Aprendizagem organizacional como fator de estímulo ao processo de inovação: boas práticas para atuação na polícia federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morales, Paula Dora Aostri
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216232
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2020.
id UFSC_5b44bfa95b491f08aed5ede668066bdb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216232
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMorales, Paula Dora AostriCândido, Ana Clara2020-10-21T21:27:07Z2020-10-21T21:27:07Z2020369397https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216232Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2020.Este trabalho tem por objetivo identificar as boas práticas de aprendizagem organizacional que contribuem para o estímulo da inovação na Polícia Federal. Como fundamentação teórica, o trabalho utiliza interdisciplinaridade e as perspectivas dos paradigmas social e cognitivo da Ciência da Informação, e é desenvolvido a partir da interação dos construtos aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e inovação. Como método, a pesquisa é caracterizada como exploratória e descritiva e quanto à sua abordagem é predominantemente qualitativa. Quanto às técnicas e procedimentos de pesquisa, foram empregadas a pesquisa bibliográfica, documental e de levantamento de dados. Como resultado, foram evidenciadas as boas práticas em aprendizagem organizacional já implementadas na Polícia Federal, entre as quais se destacam: um arcabouço normativo interno consistente, com conceitos, diretrizes, estratégias e governança alinhados com as melhores práticas de aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e inovação; o desenho de políticas institucionais integradas que tem como pressuposto o reconhecimento do servidor como principal insumo da organização; o alinhamento das ações de capacitação continuadas com o planejamento estratégico, aliado às estratégias de geração do conhecimento e o estímulo ao seu compartilhamento para a geração de nova aprendizagem e inovação. As boas práticas a ser implementadas na organização como fator de estímulo à inovação identificadas são a implementação da Política de Gestão do Conhecimento por meio da criação de um sistema de Gestão do Conhecimento baseado em TICs; o fortalecimento da Unidade de Gestão do Conhecimento; a criação de um banco de talentos para mapear o conhecimento da organização; a criação de mecanismos baseados em TICs para possibilitar o compartilhamento do conhecimento; a vinculação das atividades de gestão do conhecimento aos resultados estratégicos; a estimulação da cultura organizacional voltada para o conhecimento; as interações entre conhecimento individual, organizacional, aprendizagem e agregação de valor; o estímulo à comunicação para o compartilhamento de conhecimentos e o incentivo da documentação do conhecimento através da utilização de TIC?s.Abstract: This work aims to identify the best organizational learning practices that contribute to stimulating innovation in the Brazilian Federal Police. As a theoretical foundation, the work uses interdisciplinarity and the perspectives of the social and cognitive paradigms of Information Science, and is developed from the interaction of the constructs of organizational learning, knowledge management and innovation. As a method, the research is characterized as descriptive and exploratory and regarding its predominantly qualitative approach. As for research techniques, bibliographic, documentary and data collection research were used. As a result, the good practices in organizational learning already implemented by the Brazilian Federal Police were highlighted, among which the following stand out: a consistent internal regulatory framework, with concepts, guidelines, strategies and governance aligned with the best practices of organizational learning, knowledge management and innovation; the design of integrated institutional policies that presuppose the recognition of the public servant as the main input of the organization; the alignment of continuing training actions with strategic planning, combined with strategies for generating knowledge and encouraging their sharing for the generation of new learning and innovation. The best practices to be implemented in the organization as a factor to stimulate innovation identified are the implementation of the Knowledge Management policy through the creation of a Knowledge Management system based on ICTs; the strengthening of the Knowledge Management Unit; the creation of a talent bank to map the organization's knowledge; the creation of ICT-based mechanisms to enable knowledge sharing; linking knowledge management activities to strategic results; the stimulation of knowledge-oriented organizational culture; the interactions between individual, organizational knowledge, learning and adding value; encouraging communication to share knowledge and encouraging knowledge documentation through the use of ICTs.146 p.| il., gráfs., tabs.porCiência da informaçãoAprendizagem organizacionalBoas práticasInovaçãoPolícia federalAprendizagem organizacional como fator de estímulo ao processo de inovação: boas práticas para atuação na polícia federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPCIN0225-D.pdfPCIN0225-D.pdfapplication/pdf3277484https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/216232/-1/PCIN0225-D.pdf962f7d18675315913178c981c36c624fMD5-1123456789/2162322020-10-21 18:27:07.53oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216232Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:27:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem organizacional como fator de estímulo ao processo de inovação: boas práticas para atuação na polícia federal
title Aprendizagem organizacional como fator de estímulo ao processo de inovação: boas práticas para atuação na polícia federal
spellingShingle Aprendizagem organizacional como fator de estímulo ao processo de inovação: boas práticas para atuação na polícia federal
Morales, Paula Dora Aostri
Ciência da informação
Aprendizagem organizacional
Boas práticas
Inovação
Polícia federal
title_short Aprendizagem organizacional como fator de estímulo ao processo de inovação: boas práticas para atuação na polícia federal
title_full Aprendizagem organizacional como fator de estímulo ao processo de inovação: boas práticas para atuação na polícia federal
title_fullStr Aprendizagem organizacional como fator de estímulo ao processo de inovação: boas práticas para atuação na polícia federal
title_full_unstemmed Aprendizagem organizacional como fator de estímulo ao processo de inovação: boas práticas para atuação na polícia federal
title_sort Aprendizagem organizacional como fator de estímulo ao processo de inovação: boas práticas para atuação na polícia federal
author Morales, Paula Dora Aostri
author_facet Morales, Paula Dora Aostri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Morales, Paula Dora Aostri
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cândido, Ana Clara
contributor_str_mv Cândido, Ana Clara
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Ciência da informação
Aprendizagem organizacional
Boas práticas
Inovação
Polícia federal
topic Ciência da informação
Aprendizagem organizacional
Boas práticas
Inovação
Polícia federal
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T21:27:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T21:27:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216232
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 369397
identifier_str_mv 369397
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 146 p.| il., gráfs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/216232/-1/PCIN0225-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 962f7d18675315913178c981c36c624f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805073559552000