Análises de exames de ingresso no ensino superior: tendências nos conteúdos de botânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Amanda Formehl
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174744
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
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spelling Análises de exames de ingresso no ensino superior: tendências nos conteúdos de botânicaVestibularBotânicaEnsino MédioPCNsTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Este trabalho intenciona verificar, por meio de análises das provas de vestibulares das principais Universidades Federais do Sul do Brasil e do ENEM/MEC, juntamente com uma pesquisa das áreas de saber exigidas pelos PCNs, se existem tendências nos conteúdos de Botânica que foram exigidos nos vestibulares dos últimos anos e se essas tendências podem ter algum impacto sobre a formação dos cidadãos. Os dados sobre as questões foram tabulados em planilhas e classificados nas áreas de Anatomia, Fisiologia, Sistemática, Ecologia, Genética ou Multidisciplinar e nos grupos tradicionalmente tratados pela Botânica: algas, fungos, briófitas, criptógamas vasculares, gimnospermas ou angiospermas. Percebeu-se que entre as áreas, Anatomia Vegetal é a mais tratada nas questões de vestibular e o grupo mais abordado é o das angiospermas. Observou-se que existe um grande desequilíbrio tanto entre áreas quanto entre grupos abordados. Considerando que muitas instituições do ensino médio tem um direcionamento de formação para os concursos vestibulares, pressupõe-se que esse desequilíbrio nos conteúdos pode acarretar em uma deformação nas competências teóricas do cidadão, o que pode refletir diretamente sobre sua percepção do ambiente, biodiversidade e conservação dos ecossistemas.Florianópolis, SC.Trevisan, RafaelUniversidade Federal de Santa CatarinaAlmeida, Amanda Formehl2017-04-11T18:38:52Z2017-04-11T18:38:52Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis33 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174744porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-11T18:41:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174744Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-11T18:41:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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