Investigar, registrar e compartilhar: a iniciação à pesquisa e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neubert, Caroline Guião Coelho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214574
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
id UFSC_5877ee1b56d47686bd96c7ff78bd1e9f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214574
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Investigar, registrar e compartilhar: a iniciação à pesquisa e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamentalEducaçãoTrabalhos escolaresPrática de ensinoensino fundaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.Compreende-se que as trocas sociais são influenciadas pelo contexto histórico-social e cultural que o sujeito está inserido. Neste contexto, em 2014, a Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim Florianópolis optou por uma nova proposta de trabalho, a Iniciação à pesquisa com crianças dos anos iniciais. Tendo como base o projeto da instituição \"Aprender a Conhecer: pesquisar de corpo inteiro\", a presente pesquisa tem como objetivo investigar o papel da iniciação à pesquisa na aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Deste modo, este trabalho de cunho qualitativo, configura-se como estudo de caso do tipo etnográfico e embasou-se nos seguintes procedimentos metodológicos: Revisão de literatura, observação participante, análise de documentos elaborados pelos alunos da instituição e pelo corpo docente - como portfólios, relatórios, Projeto Político pedagógico etc. - entrevista semiestruturada e diário de pesquisa. A pesquisa foi estruturada em dois momentos. O primeiro momento consistiu no levantamento bibliográfico que objetivou mapear os estudos desenvolvidos sobre a temática no Brasil. O segundo momento consistiu na pesquisa empírica realizada em uma turma de terceiro ano de uma escola no município de Florianópolis no ano de 2017.2. Para a análise dos dados foram elaborados eixos que se fundamentaram em autores como Vigotski (1896 - 1934), Paulo Freire (1921 - 1997), John Dewey (1859-1952) e Pedro Demo (1941 -). Os dados analisados mostram que a pesquisa enquanto princípio pedagógico se constitui como uma prática que possibilita a articulação entre a educação tácita da criança, oriunda das experiências de vida e os conteúdos escolares, o que mobiliza os estudantes. As crianças consideram que a pesquisa amplia o conhecimento sobre o mundo, a curiosidade, a criticidade e os espaços de diálogo e reflexão. As trocas com os pares foram compreendidas pelos estudantes como parte fundamental para a aprendizagem e a escola como um importante espaço coletivo de constituição social e cultural. Os dados indicaram que a adoção de pesquisa como princípio pedagógico possibilitou uma aprendizagem significativa e proporcionou, aos estudantes, o contato com a pesquisa desde cedo, não ficando este contato restrito ao ensino médio e superior.<br>Abstract : We understand that social exchanges are influenced by the historical-social and cultural context that the subject is inserted. In this context, in 2014 the Municipal Basic School Adoptive Liberato Valentim Florianopolis opted for a new work proposal, the Initiation research with children from the early years. Based on the project of the institution \"Learning to know: whole body research\", the present research aims to investigate the role of initiation to research in the learning of children in the initial years of elementary school. Thus, this work of qualitative character, is configured as a case study of the ethnographic type and was based on the following methodological procedures: Literature review, participant observation, analysis of documents prepared by the institution's students and by the faculty - such as portfolios , reports, Political Educational Project etc. - semistructured interview and research diary. The research was structured in two moments. The first moment consisted of a bibliographical survey that aimed to map the studies developed on the subject in Brazil. The second moment consisted of the empirical research carried out in a third-year class of a school in the municipality of Florianópolis in the year 2017.2. The data were analyzed from the content analysis based on the ideas of Bardin (2011) and the ideas of authors who guided the present research, such as Vigotski (1896 - 1934), Paulo Freire (1921 - 1997), John Dewey 1859-1952) and Pedro Demo (1941 -). The data analyzed show that research as a pedagogical principle constitutes a practice that allows the articulation between the tacit education of the child from life experiences and the school contents, which mobilizes the students. In addition, research as a pedagogical principle made possible meaningful learning and provided students with early research, and this contact was not restricted to secondary and higher education.Girardello, GilkaSchlindwein, Luciane MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaNeubert, Caroline Guião Coelho2020-10-21T21:07:11Z2020-10-21T21:07:11Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis240 p.| il.application/pdf363863https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214574porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:07:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214574Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:07:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigar, registrar e compartilhar: a iniciação à pesquisa e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title Investigar, registrar e compartilhar: a iniciação à pesquisa e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Investigar, registrar e compartilhar: a iniciação à pesquisa e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Neubert, Caroline Guião Coelho
Educação
Trabalhos escolares
Prática de ensino
ensino funda
title_short Investigar, registrar e compartilhar: a iniciação à pesquisa e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Investigar, registrar e compartilhar: a iniciação à pesquisa e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Investigar, registrar e compartilhar: a iniciação à pesquisa e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Investigar, registrar e compartilhar: a iniciação à pesquisa e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Investigar, registrar e compartilhar: a iniciação à pesquisa e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
author Neubert, Caroline Guião Coelho
author_facet Neubert, Caroline Guião Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Girardello, Gilka
Schlindwein, Luciane Maria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Neubert, Caroline Guião Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Trabalhos escolares
Prática de ensino
ensino funda
topic Educação
Trabalhos escolares
Prática de ensino
ensino funda
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:07:11Z
2020-10-21T21:07:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 363863
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214574
identifier_str_mv 363863
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 240 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652114107301888