O trabalho docente com a psicogênese da língua escrita no ciclo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Karem
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3505
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal compreender como as professoras do ciclo de alfabetização desenvolvem por meio da Psicogênese da Língua Escrita, a organização do seu trabalho pedagógico. Analisando qual a concepção sobre a psicogênese da língua escrita na visão das professoras do ciclo de alfabetização; identificando e analisando quais as dificuldades que as professoras encontram para desenvolver atividades no ciclo de alfabetização relacionando-as com a psicogênese da língua escrita; identificando e analisando também quais as práticas pedagógicas das professoras do ciclo de alfabetização, e se há relação com a psicogênese da língua escrita; analisando se o ambiente escolar oferece formação continuada para essas professoras que estão atuando no ciclo de alfabetização para que em sua prática elas possam fazer uso de metodologias que trabalhem com a psicogênese da língua escrita. O trabalho com a psicogênese da língua escrita no ciclo de alfabetização contribui no processo de aprendizagem dos alunos que estão inseridos no ciclo de alfabetização, alunos estes que estão em processo de aquisição da língua escrita e da leitura. As interlocutoras da pesquisa foram professoras do primeiro, segundo e terceiro anos de uma escola municipal de João Pessoa. Como metodologia de pesquisa, foi priorizado a abordagem qualitativa, fazendo uso de observação e entrevista semiestruturada. Busquei apoio nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1985), Magda Soares (2009), Telma Weisz (1985), Esther Pillar Grossi (1990), entre outros. De acordo com o que foi observado na instituição onde foi realizada a pesquisa, o trabalho com a psicogênese da língua escrita não é frequente, só acontece na sala de aula do segundo ano, sendo que esse trabalho era para estar sendo explorado em todas as salas do ciclo de alfabetização, no dia a dia dos alunos, priorizando suas vivências, e respeitando o nível da escrita de cada um, sendo realizado juntamente com os conteúdos ministrados pelas professoras em sala de aula. Diante disso, acreditamos que essa pesquisa venha contribuir para destacar a importância do trabalho com a psicogênese da língua escrita no ciclo de alfabetização, e que todos os professores alfabetizadores, possam utilizar na sua prática pedagógica o trabalhando com a psicogênese da língua escrita, visando contribuir com o processo de alfabetização no contexto do letramento de seus alunos.
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Analisando qual a concepção sobre a psicogênese da língua escrita na visão das professoras do ciclo de alfabetização; identificando e analisando quais as dificuldades que as professoras encontram para desenvolver atividades no ciclo de alfabetização relacionando-as com a psicogênese da língua escrita; identificando e analisando também quais as práticas pedagógicas das professoras do ciclo de alfabetização, e se há relação com a psicogênese da língua escrita; analisando se o ambiente escolar oferece formação continuada para essas professoras que estão atuando no ciclo de alfabetização para que em sua prática elas possam fazer uso de metodologias que trabalhem com a psicogênese da língua escrita. O trabalho com a psicogênese da língua escrita no ciclo de alfabetização contribui no processo de aprendizagem dos alunos que estão inseridos no ciclo de alfabetização, alunos estes que estão em processo de aquisição da língua escrita e da leitura. As interlocutoras da pesquisa foram professoras do primeiro, segundo e terceiro anos de uma escola municipal de João Pessoa. Como metodologia de pesquisa, foi priorizado a abordagem qualitativa, fazendo uso de observação e entrevista semiestruturada. Busquei apoio nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1985), Magda Soares (2009), Telma Weisz (1985), Esther Pillar Grossi (1990), entre outros. De acordo com o que foi observado na instituição onde foi realizada a pesquisa, o trabalho com a psicogênese da língua escrita não é frequente, só acontece na sala de aula do segundo ano, sendo que esse trabalho era para estar sendo explorado em todas as salas do ciclo de alfabetização, no dia a dia dos alunos, priorizando suas vivências, e respeitando o nível da escrita de cada um, sendo realizado juntamente com os conteúdos ministrados pelas professoras em sala de aula. Diante disso, acreditamos que essa pesquisa venha contribuir para destacar a importância do trabalho com a psicogênese da língua escrita no ciclo de alfabetização, e que todos os professores alfabetizadores, possam utilizar na sua prática pedagógica o trabalhando com a psicogênese da língua escrita, visando contribuir com o processo de alfabetização no contexto do letramento de seus alunos.The present work had as main objective to understand how the teachers of the literacy cycle develop through the Psicogênese of the Written Language, the organization of its pedagogical work. Analyzing the conception about the psychogenesis of written language in the teachers' view of the literacy cycle; identifying and analyzing the difficulties that teachers encounter in order to develop activities in the literacy cycle relating them to the psychogenesis of written language; identify and analyze also the pedagogical practices of the teachers of the literacy cycle, and if there is a relation with the psychogenesis of the written language; analyzing if the school environment provides continuous training for those teachers who are working in the literacy cycle so that in their practice they can make use of methodologies that work with the psychogenesis of written language. The work with the psychogenesis of written language in the literacy cycle contributes to the learning process of students who are inserted in the literacy cycle, students who are in the process of acquiring the language and writing and reading. The interviewees were teachers of the first, second and third years of a municipal school in Joao Pessoa. As a research methodology, the qualitative method was prioritized, making use of observation and semi-structured interview. I sought support in the studies of Ferreiro and Teberosky (1985), Magda Soares (2009), Telma Weisz (1985), Esther Pillar Grossi (1990), among others. According to what was observed in the institution where the research was carried out, the work with the psychogenesis of the written language is not frequent, it only happens in the classroom of the second year, being that this work was to be explored in all the rooms of the literacy cycle, in the day to day of the students, prioritizing their experiences, respecting the level of the writing of each one, and being carried out along with the contents taught by the teachers in the classroom. In view of this, I believe that this research will contribute to highlight the importance of work with the psychogenesis of written language in the literacy cycle, and that all teachers of literacy can use in their pedagogical practice working with the psychogenesis of written language, aiming to contribute with the process of literacy in the context of the literacy of its students.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-01T11:24:01Z No. of bitstreams: 1 K M14122017.pdf: 1482259 bytes, checksum: cc93d1b984a35276eeb1874f01f285dc (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-01T11:24:01Z (GMT). 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