Análise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriela Silveira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218158
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
id UFSC_59dec37ce9400bf45e0c8ce7c00f6ce0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218158
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa Catarina.Silva, Gabriela Silveira daDalmau, Marcos Baptista Lopez2020-12-08T21:26:07Z2020-12-08T21:26:07Z2020-11https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218158TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.Este estudo objetivou analisar o grau de satisfação dos colaboradores da área de projetos quanto ao processo de comunicação interna atualmente utilizado pela empresa Gama. A pesquisa pode ser caracterizada como descritiva, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para coleta e análise dos dados, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas, uma com o Diretor Geral e outra com o Diretor Técnico e aplicação de questionário com os colaboradores da área técnica. Os resultados das pesquisas revelaram que metade dos colaboradores que responderam à pesquisa estão satisfeitos com a comunicação interna, demonstrando um resultado moderadamente satisfatório. Com isso, foi possível destacar alguns pontos fortes e fracos, sendo que estes últimos estavam relacionados, principalmente, com o processo comunicacional, ausência de feedback e a qualidade de algumas informações. Ao final, foram propostas algumas melhorias para que a empresa transforme seus pontos fracos em pontos fortes, aumente a satisfação de seus colaboradores em relação a comunicação interna e continue se desenvolvendo.This study aimed to analyze the degree of satisfaction of employees in the project area regarding the internal communication process used by the company Gama. The research can be characterized as descriptive, of an applied nature, with a qualitative and quantitative approach. To collect and analyze the data, two semi-structured changes were made, one with the General Director and the other with the Technical Director, and the questionnaire with employees in the technical area. The results of the surveys revealed that half of the employees who responded to the survey are correlated with internal communication, showing a moderately satisfactory result. With that, it was possible to highlight some strengths and weaknesses, the latter being mainly related to the communication process, lack of feedback and quality of some information. In the end, some improvements were proposed for the company to transform its weaknesses into strengths, increase the satisfaction of its employees in relation to internal communication and continue to develop.148 f.Florianópolis, SCComunicação internaSatisfação profissionalRecursos humanosAnálise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/218158/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC Versão Final Gabriela.pdfTCC Versão Final Gabriela.pdfTCCapplication/pdf1698347https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/218158/1/TCC%20Versa%cc%83o%20Final%20Gabriela.pdf05dc07fe562c4a52be1a2efa5e51dd87MD51123456789/2181582020-12-08 18:26:07.352oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218158Vm9jw6ogdGVtIGEgbGliZXJkYWRlIGRlOiBDb21wYXJ0aWxoYXIg4oCUIGNvcGlhciwgZGlzdHJpYnVpciBlIHRyYW5zbWl0aXIgYSBvYnJhLiBSZW1peGFyIOKAlCBjcmlhciBvYnJhcyBkZXJpdmFkYXMuClNvYiBhcyBzZWd1aW50ZXMgY29uZGnDp8O1ZXM6IEF0cmlidWnDp8OjbyDigJQgVm9jw6ogZGV2ZSBjcmVkaXRhciBhIG9icmEgZGEgZm9ybWEgZXNwZWNpZmljYWRhIHBlbG8gYXV0b3Igb3UgbGljZW5jaWFudGUgKG1hcyBuw6NvIGRlIG1hbmVpcmEgcXVlIHN1Z2lyYSBxdWUgZXN0ZXMgY29uY2VkZW0gcXVhbHF1ZXIgYXZhbCBhIHZvY8OqIG91IGFvIHNldSB1c28gZGEgb2JyYSkuIFVzbyBuw6NvLWNvbWVyY2lhbCDigJQgVm9jw6ogbsOjbyBwb2RlIHVzYXIgZXN0YSBvYnJhIHBhcmEgZmlucyBjb21lcmNpYWlzLgpGaWNhbmRvIGNsYXJvIHF1ZTogUmVuw7puY2lhIOKAlCBRdWFscXVlciBkYXMgY29uZGnDp8O1ZXMgYWNpbWEgcG9kZSBzZXIgcmVudW5jaWFkYSBzZSB2b2PDqiBvYnRpdmVyIHBlcm1pc3PDo28gZG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMuIERvbcOtbmlvIFDDumJsaWNvIOKAlCBPbmRlIGEgb2JyYSBvdSBxdWFscXVlciBkZSBzZXVzIGVsZW1lbnRvcyBlc3RpdmVyIGVtIGRvbcOtbmlvIHDDumJsaWNvIHNvYiBvIGRpcmVpdG8gYXBsaWPDoXZlbCwgZXN0YSBjb25kacOnw6NvIG7Do28gw6ksIGRlIG1hbmVpcmEgYWxndW1hLCBhZmV0YWRhIHBlbGEgbGljZW7Dp2EuIE91dHJvcyBEaXJlaXRvcyDigJQgT3Mgc2VndWludGVzIGRpcmVpdG9zIG7Do28gc8OjbywgZGUgbWFuZWlyYSBhbGd1bWEsIGFmZXRhZG9zIHBlbGEgbGljZW7Dp2E6IExpbWl0YcOnw7VlcyBlIGV4Y2XDp8O1ZXMgYW9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIG91IHF1YWlzcXVlciB1c29zIGxpdnJlcyBhcGxpY8OhdmVpczsgT3MgZGlyZWl0b3MgbW9yYWlzIGRvIGF1dG9yOyBEaXJlaXRvcyBxdWUgb3V0cmFzIHBlc3NvYXMgcG9kZW0gdGVyIHNvYnJlIGEgb2JyYSBvdSBzb2JyZSBhIHV0aWxpemHDp8OjbyBkYSBvYnJhLCB0YWlzIGNvbW8gZGlyZWl0b3MgZGUgaW1hZ2VtIG91IHByaXZhY2lkYWRlLiBBdmlzbyDigJQgUGFyYSBxdWFscXVlciByZXV0aWxpemHDp8OjbyBvdSBkaXN0cmlidWnDp8Ojbywgdm9jw6ogZGV2ZSBkZWl4YXIgY2xhcm8gYSB0ZXJjZWlyb3Mgb3MgdGVybW9zIGRhIGxpY2Vuw6dhIGEgcXVlIHNlIGVuY29udHJhIHN1Ym1ldGlkYSBlc3RhIG9icmEuIEEgbWVsaG9yIG1hbmVpcmEgZGUgZmF6ZXIgaXNzbyDDqSBjb20gdW0gbGluayBwYXJhIGVzdGEgcMOhZ2luYS4KTGljZW7Dp2EgQ3JlYXRpdmUgQ29tbW9ucyAtIGh0dHA6Ly9jcmVhdGl2ZWNvbW1vbnMub3JnL2xpY2Vuc2VzL2J5LW5jLzMuMC9ici8KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-08T21:26:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolis
title Análise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolis
spellingShingle Análise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolis
Silva, Gabriela Silveira da
Comunicação interna
Satisfação profissional
Recursos humanos
title_short Análise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolis
title_full Análise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolis
title_fullStr Análise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolis
title_full_unstemmed Análise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolis
title_sort Análise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolis
author Silva, Gabriela Silveira da
author_facet Silva, Gabriela Silveira da
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriela Silveira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalmau, Marcos Baptista Lopez
contributor_str_mv Dalmau, Marcos Baptista Lopez
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna
Satisfação profissional
Recursos humanos
topic Comunicação interna
Satisfação profissional
Recursos humanos
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-08T21:26:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-08T21:26:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218158
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/218158/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/218158/1/TCC%20Versa%cc%83o%20Final%20Gabriela.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
05dc07fe562c4a52be1a2efa5e51dd87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805219687006208