conhecimento tácito é considerado como sendo algo pessoal; reside essencialmente na mente das pessoas. Em resumo, ele é produto dos palpites subjetivos, rotinas organizacionais, entre outros. Pode-se dizer que o conhecimento tácito não é facilmente perceptível devido a sua complexidade, tornando-se desse modo difícil seu compartilhamento, comunicação, gerenciamento e formalização. É de elevado valor para o ambiente corporativo pelo fato de estar arraigado aos procedimentos, ações e valores individuais. Pensando nessas questões, sabe-se que Instituições de Ensino Superior estão criando modelos e práticas de gestão do conhecimento com a finalidade de aprimorar a sua gestão, aliando qualidade e integração nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Dentro desse cenário, é de suma importância consolidar uma rede de conhecimentos para se obter vantagem competitiva, desenvolvendo tecnologia e ciência. Nesse sentido, o presente artigo objetiva discutir como a FEA - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo USP, nomeadamente seu Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA, está criando mecanismos para codificar o acervo do conhecimento tácito do seu capital intelectual, com o intuito de compartilhar o conhecimento organizacional. Em se tratando de procedimentos metodológicos, optou-se por uma pesquisa acadêmica, aplicada e baseada em estudo de caso, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa qualitativa e pesquisa exploratóriodescritiva. Dessa forma, acredita-se que levantar e analisar questões desse gênero possa contribuir para a socialização do assunto. |
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