História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kerscher, Mônica Maria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221462
Resumo: Este trabalho insere-se na perspectiva da visualidade para a visualização na Educação Matemática, compreendendo o efeito de tecnologias visuais na formação de um modo de olhar e pensar em que a matemática age como suporte. Em particular, tivemos como objetivo analisar que saber matemático é resultante de uma prática discursiva para representar o corpo humano, o qual foi inserido em formas de ensinar a desenhar artisticamente. Particularmente, considera-se o manual didático Mecanismos e Proporções da Figura Humana, escrito pelo artista João Zeferino da Costa, e publicado por Raul Perdeneiras em 1917, para analisar como o artista representa o corpo humano baseado em discursos de verdades que são empregadas para o ensino e a prática do desenho na arte. Por fim, um exercício de olhar é apresentado por meio de duas obras do artista, a fim de compreender não só que o olhar matemático também é construído por práticas artísticas, mas possibilitar a invenção de práticas pedagógicas em que a arte funcione como possibilidade para pensar matemática.
id UFSC_585bc1d91400e2c1b5992ae9c6488c72
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221462
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em focoEducação MatemáticaVisualidadeArteCorpo HumanoEste trabalho insere-se na perspectiva da visualidade para a visualização na Educação Matemática, compreendendo o efeito de tecnologias visuais na formação de um modo de olhar e pensar em que a matemática age como suporte. Em particular, tivemos como objetivo analisar que saber matemático é resultante de uma prática discursiva para representar o corpo humano, o qual foi inserido em formas de ensinar a desenhar artisticamente. Particularmente, considera-se o manual didático Mecanismos e Proporções da Figura Humana, escrito pelo artista João Zeferino da Costa, e publicado por Raul Perdeneiras em 1917, para analisar como o artista representa o corpo humano baseado em discursos de verdades que são empregadas para o ensino e a prática do desenho na arte. Por fim, um exercício de olhar é apresentado por meio de duas obras do artista, a fim de compreender não só que o olhar matemático também é construído por práticas artísticas, mas possibilitar a invenção de práticas pedagógicas em que a arte funcione como possibilidade para pensar matemática.2021-03-28T13:47:36Z2021-03-28T13:47:36Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221462Kerscher, Mônica Mariaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-28T13:47:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221462Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-03-28T13:47:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em foco
title História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em foco
spellingShingle História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em foco
Kerscher, Mônica Maria
Educação Matemática
Visualidade
Arte
Corpo Humano
title_short História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em foco
title_full História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em foco
title_fullStr História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em foco
title_full_unstemmed História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em foco
title_sort História e exercício do olhar matematicamente: as pinturas de João Zeferino da Costa em foco
author Kerscher, Mônica Maria
author_facet Kerscher, Mônica Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kerscher, Mônica Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Visualidade
Arte
Corpo Humano
topic Educação Matemática
Visualidade
Arte
Corpo Humano
description Este trabalho insere-se na perspectiva da visualidade para a visualização na Educação Matemática, compreendendo o efeito de tecnologias visuais na formação de um modo de olhar e pensar em que a matemática age como suporte. Em particular, tivemos como objetivo analisar que saber matemático é resultante de uma prática discursiva para representar o corpo humano, o qual foi inserido em formas de ensinar a desenhar artisticamente. Particularmente, considera-se o manual didático Mecanismos e Proporções da Figura Humana, escrito pelo artista João Zeferino da Costa, e publicado por Raul Perdeneiras em 1917, para analisar como o artista representa o corpo humano baseado em discursos de verdades que são empregadas para o ensino e a prática do desenho na arte. Por fim, um exercício de olhar é apresentado por meio de duas obras do artista, a fim de compreender não só que o olhar matemático também é construído por práticas artísticas, mas possibilitar a invenção de práticas pedagógicas em que a arte funcione como possibilidade para pensar matemática.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2021-03-28T13:47:36Z
2021-03-28T13:47:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221462
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652267614633984