Análise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218158 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
id |
UFSC_59dec37ce9400bf45e0c8ce7c00f6ce0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218158 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa Catarina.Silva, Gabriela Silveira daDalmau, Marcos Baptista Lopez2020-12-08T21:26:07Z2020-12-08T21:26:07Z2020-11https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218158TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.Este estudo objetivou analisar o grau de satisfação dos colaboradores da área de projetos quanto ao processo de comunicação interna atualmente utilizado pela empresa Gama. A pesquisa pode ser caracterizada como descritiva, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para coleta e análise dos dados, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas, uma com o Diretor Geral e outra com o Diretor Técnico e aplicação de questionário com os colaboradores da área técnica. Os resultados das pesquisas revelaram que metade dos colaboradores que responderam à pesquisa estão satisfeitos com a comunicação interna, demonstrando um resultado moderadamente satisfatório. Com isso, foi possível destacar alguns pontos fortes e fracos, sendo que estes últimos estavam relacionados, principalmente, com o processo comunicacional, ausência de feedback e a qualidade de algumas informações. Ao final, foram propostas algumas melhorias para que a empresa transforme seus pontos fracos em pontos fortes, aumente a satisfação de seus colaboradores em relação a comunicação interna e continue se desenvolvendo.This study aimed to analyze the degree of satisfaction of employees in the project area regarding the internal communication process used by the company Gama. The research can be characterized as descriptive, of an applied nature, with a qualitative and quantitative approach. To collect and analyze the data, two semi-structured changes were made, one with the General Director and the other with the Technical Director, and the questionnaire with employees in the technical area. The results of the surveys revealed that half of the employees who responded to the survey are correlated with internal communication, showing a moderately satisfactory result. With that, it was possible to highlight some strengths and weaknesses, the latter being mainly related to the communication process, lack of feedback and quality of some information. In the end, some improvements were proposed for the company to transform its weaknesses into strengths, increase the satisfaction of its employees in relation to internal communication and continue to develop.148 f.Florianópolis, SCComunicação internaSatisfação profissionalRecursos humanosAnálise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/218158/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC Versão Final Gabriela.pdfTCC Versão Final Gabriela.pdfTCCapplication/pdf1698347https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/218158/1/TCC%20Versa%cc%83o%20Final%20Gabriela.pdf05dc07fe562c4a52be1a2efa5e51dd87MD51123456789/2181582020-12-08 18:26:07.352oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-08T21:26:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolis |
title |
Análise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolis |
spellingShingle |
Análise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolis Silva, Gabriela Silveira da Comunicação interna Satisfação profissional Recursos humanos |
title_short |
Análise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolis |
title_full |
Análise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolis |
title_fullStr |
Análise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolis |
title_full_unstemmed |
Análise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolis |
title_sort |
Análise do processo de comunicação interna de uma empresa de consultoria em engenharia da Grande Florianópolis |
author |
Silva, Gabriela Silveira da |
author_facet |
Silva, Gabriela Silveira da |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gabriela Silveira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalmau, Marcos Baptista Lopez |
contributor_str_mv |
Dalmau, Marcos Baptista Lopez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação interna Satisfação profissional Recursos humanos |
topic |
Comunicação interna Satisfação profissional Recursos humanos |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-08T21:26:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-08T21:26:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218158 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
148 f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/218158/2/license.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/218158/1/TCC%20Versa%cc%83o%20Final%20Gabriela.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 05dc07fe562c4a52be1a2efa5e51dd87 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805219687006208 |