Investigação dos efeitos do metilfenidato em um modelo genético relacionado à endofenótipos do TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Squariz, Jéssica Cordeiro de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205683
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento, Florianópolis, 2018.
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spelling Investigação dos efeitos do metilfenidato em um modelo genético relacionado à endofenótipos do TDAHBiologia celularSíndrome do déficit de atençãoAprendizagemMemóriaMetilfenidatoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento, Florianópolis, 2018.O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurocomportamental que geralmente é diagnosticado em crianças e adolescentes e pode persistir durante a idade adulta. Foram utilizados modelos animais para o estudo do transtorno. Dentre eles, os ratos SHR (espontaneamente hipertensos) que são considerados o padrão-ouro e, portanto, os mais utilizados atualmente nas pesquisas do TDAH. Entretanto, os ratos SHR apresentam algumas limitações que prejudicam a sua validação como um modelo de TDAH. Assim, no presente estudo, avalia-se a perspectiva da linhagem SLA16 ser melhor para estudar alguns endofenótipos do transtorno, do que a linhagem SHR. Para isso, os ratos das linhagens SHR e SLA16 fêmeas e machos foram tratados cronicamente na adolescência, com o fármaco de primeira escolha para tratamento do TDAH (ritalina®). Após 1 ou 4 meses, os animais foram submetidos a testes comportamentais para avaliar endofenótipos de hiperatividade/impulsividade e memória/aprendizado. Os resultados mostraram uma maior hiperatividade locomotora na linhagem SLA16, independente do sexo ou da idade, no teste do campo aberto. A ritalina® causou melhora na discriminação dos objetos novos nas fêmeas da linhagem SLA16 no teste de reconhecimentos de objetos, após 1 mês. Após 4 meses, a ritalina® causou melhora na discriminação dos objetos novos nas fêmeas das duas linhagens. Assim, podemos concluir que a linhagem SLA16 é potencialmente interessante para estudar endofenótipos do TDAH e que as fêmeas merecem uma maior atenção em estudos futuros, visto que apresentaram melhoras significantes em aspectos relacionados ao aprendizado/memória após o tratamento com ritalina®.Abstract : Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurobehavioral disorder that is usually diagnosed in children and adolescents and may persist through adulthood. Animal models were used to study the disorder. Among them, SHR (Spontaneously Hypertensive Rats) are considered the \"gold standard\" and, therefore, the most common strain used in ADHD basic research. However, SHR rats present some limitations that undermine their validation as a model of ADHD. Thus, in the present study, it evaluated the perspective of the SLA16 strain to be a better model to study some endophenotypes of the disorder than the SHR strain. For this, females and males from SHR and SLA16 strains were chronically treated in adolescence with the first choice drug for the ADHD (ritalin®). After 1 or 4 months, the animals were submitted to behavioral tests to evaluate endophenotypes of hyperactivity/impulsivity and learning/memory. The results showed greater locomotor hyperactivity in the SLA16 strain, regardless of gender, or age, in the open field test. Ritalin® improved the discrimination of new objects in SLA16 females in the object recognition test, after 1 month. After 4 months, ritalin® improved the discrimination of new objects in females of both strains. Thus, we can conclude that the SLA16 strain is potentially attractive to study endophenotypes of ADHD and that females deserve greater attention in future studies since they presented significant improvements in aspects related to learning/ memory after treatment with ritalin®Izídio, Geison de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaSquariz, Jéssica Cordeiro de Oliveira2020-03-31T13:57:26Z2020-03-31T13:57:26Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis89 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf359158https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205683porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:57:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205683Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:57:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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