Repetição, silêncio, concentração, organização: articulações entre a disciplina-corpo e a disciplina-saber (matemática) no Colégio Feliciano Nunes Pires

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, André Alan Lopes dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182703
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017.
id UFSC_589599b7522492ccb512746c22804683
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182703
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Repetição, silêncio, concentração, organização: articulações entre a disciplina-corpo e a disciplina-saber (matemática) no Colégio Feliciano Nunes PiresEducaçãoEducação científica e tecnológicaMatemáticaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017.Esta dissertação busca identificar as articulações entre a disciplina-corpo e a disciplina-saber (matemática) no Espaço Escolar Militarizado do Colégio Feliciano Nunes Pires (CFNP). O objetivo foi analisar como os enunciados da disciplina-corpo atravessam e são atravessados pela disciplina-saber (matemática). O aporte teórico e metodológico da investigação vincula-se às teorizações de Michel Foucault sobre a Análise do Discurso e àquelas desenvolvidas na obra Vigiar e Punir sobre o disciplinamento do corpo. O material empírico abrange documentos oficiais do CFNP, além de dados coletados durante as entrevistas e as observações. Estas últimas foram realizadas com os professores de matemática, alunos e monitores do colégio. O exercício analítico realizado mostrou que os enunciados que circulam no Espaço Escolar Militarizado do CFNP sobre as práticas discursivas e não-discursivas (que envolvem a repetição, a organização, o silêncio e a concentração) manifestam-se reciprocamente nas condutas dos alunos e no processo de aprendizagem da matemática escolar, dito de outra forma, todas essas singularidades produzidas pela disciplina-corpo que se encontram presentes nas práticas disciplinares do colégio se estendem à disciplina-saber (matemática) e vice-versa. Concluindo, constata-se que as práticas discursivas e não discursivas que caracterizam a repetição, a organização, o silêncio e a concentração funcionam como agentes de ligação entre a disciplina-corpo e a disciplina saber (matemática) dentro do Espaço Escolar Militarizado do CFNP, ou seja, as práticas da repetição, da organização, do silêncio e da concentração configuram-se como sendo o eixo da dobradiça que movimenta tanto a disciplina-corpo como a disciplina-saber (matemática).Abstract : This dissertation seeks to identify the articulations between the discipline-body and the discipline-knowledge (mathematics) in the Militarized School Space of the School Feliciano Nunes Pires (CFNP). The objective was to analyze how the statements of the discipline-body cross and are crossed by the discipline-knowledge (mathematics). The theoretical and methodological contribution of the research is linked to the theories of Michel Foucault on Discourse Analysis and to those developed in the Watch and Punish work on the discipline of the body. The empirical material covers official CFNP documents, as well as data collected during interviews and observations. The latter were performed with the math teachers, students and monitors of the college. The analytical exercise carried out showed that the statements that circulate in CFNP's Militarized School Space on discursive and non-discursive practices (involving repetition, organization, silence and concentration) manifest themselves mutually in the students' behaviors and in the process of learning of school mathematics, in other words, all these singularities produced by the discipline-body that are present in the disciplinary practices of the school extend to the discipline-knowledge (mathematics) and vice-versa. In conclusion, it is observed that the discursive and non-discursive practices that characterize repetition, organization, silence and concentration function as liaison agents between the body discipline and the knowledge (mathematics) discipline within CFNP's Militarized School Space, That is, the practices of repetition, organization, silence and concentration are configured as the axis of the hinge that moves both Discipline-body and Discipline-Knowledge (mathematics).Duarte, Claudia GlavamUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, André Alan Lopes dos2018-01-16T03:17:58Z2018-01-16T03:17:58Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis147 p.| il.application/pdf349202https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182703porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-16T03:17:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182703Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-01-16T03:17:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Repetição, silêncio, concentração, organização: articulações entre a disciplina-corpo e a disciplina-saber (matemática) no Colégio Feliciano Nunes Pires
title Repetição, silêncio, concentração, organização: articulações entre a disciplina-corpo e a disciplina-saber (matemática) no Colégio Feliciano Nunes Pires
spellingShingle Repetição, silêncio, concentração, organização: articulações entre a disciplina-corpo e a disciplina-saber (matemática) no Colégio Feliciano Nunes Pires
Santos, André Alan Lopes dos
Educação
Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
title_short Repetição, silêncio, concentração, organização: articulações entre a disciplina-corpo e a disciplina-saber (matemática) no Colégio Feliciano Nunes Pires
title_full Repetição, silêncio, concentração, organização: articulações entre a disciplina-corpo e a disciplina-saber (matemática) no Colégio Feliciano Nunes Pires
title_fullStr Repetição, silêncio, concentração, organização: articulações entre a disciplina-corpo e a disciplina-saber (matemática) no Colégio Feliciano Nunes Pires
title_full_unstemmed Repetição, silêncio, concentração, organização: articulações entre a disciplina-corpo e a disciplina-saber (matemática) no Colégio Feliciano Nunes Pires
title_sort Repetição, silêncio, concentração, organização: articulações entre a disciplina-corpo e a disciplina-saber (matemática) no Colégio Feliciano Nunes Pires
author Santos, André Alan Lopes dos
author_facet Santos, André Alan Lopes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Claudia Glavam
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, André Alan Lopes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-01-16T03:17:58Z
2018-01-16T03:17:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 349202
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182703
identifier_str_mv 349202
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651887923167232