A confiança e as relações interpessoais assegurando o compartilhamento do conhecimento no ambiente virtual de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rissi, Maurício
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103564
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013.
id UFSC_580840f5b8785a0a951527f235daeecd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103564
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A confiança e as relações interpessoais assegurando o compartilhamento do conhecimento no ambiente virtual de aprendizagemEngenharia e gestão do conhecimentoGestão do conhecimentoConfiancaRelações humanasEnsino a distanciaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013.Esta pesquisa tem como objetivo apresentar quais fatores interferem nas relações interpessoais e na confiança para o compartilhamento de conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem. Como diretriz conceitual utilizou-se principalmente os autores: Nonaka e Takeuchi, Davenport, Prusak, Terra, Aretio, Mattar, Park, Nakayama, e Vygotsky. Como principal referencial metodológico tem-se a teoria fundamentada em dados (Grounded Theory) de Strauss e Corbin (2008). Quanto ao tipo de estudo, caracteriza-se como teórico-empírico, descritivo, aplicado, bibliográfico e estudo de caso. Em relação à abordagem, esta pesquisa classifica-se como predominante qualitativa, com análise interpretativista, sendo feitas um total de 29 entrevistas. Os principais resultados dessa pesquisa indicam que a gestão do curso busca padronizar os elementos e ferramentas utilizadas nas disciplinas e essa ação diminui as possibilidades de interação. Sobre as ferramentas do AVA, percebeu-se que o curso utiliza um número limitado de ferramentas, porém, das ferramentas disponíveis muitas são concorrentes entre si. Também se verificou que a equipe envolvida não possui conhecimento de todas as ferramentas existentes no AVA, o que limita a utilização de novas ferramentas no Curso. Das características individuais descreve-se que afetam positiva ou negativamente as possibilidades de interações, mas que a pró-atividade, quando observada nos tutores presenciais e/ou coordenadores de polo é responsável por oportunidades de interações. Quanto às interações, percebeu-se que elas geram um ciclo de mútua influência, onde um tipo de interação favorece o surgimento de mais interações. Porém, ressalta-se o paradoxo, que apesar das interações se estimularem mutuamente, elas concorrem entre si em tempo e esforço do acadêmico. Por fim, detectou-se que o estabelecimento da confiança entre os indivíduos do curso, facilita o surgimento de interações. Reforçando o ciclo virtuoso, onde as interações são causas de relações interpessoais, e as relações interpessoais por sua vez, possibilitam o estabelecimento da confiança, e, fechando o ciclo virtuoso, a confiança facilita o surgimento de mais interações.<br>Abstract : This research aims to identify which factors interferes in the interpersonal relations and in the reliance to share the knowledge in virtual learning environments. As the conceptual guideline it was used the main authors: Nonaka e Takeuchi, Davenport, Prusak, Terra, Aretio, Mattar, Park, Nakayama, e Vygotsky. As the main methodological reference it was used the Grounded Theory by Strass and Corbin (2008). As the type of this study, it characterizes as theoretical empirical, descriptive, applied, bibliographic and case study. In relation of the approach, this research classifies as predominantly qualitative, with the interpretative analysis, ences totally 29 interviews. The mainly result of this research indicates that the management of the course, seeks to standardize the elements and the tools used in the disciplines and this action decrease the possibilities to interact. About the VLE tools, it was noticed that the course uses a limited number of tools, but, these available tools, many times rivalries between them. Also, it was verified that the involved team does not know all the tools that exists in the VLE, which limits the utilization of new tools in the course. About the individual characteristics, it is described that them affect positive or negative the possibilities to interact, but the pro-activity was observed in the presence tutors and within the coordinators, and it was responsible to the opportunities of interactions. As the interactions, it was noticed that they generate a cycle of mutual influence, where an interaction promotes the born of more interactions. However, it is emphasized the paradox, that despite the interactions stimulate themselves, they also rivalries between them for the time and the academic effort. Lastly it was detected that the constitution of the reliance between the members of the course, facilitates the born of new interactions. Reinforcing the virtuous cycle, when the interactions are the cause of the interpersonal relations on other hand, they allow to establish the reliance, and, closing the circle, the reliance facilities the appearance of new interactions.Nakayama, Marina KeikoLuz Filho, Silvio Serafim daUniversidade Federal de Santa CatarinaRissi, Maurício2013-07-16T21:15:43Z2013-07-16T21:15:43Z20132013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis204 p.| il., tabs.application/pdf317432http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103564porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:16:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103564Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:16:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A confiança e as relações interpessoais assegurando o compartilhamento do conhecimento no ambiente virtual de aprendizagem
title A confiança e as relações interpessoais assegurando o compartilhamento do conhecimento no ambiente virtual de aprendizagem
spellingShingle A confiança e as relações interpessoais assegurando o compartilhamento do conhecimento no ambiente virtual de aprendizagem
Rissi, Maurício
Engenharia e gestão do conhecimento
Gestão do conhecimento
Confianca
Relações humanas
Ensino a distancia
title_short A confiança e as relações interpessoais assegurando o compartilhamento do conhecimento no ambiente virtual de aprendizagem
title_full A confiança e as relações interpessoais assegurando o compartilhamento do conhecimento no ambiente virtual de aprendizagem
title_fullStr A confiança e as relações interpessoais assegurando o compartilhamento do conhecimento no ambiente virtual de aprendizagem
title_full_unstemmed A confiança e as relações interpessoais assegurando o compartilhamento do conhecimento no ambiente virtual de aprendizagem
title_sort A confiança e as relações interpessoais assegurando o compartilhamento do conhecimento no ambiente virtual de aprendizagem
author Rissi, Maurício
author_facet Rissi, Maurício
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nakayama, Marina Keiko
Luz Filho, Silvio Serafim da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rissi, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Gestão do conhecimento
Confianca
Relações humanas
Ensino a distancia
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Gestão do conhecimento
Confianca
Relações humanas
Ensino a distancia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-16T21:15:43Z
2013-07-16T21:15:43Z
2013
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 317432
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103564
identifier_str_mv 317432
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 204 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652222104338432