A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Bruno de Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216222
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
id UFSC_5a14ca0409fa13aea250a2be99393a1e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216222
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstruçãoEducação infantilCriançasEducação básicaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.Apresenta o resultado de uma investigação sobre à formação para a liberdade individual (HONNETH, 2007; HONNETH, 2014) das crianças nas instituições de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis/SC. Toma as relações de reconhecimento (formação da ?segunda natureza? da criança) como premissa fundamental em práticas, hábitos e rotinas dos processos intersubjetivos de formação em um Núcleo de Educação Infantil, especificamente a partir da análise do cotidiano de dois grupos de crianças com idades entre 5 e 6 anos. Considera o cotidiano da Educação Infantil como realidade objetiva, eticamente estruturada, que encarna e expressa ideais, normas e valores, os quais foram historicamente determinantes no processo de constituição da instituição como âmbito formal hodierno de educação das crianças. O estudo trata, em um primeiro momento, da reconstrução normativa do processo de instituição educação infantil como âmbito social de formação na infância. Posteriormente, trata da reconstrução empírica e hermenêutica vida intersubjetiva de um Núcleo de Educação Infantil, para isso, analisa as práticas, hábitos e valores que estruturam a formação das crianças para a liberdade individual.Abstract*: It presents the outcome of an investigation into the training for the individual freedom (HONNETH, 2007; HONNETH, 2014) of children in children's education institutions of the Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC. It takes the recognition relationships (the formation of the \"second nature\" of the child) as a fundamental premise in practices, habits and routines of the intersubjective processes of apprenticeship in a Children's Education Center, specifically based on an analysis of the daily life of two groups of children between the ages of 5 and 6. He regards the daily life of children's education as an objective, ethically structured reality, which embodies and expresses ideals, standards and values, which have historically been decisive in the process of setting up the institution as a formal modern scope for the education of children. The study deals, in the first instance, with the normative reconstruction of the process of institution for children as a social sphere of childhood education. Afterwards, it deals with the empirical and hermeneutic reconstruction of the intersubjective life of a Center for Children's Education, to do so, analyzes the practices, habits and values that structure the formation of children for individual freedom.Vaz, Alexandre FernandezUniversidade Federal de Santa CatarinaFaria, Bruno de Almeida2020-10-21T21:27:00Z2020-10-21T21:27:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis173 p.application/pdf369880https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216222porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:27:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216222Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução
title A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução
spellingShingle A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução
Faria, Bruno de Almeida
Educação infantil
Crianças
Educação básica
title_short A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução
title_full A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução
title_fullStr A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução
title_full_unstemmed A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução
title_sort A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução
author Faria, Bruno de Almeida
author_facet Faria, Bruno de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, Alexandre Fernandez
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Bruno de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Crianças
Educação básica
topic Educação infantil
Crianças
Educação básica
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:27:00Z
2020-10-21T21:27:00Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369880
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216222
identifier_str_mv 369880
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 173 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652286439718912