Um modelo para a gestão da qualidade no processo de prestação de serviços de seguros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mary Aparecida Ferreira da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88644
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_5858895ea02248855316f596d5455299
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88644
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Mary Aparecida Ferreira daPaladini, Edson P. (Edson Pacheco)2012-10-22T11:55:47Z2012-10-22T11:55:47Z20062006238673http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88644Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo para a gestão da qualidade no processo de prestação de serviços de seguros, centrando a atenção na relação entre corretores de seguros e clientes com base na análise de uma pesquisa realizada para este fim. Esta pesquisa buscou, entre os consumidores de seguros para veículos automotores, os aspectos mais importantes relacionados ao momento da venda, do pós-venda e aspectos gerais do profissional corretor de seguros. O trabalho foi iniciado com uma pesquisa bibliográfica para fundamentar teoricamente a dissertação dentro de conceitos de qualidade, serviços, atendimento ao cliente e a função do corretor de seguros para veículos automotores. Com o intuito de verificar o grau de importância atribuído aos aspectos relacionados ao atendimento no serviço de seguros, foi realizada a pesquisa qualitativa com consumidores desta modalidade de seguro em duas etapas, a primeira por meio de observação de grupos de consumidores e grupos de foco, a segunda, utilizando-se de questionário com perguntas abertas e fechadas, que foi respondido pelos consumidores com perfil pré-estipulado. Para ter condições de avaliar o padrão esperado (opinião dos consumidores) e o padrão real (opinião dos corretores), este mesmo questionário, com poucas alterações, foi respondido também pelos corretores. Desta forma, com a análise dos resultados, foi possível estruturar um modelo para a gestão da qualidade no processo de prestação de serviços de seguros, o qual apresenta um conjunto de ações que estão focadas em aproximar o padrão real do padrão esperado. Este modelo estabelece a postura que o corretor de seguros para veículos automotores deve adotar no momento da venda, do pós-venda e características gerais do profissional, cujo objetivo é a melhoria na qualidade do atendimento ao consumidor.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoSegurosPrestação de serviçosQualidade dos serviçosModelosUm modelo para a gestão da qualidade no processo de prestação de serviços de segurosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL238673.pdfapplication/pdf542680https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88644/1/238673.pdf3eb5e39544aab89352b8e52ffafda56cMD51TEXT238673.pdf.txt238673.pdf.txtExtracted Texttext/plain276362https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88644/2/238673.pdf.txt8d9406a2e3b0885c2ca32a6cd4338faeMD52THUMBNAIL238673.pdf.jpg238673.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88644/3/238673.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/886442013-05-05 05:23:32.075oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88644Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T08:23:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um modelo para a gestão da qualidade no processo de prestação de serviços de seguros
title Um modelo para a gestão da qualidade no processo de prestação de serviços de seguros
spellingShingle Um modelo para a gestão da qualidade no processo de prestação de serviços de seguros
Silva, Mary Aparecida Ferreira da
Engenharia de produção
Seguros
Prestação de serviços
Qualidade dos serviços
Modelos
title_short Um modelo para a gestão da qualidade no processo de prestação de serviços de seguros
title_full Um modelo para a gestão da qualidade no processo de prestação de serviços de seguros
title_fullStr Um modelo para a gestão da qualidade no processo de prestação de serviços de seguros
title_full_unstemmed Um modelo para a gestão da qualidade no processo de prestação de serviços de seguros
title_sort Um modelo para a gestão da qualidade no processo de prestação de serviços de seguros
author Silva, Mary Aparecida Ferreira da
author_facet Silva, Mary Aparecida Ferreira da
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mary Aparecida Ferreira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paladini, Edson P. (Edson Pacheco)
contributor_str_mv Paladini, Edson P. (Edson Pacheco)
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Seguros
Prestação de serviços
Qualidade dos serviços
Modelos
topic Engenharia de produção
Seguros
Prestação de serviços
Qualidade dos serviços
Modelos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2006
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-22T11:55:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-22T11:55:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88644
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 238673
identifier_str_mv 238673
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88644/1/238673.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88644/2/238673.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88644/3/238673.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3eb5e39544aab89352b8e52ffafda56c
8d9406a2e3b0885c2ca32a6cd4338fae
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804936002109440