EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: um desafio para a avaliação institucional?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35837 |
Resumo: | A evasão é um dos problemas educacionais que mais atingem as instituições de ensino superior, sejam públicas ou particulares, gerando graves consequências sociais e acadêmicas. O objetivo desta pesquisa é discutir e avaliar a produção teórica sobre os problemas da evasão e a avaliação institucional no ensino superior, comparando fontes bibliográficas nacionais, a fim de verificar até que ponto as discussões estão sendo levantadas nas políticas públicas da educação e sistematizar os principais argumentos do debate. O método utilizado neste estudo é o da pesquisa denominada estado da arte ou estado do conhecimento, definida como uma investigação de caráter bibliográfico, auxilia na discussão e no mapeamento da produção acadêmica, possibilitando destacar quais as formas e condições das teses e dissertações produzidas (FERREIRA, 2002). Para tanto consultamos as pesquisas relacionadas ao fenômeno da evasão e da avaliação institucional registradas no Banco de Dados de Teses e Dissertações, encontramos a discussão nas diferentes áreas das ciências e do nível infantil ao ensino superior. Para definirmos o corpus, focamos na área da educação e no ensino superior e localizamos uma tese e três dissertações. Percebemos, até o momento, que existe uma lacuna em termos de reflexão teórica e metodológica sobre o tema, bem como são poucas as instituições de ensino superior com programas específicos para combater a evasão. Estudos apontam que a avaliação institucional pode ser um importante instrumento de auxílio na redução da evasão escolar. |
id |
UFSC_588e854a086cb9eaffb82a9d093715b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35837 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: um desafio para a avaliação institucional?A evasão é um dos problemas educacionais que mais atingem as instituições de ensino superior, sejam públicas ou particulares, gerando graves consequências sociais e acadêmicas. O objetivo desta pesquisa é discutir e avaliar a produção teórica sobre os problemas da evasão e a avaliação institucional no ensino superior, comparando fontes bibliográficas nacionais, a fim de verificar até que ponto as discussões estão sendo levantadas nas políticas públicas da educação e sistematizar os principais argumentos do debate. O método utilizado neste estudo é o da pesquisa denominada estado da arte ou estado do conhecimento, definida como uma investigação de caráter bibliográfico, auxilia na discussão e no mapeamento da produção acadêmica, possibilitando destacar quais as formas e condições das teses e dissertações produzidas (FERREIRA, 2002). Para tanto consultamos as pesquisas relacionadas ao fenômeno da evasão e da avaliação institucional registradas no Banco de Dados de Teses e Dissertações, encontramos a discussão nas diferentes áreas das ciências e do nível infantil ao ensino superior. Para definirmos o corpus, focamos na área da educação e no ensino superior e localizamos uma tese e três dissertações. Percebemos, até o momento, que existe uma lacuna em termos de reflexão teórica e metodológica sobre o tema, bem como são poucas as instituições de ensino superior com programas específicos para combater a evasão. Estudos apontam que a avaliação institucional pode ser um importante instrumento de auxílio na redução da evasão escolar.INPEAU2012-09-27T18:12:47Z2012-09-27T18:12:47Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35837BAGGI, CRISTIANE APARECIDA DOS SANTOSLOPES, DORACI ALVESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:39:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35837Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:39:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: um desafio para a avaliação institucional? |
title |
EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: um desafio para a avaliação institucional? |
spellingShingle |
EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: um desafio para a avaliação institucional? BAGGI, CRISTIANE APARECIDA DOS SANTOS |
title_short |
EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: um desafio para a avaliação institucional? |
title_full |
EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: um desafio para a avaliação institucional? |
title_fullStr |
EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: um desafio para a avaliação institucional? |
title_full_unstemmed |
EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: um desafio para a avaliação institucional? |
title_sort |
EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: um desafio para a avaliação institucional? |
author |
BAGGI, CRISTIANE APARECIDA DOS SANTOS |
author_facet |
BAGGI, CRISTIANE APARECIDA DOS SANTOS LOPES, DORACI ALVES |
author_role |
author |
author2 |
LOPES, DORACI ALVES |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BAGGI, CRISTIANE APARECIDA DOS SANTOS LOPES, DORACI ALVES |
description |
A evasão é um dos problemas educacionais que mais atingem as instituições de ensino superior, sejam públicas ou particulares, gerando graves consequências sociais e acadêmicas. O objetivo desta pesquisa é discutir e avaliar a produção teórica sobre os problemas da evasão e a avaliação institucional no ensino superior, comparando fontes bibliográficas nacionais, a fim de verificar até que ponto as discussões estão sendo levantadas nas políticas públicas da educação e sistematizar os principais argumentos do debate. O método utilizado neste estudo é o da pesquisa denominada estado da arte ou estado do conhecimento, definida como uma investigação de caráter bibliográfico, auxilia na discussão e no mapeamento da produção acadêmica, possibilitando destacar quais as formas e condições das teses e dissertações produzidas (FERREIRA, 2002). Para tanto consultamos as pesquisas relacionadas ao fenômeno da evasão e da avaliação institucional registradas no Banco de Dados de Teses e Dissertações, encontramos a discussão nas diferentes áreas das ciências e do nível infantil ao ensino superior. Para definirmos o corpus, focamos na área da educação e no ensino superior e localizamos uma tese e três dissertações. Percebemos, até o momento, que existe uma lacuna em termos de reflexão teórica e metodológica sobre o tema, bem como são poucas as instituições de ensino superior com programas específicos para combater a evasão. Estudos apontam que a avaliação institucional pode ser um importante instrumento de auxílio na redução da evasão escolar. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-27 2012-09-27T18:12:47Z 2012-09-27T18:12:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35837 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652361456943104 |