A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216222 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020. |
id |
UFSC_5a14ca0409fa13aea250a2be99393a1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216222 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstruçãoEducação infantilCriançasEducação básicaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.Apresenta o resultado de uma investigação sobre à formação para a liberdade individual (HONNETH, 2007; HONNETH, 2014) das crianças nas instituições de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis/SC. Toma as relações de reconhecimento (formação da ?segunda natureza? da criança) como premissa fundamental em práticas, hábitos e rotinas dos processos intersubjetivos de formação em um Núcleo de Educação Infantil, especificamente a partir da análise do cotidiano de dois grupos de crianças com idades entre 5 e 6 anos. Considera o cotidiano da Educação Infantil como realidade objetiva, eticamente estruturada, que encarna e expressa ideais, normas e valores, os quais foram historicamente determinantes no processo de constituição da instituição como âmbito formal hodierno de educação das crianças. O estudo trata, em um primeiro momento, da reconstrução normativa do processo de instituição educação infantil como âmbito social de formação na infância. Posteriormente, trata da reconstrução empírica e hermenêutica vida intersubjetiva de um Núcleo de Educação Infantil, para isso, analisa as práticas, hábitos e valores que estruturam a formação das crianças para a liberdade individual.Abstract*: It presents the outcome of an investigation into the training for the individual freedom (HONNETH, 2007; HONNETH, 2014) of children in children's education institutions of the Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC. It takes the recognition relationships (the formation of the \"second nature\" of the child) as a fundamental premise in practices, habits and routines of the intersubjective processes of apprenticeship in a Children's Education Center, specifically based on an analysis of the daily life of two groups of children between the ages of 5 and 6. He regards the daily life of children's education as an objective, ethically structured reality, which embodies and expresses ideals, standards and values, which have historically been decisive in the process of setting up the institution as a formal modern scope for the education of children. The study deals, in the first instance, with the normative reconstruction of the process of institution for children as a social sphere of childhood education. Afterwards, it deals with the empirical and hermeneutic reconstruction of the intersubjective life of a Center for Children's Education, to do so, analyzes the practices, habits and values that structure the formation of children for individual freedom.Vaz, Alexandre FernandezUniversidade Federal de Santa CatarinaFaria, Bruno de Almeida2020-10-21T21:27:00Z2020-10-21T21:27:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis173 p.application/pdf369880https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216222porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:27:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216222Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução |
title |
A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução |
spellingShingle |
A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução Faria, Bruno de Almeida Educação infantil Crianças Educação básica |
title_short |
A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução |
title_full |
A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução |
title_fullStr |
A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução |
title_full_unstemmed |
A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução |
title_sort |
A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução |
author |
Faria, Bruno de Almeida |
author_facet |
Faria, Bruno de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vaz, Alexandre Fernandez Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Bruno de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Crianças Educação básica |
topic |
Educação infantil Crianças Educação básica |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-21T21:27:00Z 2020-10-21T21:27:00Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
369880 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216222 |
identifier_str_mv |
369880 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
173 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652286439718912 |