Proposta de metodologia de estudo da vulnerabilidade ambiental aos desastres naturais - caso rodovia BR-280, em Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raspini, Jéssica Prats
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176162
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental.
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spelling Proposta de metodologia de estudo da vulnerabilidade ambiental aos desastres naturais - caso rodovia BR-280, em Santa CatarinaVulnerabilidade ambientalDesastres naturaisAnálise multicritérioProcesso Analítico HierárquicoRodovia. BR-280TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental.O modal rodoviário possui participação predominante na matriz de transporte de cargas e pessoas no Brasil. Mudanças climáticas influenciam diretamente na qualidade e na segurança de rodovias. Alterações no padrão de precipitação, temperaturas mais altas e eventos climáticos extremos são apenas alguns dos fatores que causam interferência na infraestrutura rodoviária. Desse modo, o presente trabalho propõe uma metodologia, de modo a identificar os trechos da rodovia BR-280/SC mais vulneráveis ambientalmente aos desastres naturais. O estudo se procedeu a partir de bases cartográficas, imagens de satélites e dados públicos governamentais. O procedimento de análise de vulnerabilidade foi realizado através do método multicritério, por meio da elaboração de mapas temáticos de altitude, geologia, pedologia, uso e ocupação da terra, VMD (Volume Médio Diário), cobertura vegetal, precipitação, hidrografia e declividade. Posteriormente, aplicou-se o Processo de Análise Hierárquica (AHP) a fim de atribuir pesos de modo a classificar hierarquicamente a contribuição das variáveis selecionadas para a vulnerabilidade da via. Por último, por intermédio de técnicas de geoprocessamento aplicadas no software ArcGIS, realizou-se o cruzamento dos elementos considerados, obtendo-se os mapas de vulnerabilidade natural, risco antrópico e, por fim, o mapa de vulnerabilidade ambiental aos desastres naturais. A análise integrada das características naturais e antrópicas identificaram na rodovia BR-280/SC áreas de média (43,9%), alta (48,0%) e muito alta (8,1%) vulnerabilidade ambiental. O ferramental metodológico utilizado permitiu o julgamento das variáveis de modo imparcial e minimizou os erros durante o processo. No entanto, para a realização de um estudo mais detalhado, recomenda-se o aprimoramento da metodologia.Florianópolis, SC.Higashi, Rafael dos ReisChaffe, Pedro Luiz BorgesUniversidade Federal de Santa CatarinaRaspini, Jéssica Prats2017-06-01T18:53:27Z2017-06-01T18:53:27Z2017-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis122 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176162porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-03T13:03:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/176162Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-03T13:03:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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