Incorporação da inteligência competitiva às atividades de planejamento estratégico do projeto de produtos industriais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Renata Jorge
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92258
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009
id UFSC_5a1c24699e47f5a16f014cd55719a0fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92258
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Incorporação da inteligência competitiva às atividades de planejamento estratégico do projeto de produtos industriaisEngenharia e gestão do conhecimentoInteligência competitivaPlanejamento estrategicoProjeto de produtoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009De acordo com as perspectivas da Gestão do Conhecimento, com a evolução do mercado e com o crescimento do volume das informações disponíveis para a empresa, percebe-se uma necessidade crescente por parte das empresas de coletar as diversas informações disponíveis e definir qual a sua melhor aplicação às atividades da empresa, por meio da geração de inteligência, caracterizando o uso de um sistema desenvolvido para a competitividade. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um modelo de incorporação de ações da Inteligência Competitiva (IC) ao Planejamento Estratégico do Projeto de Produtos (PEPP). Uma pesquisa exploratória foi a base metodológica deste trabalho. Dentre as cinco empresas que se dispuseram a participar da pesquisa, uma foi escolhida para aplicação do estudo de caso, outra para aplicação do teste-piloto e outra como referência em melhores práticas de IC ou benchmarking. A pesquisa exploratória serviu para (i) conhecer melhor a realidade das empresas em termos de IC e (ii) fazer da seleção para o estudo de caso uma ação também embasada teórica e metodologicamente. O Modelo de Incorporação da IC ao PEPP possui quatro fases, com duas etapas cada, correspondendo aos objetivos específicos da tese. Os resultados mostram que a seqüência estabelecida para a aplicação do Modelo facilitou esta atividade. A verificação da aplicabilidade do Modelo por meio do software i tink® e com base na Dinâmica de Sistemas mostrou a plausibilidade do mesmo. Os resultados apresentados demonstram que, ao se acrescentar informações de IC relevantes em termos de qualidade, se terá um menor tempo gasto no Planejamento Estratégico do Projeto de Produtos da empresa Beta. Com o acréscimo das informações dos elementos de IC conforme os resultados do modelo, se obteve um tempo de PEPP na empresa Beta de 64 dias, menor do que o da empresa selecionada para benchmarking em IC 79 dias. Com base nos resultados obtidos, e tendo em vista que a empresa pesquisada trabalha com produtos sob pedido, considera-se, cada produto desenvolvido pela empresa como um produto inovador em relação àqueles desenvolvidos anteriormente. Como a inovação está relacionada diretamente às informações que a empresa coleta e como quem desenvolve um projeto de produto e um produto com mais rapidez chega antes ao mercado, pode-se dizer que esse tipo de incorporação estimula a criação de produtos inovadores.According to the Knowledge Management tenets, with the evolution of the market and with the growing of the available information for the enterprises volume, a need is felt by the enterprises to collect a variety of available information and to define its best application on the enterprises activities through the generation of intelligence, thus characterizing a competitive system. This piece of research provides the development of a model for inclusion of the Competitive Intelligence (CI) actions into the Strategic Product Project Planning (SPPP). The present work belongs in the Knowledge Management subarea of the Knowledge Engineering and Management Post-Graduation Program at Universidade Federal de Santa Catarina. An exploratory survey was the methodological basis for the present investigation. Among the five enterprises that took part in this piece of research, one was chosen as the case study, the other was chosen for the application of the pilot-testing, and another one was chosen as the reference of best practices or benchmarking. The exploratory survey was useful for (i) getting to know better the reality of the enterprises and (ii) making the choice for the case study a methodologically-based selection. The MIPE the model of inclusion of the Competitive Intelligence (CI) actions in the Strategic Product Project Planning (SPPP) - is composed of four phases with two sub-phases each, corresponding to the specific objectives of the present work. The results show that the sequence established for the application of MIPE has contributed for its success. The verification of the applicability of MIP through the ithink® software and based on Systems Dynamic theory has shown its plausibility. The results also show that the higher CI relevant information quality level is added Competitive Intelligence (CI) actions in the Strategic Product Project Planning, the more SPPP spent time will be reduced. The addition of information to the CI elements caused a gain in the PEPP time: 64 days, which is less than the time of enterprise selected as benchmarking for the same activity 79 days. Thus, due to the fact that the case study enterprise works on an Engineering-to-Order production basis, it can be stated that each product developed by this enterprise is an innovative product regarding the previous one. As innovation is directly related to the information that the enterprise collects and as the company that develops a product planning and a product faster reaches the market first, it can be stated that this kind of incorporation stimulates the creation of innovative products.Selig, Paulo MauricioPossamai, OsmarUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Renata Jorge2012-10-24T07:14:02Z2012-10-24T07:14:02Z2012-10-24T07:14:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| il., grafs., tabs.application/pdf275220http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92258porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T20:30:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92258Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T20:30:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Incorporação da inteligência competitiva às atividades de planejamento estratégico do projeto de produtos industriais
title Incorporação da inteligência competitiva às atividades de planejamento estratégico do projeto de produtos industriais
spellingShingle Incorporação da inteligência competitiva às atividades de planejamento estratégico do projeto de produtos industriais
Vieira, Renata Jorge
Engenharia e gestão do conhecimento
Inteligência competitiva
Planejamento estrategico
Projeto de produto
title_short Incorporação da inteligência competitiva às atividades de planejamento estratégico do projeto de produtos industriais
title_full Incorporação da inteligência competitiva às atividades de planejamento estratégico do projeto de produtos industriais
title_fullStr Incorporação da inteligência competitiva às atividades de planejamento estratégico do projeto de produtos industriais
title_full_unstemmed Incorporação da inteligência competitiva às atividades de planejamento estratégico do projeto de produtos industriais
title_sort Incorporação da inteligência competitiva às atividades de planejamento estratégico do projeto de produtos industriais
author Vieira, Renata Jorge
author_facet Vieira, Renata Jorge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Selig, Paulo Mauricio
Possamai, Osmar
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Renata Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Inteligência competitiva
Planejamento estrategico
Projeto de produto
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Inteligência competitiva
Planejamento estrategico
Projeto de produto
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-24T07:14:02Z
2012-10-24T07:14:02Z
2012-10-24T07:14:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 275220
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92258
identifier_str_mv 275220
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652112420143104