A alfabetização sob a perspectiva histórico-cultural - a palavra como embrião da escrita: um compromisso com a humanização dos sujeitos
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234708 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2022. |
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A alfabetização sob a perspectiva histórico-cultural - a palavra como embrião da escrita: um compromisso com a humanização dos sujeitosLinguísticaAlfabetizaçãoEscritaProfessores alfabetizadoresPsicologia educacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2022.O tema desta pesquisa é o processo de alfabetização, em atenção ao percurso de aprendizagem da linguagem escrita e aos conhecimentos necessários pelos professores alfabetizadores para o ensino da escrita, entendido sob o viés de desenvolvimento cultural, e não apenas de apropriação do sistema. Em vista do nosso objeto, textualizamos a questão de pesquisa da seguinte maneira: Que elementos teórico-conceituais são identificáveis da Psicologia Histórico-cultural para superar por incorporação os pressupostos metodológicos em si mesmos, e, com eles, a ênfase em regularidade linguística estrita, em favor de pressupostos epistemológicos e filosóficos que contribuam para a assunção de uma alfabetização comprometida com a humanização dos sujeitos?. A partir desta questão, delineamos nosso objetivo como: Definir, via elaboração teórica com base na Psicologia Histórico-cultural, a palavra como menor unidade de significado para o ensino e a aprendizagem da língua, com vistas à alfabetização numa perspectiva de formação em aproximação à omnilateralidade tomada em favor da humanização dos sujeitos. Para esse propósito, o estudo tem como base a Psicologia Histórico-cultural, principalmente nos estudos de Lev Vigotski, Alexander Luria e Alexei Leontiev e, no Brasil, de Lígia Márcia Martins, no que tange ao desenvolvimento humano, em especial, à formação das funções psíquicas superiores. Nesse intento, o estudo também apresentou a definição de ser social a partir do conceito de trabalho e a pré-história da linguagem escrita e seus desdobramentos para o desenvolvimento cultural das crianças. Os subsídios para a análise empreendida na pesquisa encontram-se no materialismo histórico-dialético, com ênfase nas obras de Karl Marx e Friedrich Engels e alguns de seus debatedores, como José Paulo Netto, com destaque para as categorias da totalidade, do movimento e da contradição. O processo analítico evidencia o movimento histórico da alfabetização no Brasil pautado pela disputa metodológica; assim, de tempos em tempos ressurgem métodos que supostamente haviam sido superados, mas que se anunciam como proposta inovadora para o campo, o que aponta para a necessidade constante de estudo e de uma visão crítica para não assumirmos perspectivas que nos afastam do objetivo principal da formação escolar: a humanização em favor da emancipação de todos os sujeitos. Nessa direção, a tese defendida, com bases nesses pressupostos teóricos e metodológicos, é a compreensão da linguagem verbal, fenômeno histórico que se apresenta como tal por meio da palavra ? produção humana, histórica e concreta ? como objeto central da alfabetização.Abstract: The theme of this research is the literacy process taking into account the written language learning path and the knowledge needed by literacy teachers for teaching writing, understood from the perspective of cultural development, and not just the appropriation of the system. In light of our object, we textualize the research question as follows: What theoretical-conceptual elements are identifiable from Cultural-Historical Psychology to sublate the methodological assumptions themselves, and, with them, the emphasis on strict linguistic regularity, in favor of epistemological and philosophical assumptions that contribute to the assumption of literacy committed to the humanization of subjects?. From this question, we outline our objective as follows: Defining, via theoretical elaboration based on Cultural-Historical Psychology, the word as the smallest unit of meaning for teaching and learning of the language, with a view to literacy in an instruction perspective aiming to reach an omnilaterality considered in favor of the humanization of subjects. For this purpose, the study is based on Cultural-Historical Psychology, mainly on studies concerning human development, in particular, the formation of higher psychological functions carried by Lev Vigotski, Alexander Luria, Alexei Leontiev, and, in Brazil, by Lígia Márcia Martins. With this in mind, the study also presented the definition of social being based on the concept of labor and the prehistory of written language and its consequences for the cultural development of children. The means for the analysis undertaken in the research are found in the historical-dialectical materialism, with emphasis on the works of Karl Marx and Friedrich Engels and some of their debaters, such as José Paulo Netto, with emphasis on the categories of totality, movement, and contradiction. The analytical process highlights the historical movement of literacy in Brazil oriented by the methodological dispute; hence, from time to time, methods that had supposedly been sublated reappear announcing themselves as an innovative proposal for the field, which points to the constant need for a critical vision and continuous studying so that we do not assume perspectives that distance us from the main objective of the school education: humanization in favor of the emancipation of all subjects. In this direction, the thesis defended, based on these theoretical and methodological assumptions, is the understanding of verbal language, a historical phenomenon that is presented as such by means of the word ? human, historical and concrete production ? as a central object of literacy.Pedralli, RosângelaUniversidade Federal de Santa CatarinaMaria, Maíra de Sousa Emerick de2022-05-19T14:46:40Z2022-05-19T14:46:40Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis234 p.application/pdf375050https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234708porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T14:46:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234708Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:46:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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