História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221462 |
Resumo: | Este trabalho insere-se na perspectiva da visualidade para a visualização na Educação Matemática, compreendendo o efeito de tecnologias visuais na formação de um modo de olhar e pensar em que a matemática age como suporte. Em particular, tivemos como objetivo analisar que saber matemático é resultante de uma prática discursiva para representar o corpo humano, o qual foi inserido em formas de ensinar a desenhar artisticamente. Particularmente, considera-se o manual didático Mecanismos e Proporções da Figura Humana, escrito pelo artista João Zeferino da Costa, e publicado por Raul Perdeneiras em 1917, para analisar como o artista representa o corpo humano baseado em discursos de verdades que são empregadas para o ensino e a prática do desenho na arte. Por fim, um exercício de olhar é apresentado por meio de duas obras do artista, a fim de compreender não só que o olhar matemático também é construído por práticas artísticas, mas possibilitar a invenção de práticas pedagógicas em que a arte funcione como possibilidade para pensar matemática. |
id |
UFSC_585bc1d91400e2c1b5992ae9c6488c72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221462 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em focoEducação MatemáticaVisualidadeArteCorpo HumanoEste trabalho insere-se na perspectiva da visualidade para a visualização na Educação Matemática, compreendendo o efeito de tecnologias visuais na formação de um modo de olhar e pensar em que a matemática age como suporte. Em particular, tivemos como objetivo analisar que saber matemático é resultante de uma prática discursiva para representar o corpo humano, o qual foi inserido em formas de ensinar a desenhar artisticamente. Particularmente, considera-se o manual didático Mecanismos e Proporções da Figura Humana, escrito pelo artista João Zeferino da Costa, e publicado por Raul Perdeneiras em 1917, para analisar como o artista representa o corpo humano baseado em discursos de verdades que são empregadas para o ensino e a prática do desenho na arte. Por fim, um exercício de olhar é apresentado por meio de duas obras do artista, a fim de compreender não só que o olhar matemático também é construído por práticas artísticas, mas possibilitar a invenção de práticas pedagógicas em que a arte funcione como possibilidade para pensar matemática.2021-03-28T13:47:36Z2021-03-28T13:47:36Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221462Kerscher, Mônica Mariaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-28T13:47:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221462Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-03-28T13:47:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em foco |
title |
História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em foco |
spellingShingle |
História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em foco Kerscher, Mônica Maria Educação Matemática Visualidade Arte Corpo Humano |
title_short |
História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em foco |
title_full |
História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em foco |
title_fullStr |
História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em foco |
title_full_unstemmed |
História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em foco |
title_sort |
História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em foco |
author |
Kerscher, Mônica Maria |
author_facet |
Kerscher, Mônica Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kerscher, Mônica Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Visualidade Arte Corpo Humano |
topic |
Educação Matemática Visualidade Arte Corpo Humano |
description |
Este trabalho insere-se na perspectiva da visualidade para a visualização na Educação Matemática, compreendendo o efeito de tecnologias visuais na formação de um modo de olhar e pensar em que a matemática age como suporte. Em particular, tivemos como objetivo analisar que saber matemático é resultante de uma prática discursiva para representar o corpo humano, o qual foi inserido em formas de ensinar a desenhar artisticamente. Particularmente, considera-se o manual didático Mecanismos e Proporções da Figura Humana, escrito pelo artista João Zeferino da Costa, e publicado por Raul Perdeneiras em 1917, para analisar como o artista representa o corpo humano baseado em discursos de verdades que são empregadas para o ensino e a prática do desenho na arte. Por fim, um exercício de olhar é apresentado por meio de duas obras do artista, a fim de compreender não só que o olhar matemático também é construído por práticas artísticas, mas possibilitar a invenção de práticas pedagógicas em que a arte funcione como possibilidade para pensar matemática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2021-03-28T13:47:36Z 2021-03-28T13:47:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221462 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652267614633984 |