Protótipo de aplicativo móvel para apoio assistencial interdisciplinar no desenvolvimento da punção intraóssea em situações de emergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Preis, Lucas Corrêa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251894
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2023.
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spelling Protótipo de aplicativo móvel para apoio assistencial interdisciplinar no desenvolvimento da punção intraóssea em situações de emergênciaEnfermagemInfusões intravenosasPunçõesEmergênciasAplicativos móveisEnfermagemTelemedicinaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2023.No atendimento de emergência, a TI é considerada um procedimento vital para a garantia de sobrevivência do paciente, uma vez que, permite a infusão ágil de medicamentos e soluções com a finalidade de obter uma resposta rápida e eficaz do organismo para a promoção de sua estabilização . Contudo, diversas condições podem trazer obstáculos e obstáculos para o estabelecimento da TI em uma situação de emergência. Consequentemente, considerando tratar-se de um recurso vital para a preservação da vida e das funções exigidas de um paciente, a utilização da técnica de acesso vascular por via intraóssea (IO) tem sido recomendada pela literatura e por associações de caráter científico como American Heart Association (AHA) e Conselho Europeu de Reanimação (ERC). Este estudo tem como objetivo desenvolver um protótipo de aplicativo para dispositivos móveis com os requisitos necessários, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem da equipe interdisciplinar no desenvolvimento da punção intraóssea em situações de emergência. Trata-se de uma pesquisa de produção tecnológica norteada pelo Design Thinking, na qual empregou diferentes metodologias, como a metodologia Double Diamond, o modelo conceitual de Garret e o método de Design Instrucional ADDIE. O desenvolvimento da presente pesquisa consistiu na execução de três etapas consecutivas, das quatro que compõem a metodologia Double Diamond, sendo elas: 1ª etapa - Descobrir: Prospecção tecnológica e revisão integrativa da literatura, identificar as tecnologias atualmente disponíveis no contexto da capacitação multiprofissional em saúde; 2ª etapa - Definir: Incorporação do protocolo de punção intraóssea construído e validado durante o mestrado, bem como, dos achados da etapa 1 para a construção do conteúdo do protótipo de App utilizando-se o método de Design Instrucional ADDIE e o modelo conceitual de Garret concomitantemente ; e 3ª etapa - Desenvolver: Desenvolvimento do protótipo de App utilizando o método de Design Instrucional ADDIE e o modelo conceitual de Garret concomitantemente. Os resultados do presente estudo possibilitaram o desenvolvimento do protótipo de aplicativo móvel MED&NURSING TRAINING, direcionando a capacitação de médicos e enfermeiros para com a realização do procedimento de punção intraóssea, resultando em uma tecnologia consistente, segura e com potencial de promoção de melhoria das práticas assistenciais dos profissionais. Sua versão final conta com um total de onze telas e com recursos capazes de orientar o profissional quanto às condutas de realização do procedimento de forma segura; sistematização das condutas relacionadas ao procedimento de punção intraóssea por fases; imagens que podem melhor retratar o conteúdo que você deseja transmitir ao usuário do aplicativo; espaço para compartilhamento de conteúdo científico da área de enfermagem e medicina; e espaço para interação dos usuários com os desenvolvedores da tecnologia. Conclui-se que a presente tecnologia é capaz de fomentar a realização do procedimento de punção intraóssea por profissionais médicos e enfermeiros, tornando o cuidado assistencial aos pacientes que possuem indicação de punção intraóssea mais qualitativa e segura. Convém destacar a capacidade dos resultados do presente estudo subsidiar a atuação profissional de médicos e enfermeiros alinhados a um conhecimento científico próprio e com uma característica interdisciplinar, assim como, de fomentar a ampliação do conhecimento humano para com o desenvolvimento do procedimento e de uma assistência integral ao paciente.Abstract: In emergency care, IT is considered a vital procedure to guarantee the patient's survival, as it will allow the agile infusion of medicines and solutions in order to obtain a quick and effective response from the body to promote its stabilization. . However, several conditions can bring obstacles and obstacles to the establishment of IT in an emergency situation. Consequently, considering that it is a vital resource for preserving a patient's life and vital functions, the use of the intraosseous (IO) vascular access technique has been recommended by the literature and by scientific associations such as the American Heart Association (AHA) and European Resuscitation Council (ERC). This study aimed to develop a prototype application for mobile devices with the necessary requirements, aiming to contribute to the teaching-learning process of the interdisciplinary team in the development of intraosseous puncture in emergency situations. This is technological production research guided by Design Thinking, in which different methodologies were used, such as the Double Diamond methodology, Garret's conceptual model and the ADDIE Instructional Design method. The development of this research consisted of the execution of three consecutive stages, of the four that make up the Double Diamond methodology, namely: 1st stage - Discover: Technological prospecting and integrative literature review aiming to identify the technologies currently available in the context of multidisciplinary training in health; 2nd stage - Define: Incorporation of the intraosseous puncture protocol built and validated during the master's degree, as well as the findings from stage 1 for the construction of the content of the App prototype using the ADDIE Instructional Design method and Garret's conceptual model concomitantly; and 3rd stage - Develop: Development of the App prototype using the ADDIE Instructional Design method and Garret's conceptual model simultaneously. The results of the present study enabled the development of the MED&NURSING TRAINING mobile application prototype, aimed at training doctors and nurses to perform the intraosseous puncture procedure, resulting in a consistent, safe technology with the potential to promote improvement in healthcare practices for patients. professionals. Its final version has a total of eleven screens and resources capable of guiding the professional on how to carry out the procedure safely; systematization of conduct related to the intraosseous puncture procedure in phases; images that can better portray the content you want to convey to the application user; space for sharing scientific content in the area of nursing and medicine; and space for users to interact with technology developers. It was concluded that this technology is capable of encouraging the performance of the intraosseous puncture procedure by medical professionals and nurses, making care for patients who are indicated for intraosseous puncture more qualitative and safe. It is worth highlighting the ability of the results of the present study to support the professional performance of doctors and nurses aligned with their own scientific knowledge and with an interdisciplinary characteristic, as well as to encourage the expansion of human knowledge towards the development of the procedure and comprehensive care to the patient.Tourinho, Francis Solange VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaPreis, Lucas Corrêa2023-11-10T23:26:56Z2023-11-10T23:26:56Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis198 p.| il., tabs.application/pdf384700https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251894porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T18:05:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251894Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-11-13T18:05:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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