Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caussi, Jéssica Reck
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88077
Resumo: O presente estudo busca explorar o conceito de docência compartilhada e, para tanto, investiga as experiências de alunos-estagiários da sétima etapa do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul junto a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos de uma escola pública do município de Porto Alegre/ RS.O interesse por essa temática surgiu da experiência de estágio obrigatório do curso de Pedagogia da pesquisadora, realizado na perspectiva de docência compartilhada com a professora titular. A questão norteadora da pesquisa ficou elaborada da seguinte maneira: Que características da relação entre estagiários e professores titulares podem contribuir para a (re) configuração do conceito e das dimensões e complexidade da docência compartilhada? A partir dela foi possível realizar os objetivos deste estudo, dentre eles, conhecer as dimensões e a complexidade das relações entre estagiários e professores titulares e explorar, problematizar e ampliar o conceito de docência compartilhada. Esta tarefa foi realizada a partir de entrevistas e das análises das narrativas dos sujeitos pesquisados. A fundamentação teórica encontrada para o presente estudo teve por base, inicialmente, a docência compartilhada articulada às demandas da educação inclusiva. Ao longo da pesquisa, estendeu-se para a docência compartilhada entre dois ou mais educadores, tendo em vista a qualificação do trabalho de ambos e com os alunos, fora da perspectiva inclusiva, a partir das contribuições de LOPES; COSTA (2008), TRAVERSINI; RODRIGUES; FREITAS (2007), FERNANDES; TITTON (2008). Dentre as principais conclusões deste estudo temos que, para que se configure a docência compartilhada entre professores e estagiários, não é preciso que estes sujeitos estejam o tempo todo juntos coordenando o trabalho na sala de aula. Além disso, que a escuta e o planejamento elaborado a partir de diálogos e trocas entre eles, são de grande importância para o reconhecimento e caracterização da docência compartilhada.
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