A abordagem sistêmica da gestão de design de moda aplicada ao planejamento de um curso de representação gráfica visual de moda direcionado às comunidades tradicionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertollo, Marina de Lara
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249812
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2023.
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spelling A abordagem sistêmica da gestão de design de moda aplicada ao planejamento de um curso de representação gráfica visual de moda direcionado às comunidades tradicionaisDesignGestão do designInovaçãoModaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2023.A sociedade passa por inúmeras transformações sociais, ambientais e econômicas, logo o indivíduo encontra-se inserido num cenário de mudanças contínuas e complexidade nos sistemas e nas relações. Diante deste cenário, há a necessidade de se aplicar uma visão holística, proveniente da abordagem sistêmica, sobre o design e a moda, para lidar com a hibridização das esferas e as alterações constantes, em prol da evolução da projetação pelo pensar design e moda e por um futuro mais sustentável. Neste sentido, justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa que tem como objetivo realizar o planejamento de um curso de capacitação, usando o ensino de técnicas de representação gráfica visual de moda, por meio da gestão de design e da abordagem sistêmica, como ferramenta aplicada para promover o resgate cultural e motivar uma ação de empreendedorismo, com o intuito de trazer uma perspectiva de geração de renda para as comunidades tradicionais. Assim sendo, a abordagem sistêmica da gestão de design foi aplicada no processo produtivo da moda, logo esta abordagem focalizou o processo de desenvolvimento de produto (PDP), os modelos de referência do PDP específicos ao setor de vestuário/moda utilizados pelas empresas, as diferentes profissões e as linguagens de desenho direcionadas à moda. Foram apresentados casos de cursos ofertados por profissionais e/ou pesquisadores às comunidades, bem como exemplos que sugerem como realizar um estudo etnográfico e a identificação de elementos iconográficos das comunidades, com vista a auxiliar na coleta de informações que podem ser transformadas em produtos que promovam o resgate cultural da raiz local, o empoderamento, uma ação de empreendedorismo para gerar renda e autonomia para os atores presentes. Desta forma, a partir da sugestão de como realizar um estudo etnográfico e iconográfico de uma comunidade, por meio da abordagem sistêmica da gestão de design aliada à moda, foi possível compreender como planejar um curso de representação gráfica visual de moda, adaptado ao contexto de cada localidade. Metodologicamente, a pesquisa possui natureza básica, com abordagem qualitativa e objetivos exploratórios, com a utilização de procedimentos técnicos de revisão da literatura tradicional e da pesquisa-ação. Inclusive, houve a utilização das ferramentas mapa conceitual, diagramas e da nuvem de palavras como técnica de análise de conteúdo. Por fim, conclui-se que os objetivos do estudo foram cumpridos, uma vez que, foi apresentada uma proposta do curso tratado, que pode ser adaptado de acordo com as particularidades de cada realidade social, de etnia, de gênero, dentre outras. Assim, foi possível compreender o contexto das comunidades tradicionais e entender como adaptar a linguagem do ensino da representação gráfica visual de moda para ser repassada às comunidades tradicionais, foi apresentado o diagrama das diretrizes sistêmicas, baseadas nos níveis da gestão de design, e buscou-se habilitar os atores envolvidos na comunidade a se expressarem e se representarem por meio de uma aprendizagem pelo desenho.Abstract: Society undergoes numerous social, environmental and economic transformations, so the individual finds himself inserted in a scenario of continuous changes and complexity in systems and relationships. Given this scenario, there is a need to apply a holistic view, from the systemic approach, on design and fashion, to deal with the hybridization of spheres and constant changes, in favor of the evolution of design by thinking design and fashion and for a more sustainable future. In this sense, the development of this research is justified, which aims to carry out the planning of a training course, using the teaching of techniques of fashion visual graphic representation, through design management and the systemic approach, as a tool applied to promote cultural recovery and motivate an entrepreneurial action, with the aim of bringing a perspective of income generation to traditional communities. Therefore, the systemic design management approach was applied in the fashion production process, so this approach focused on the product development process (PDP), the PDP reference models specific to the clothing/fashion sector used by companies, the different professions and design languages aimed at fashion. Cases of courses offered by professionals and/or researchers to the communities were presented, as well as examples that suggest how to carry out an ethnographic study and the identification of iconographic elements of the communities, with a view to assisting in the collection of information that can be transformed into products that promote the cultural rescue of local roots, empowerment, an entrepreneurial action to generate income and autonomy for the actors present. Thus, from the suggestion of how to carry out an ethnographic and iconographic study of a community, through the systemic approach of design management allied to fashion, it was possible to understand how to plan a course in fashion visual graphic representation, adapted to the context of each locality. Methodologically, the research has a basic nature, with a qualitative approach and exploratory objectives, using technical procedures for reviewing traditional literature and action research. There was even the use of conceptual map tools, diagrams and word clouds as a content analysis technique. Finally, it is concluded that the objectives of the study were fulfilled, since a proposal of the treated course was presented, which can be adapted according to the particularities of each social reality, ethnicity, gender, among others. Thus, it was possible to understand the context of traditional communities and understand how to adapt the teaching language of fashion visual graphic representation to be passed on to traditional communities, the diagram of systemic guidelines was presented, based on the levels of design management, and an attempt was made to enable the actors involved in the community to express and represent themselves through learning through drawing.Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves deUniversidade Federal de Santa CatarinaBertollo, Marina de Lara2023-09-01T13:04:36Z2023-09-01T13:04:36Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis175 p.| il.application/pdf382603https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249812porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-05T18:44:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249812Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-05T18:44:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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