Sentidos de um professor da educação básica sobre a própria prática docente: estudo de caso no Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasques, Isadora Marcolla
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174764
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_7157af2fc3ff1b2b50c0a7d8064d0155
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174764
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Sentidos de um professor da educação básica sobre a própria prática docente: estudo de caso no Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”Ensino TradicionalEnsino ConstrutivistaAnálise de DiscursoEnsino de CiênciasEstudo de Caso.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Alguns discursos relacionados ao ensino tradicional ainda são os mais presentes na realidade das escolas brasileiras. Porém, é sabido que, devido à descontinuidade inerente ao discurso, não existe uma concepção pura de ensino. Especificamente no Ensino de Ciências da Educação Básica, entendo que os professores, ao considerarem os conhecimentos prévios dos alunos, bem como ao relacionarem o conteúdo abordado às situações dos seus cotidianos e objetos que estão presentes em suas rotinas, além de assumirem uma postura de mediadores dos saberes perante os estudantes, são também facilitadores na construção de novos conhecimentos, assumindo em suas aulas sentidos de uma orientação metodológica voltada ao construtivismo. Focando em identificar traços dos discursos dos ensinos tradicional e construtivista nas aulas de um professor dos anos finais do Ensino Fundamental, bem como em perceber como um professor se assume quanto às abordagens que mais utiliza (e se o seu discurso pode ser observado na prática), apresento neste Trabalho de Conclusão de Curso um estudo de caso realizado no Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”, com um professor de Ciências. Este estudo tem como bases conceitos e ideais descritos por Paulo Freire, Orlandi, Saviani, Mizukami, entre outros autores, que buscam apresentar diferentes possibilidades metodológicas de ensino. Na tentativa de compreender alguns sentidos que apontam para discursos de ensino nas perspectivas tradicional e construtivista, pude constatar que mesmo em aulas compreendidas como puramente tradicionais, podem estar presentes traços de outro tipo de abordagem e/ou metodologia.Florianópolis, SC.Pereira, Patrícia BarbosaUniversidade Federal de Santa CatarinaVasques, Isadora Marcolla2017-04-11T20:59:30Z2017-04-11T20:59:30Z2015-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174764porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-11T20:59:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174764Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-11T20:59:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos de um professor da educação básica sobre a própria prática docente: estudo de caso no Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”
title Sentidos de um professor da educação básica sobre a própria prática docente: estudo de caso no Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”
spellingShingle Sentidos de um professor da educação básica sobre a própria prática docente: estudo de caso no Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”
Vasques, Isadora Marcolla
Ensino Tradicional
Ensino Construtivista
Análise de Discurso
Ensino de Ciências
Estudo de Caso.
title_short Sentidos de um professor da educação básica sobre a própria prática docente: estudo de caso no Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”
title_full Sentidos de um professor da educação básica sobre a própria prática docente: estudo de caso no Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”
title_fullStr Sentidos de um professor da educação básica sobre a própria prática docente: estudo de caso no Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”
title_full_unstemmed Sentidos de um professor da educação básica sobre a própria prática docente: estudo de caso no Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”
title_sort Sentidos de um professor da educação básica sobre a própria prática docente: estudo de caso no Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”
author Vasques, Isadora Marcolla
author_facet Vasques, Isadora Marcolla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Patrícia Barbosa
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasques, Isadora Marcolla
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Tradicional
Ensino Construtivista
Análise de Discurso
Ensino de Ciências
Estudo de Caso.
topic Ensino Tradicional
Ensino Construtivista
Análise de Discurso
Ensino de Ciências
Estudo de Caso.
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01
2017-04-11T20:59:30Z
2017-04-11T20:59:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174764
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 68 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652096985104384