Adoção da roda de conversa na adesão dos hipertensos ao tratamento: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172114 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não Transmissíveis |
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Adoção da roda de conversa na adesão dos hipertensos ao tratamento: um relato de experiênciahipertensão arterial sistêmicaroda de conversaeducação em saúdeTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas Não TransmissíveisA hipertensão arterial sistêmica (HAS) configura - se como um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Englobado por estas questões, percebe - se o quanto se faz necessário pautarmos as ações de promoção da saúde em atividades que envolvam os sujeitos e profissionais da saúde. O presente trabalho t rata - se de um relato de experiência que aponta a adoção da roda de conversa como estratégia educativa para fortalecimento da adesão ao tratamento dos pacientes hipertensos. Participaram d a atividade 1 80 hipertensos 06 profissionais d a equipe de saúde (c línico geral, f armacêutico, e nfermeiro, nutricionista educador físico e t écnico de enfermagem ) . As atividades educativas foram desenvolvidas em uma u nidade b ásica de s aúde no município de Boa Vista em Roraima durante cinco encontros que ocorreram n os meses de agosto a dezembro de 2012 . O primeiro momento da atividade foi concretizado pela realização de um convite aos profisisonais para participarem da atividades. Em seguida foram convidados os usuários cadastrados no serviço e que apresentavam HAS. Após o aceite dos mesmos deu - se iní cio a atividade propriamente dita por meio da metodologia da roda de conversa em que foram formados os círculos discorrendo sobre a temática HAS e adesão ao tratamento. Em alguns momentos, também foram realizadas tarefas recreativas . P ara o desenvolvimen to das ações e intervenções educativas foi seguido o modelo pedagógico Freiriano . Assim o envolvimento enfermeiro/sujeito transformando informações em qualidade de vida ampliando novos horizontes de forma intencional e comprometida, por meio do conheciment o sistematizado, que promova mudança em seu estilo de vida .Florianópolis, SCCosta, Veridiana TavaresUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Rosemeire Areias Rodrigues da2016-12-29T17:29:28Z2016-12-29T17:29:28Z2016-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis28application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172114porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-29T17:29:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/172114Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-29T17:29:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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