The effect of perception training with synthetic and natural stimuli on BP learners' ability to identify the English vowels /æ-?/

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Elisabeth Ann Bunch Oliveira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241076
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.
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spelling The effect of perception training with synthetic and natural stimuli on BP learners' ability to identify the English vowels /æ-?/Língua inglesaPercepçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2022.A percepção é um componente crucial na aquisição de uma segunda língua no que diz respeito à comunicação oral. Pesquisas revelaram fatores que costumam prever as dificuldades específicas para adquirir certos sons na L2. As vogais tendem a apresentar uma dificuldade especial, com o par de vogais em inglês /æ-?/ sendo particularmente difícil para os alunos nativos do português brasileiro, que podem não distinguir os dois como categorias separadas, mas sim percebê-los como a vogal /?/. O treinamento de percepção com estímulos sintéticos é uma maneira de ajudar os aprendizes de segunda língua na formação de novas categorias de vogais. Estímulos sintéticos que controlam a duração da vogal e manipulam os valores de F1 e F2 podem ser especialmente eficazes para esse tipo de treinamento, pois ajudam os aprendizes a desenvolver a capacidade de utilizar as pistas acústicas de uma maneira adequada para a segunda língua. Com a base no acima exposto, a presente pesquisa investiga a eficácia dos estímulos sintéticos versus naturais para o treinamento de percepção e para o desenvolvimento da capacidade de aprendizes brasileiros do inglês em distinguir o par de vogais /æ-?/. Os participantes deste estudo são aprendizes brasileiros de inglês, 24 iniciantes e 24 avançados, divididos em grupos de estímulos naturais, estímulos sintéticos e controle. Os participantes receberam treinamento de percepção com o auxílio da plataforma online Gorilla e concluíram testes de percepção pré e pós-treinamento para medir seu progresso. Os resultados indicam que o treinamento perceptual com estímulos sintéticos e naturais auxilia na identificação das vogais /æ-e/.Abstract: Perception is a crucial component in the acquisition of a second language (L2) regarding oral communication. Research has revealed factors that can often predict the specific difficulties for acquiring certain sounds in the L2. Vowels tend to pose a special difficulty, with the English vowel pair /æ-?/ being particularly difficult for native Brazilian Portuguese (BP) learners, who may not distinguish the two as separate, but instead perceive them both as the vowel /?/. Perception training with synthetic stimuli is one way to assist L2 learners in the formation of new vowel categories. Synthetic stimuli that control for vowel duration may be especially effective for this type of training, as it assists learners in developing appropriate cue weighting ability for the L2. Based on the discussion above, the present study investigates the effectiveness of synthetic versus natural stimuli for perception training on the ability of Brazilian learners of English to identify the vowels /æ-?/. The participants for this study were 56 Brazilian learners of English, divided into natural stimuli, synthetic stimuli, and control groups. Participants received perception training through the online platform Gorilla and completed pre and post training perception tests to measure their progress. Results indicate that perception training with both synthetic and natural stimuli is effective for the identification of /æ-e/.Silveira, RosaneUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Elisabeth Ann Bunch Oliveira da2022-10-21T17:04:10Z2022-10-21T17:04:10Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis95 p.| il., gráfs.application/pdf378459https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241076engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-04T12:21:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241076Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-04T12:21:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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