Quando os tempos e os corpos se educam: um estudo sobre o Projeto Político-Pedagógico Escola Plural (Belo Horizonte, 1994-2001)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cláudio Márcio
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86191
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
id UFSC_5b7d031efae57ecb8dd083fdbbba3836
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86191
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Quando os tempos e os corpos se educam: um estudo sobre o Projeto Político-Pedagógico Escola Plural (Belo Horizonte, 1994-2001)Educação físicaCorpoTempoProjeto político-pedagógicoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.Este trabalho teve como objetivo investigar as relações entre corpo e tempo presentes no interior das publicações oficiais do Projeto Político-Pedagógico Escola Plural, criado e implantado no interior da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RMEBH) desde 1994 até os dias de hoje. Considerando estas publicações como dispositivos que buscaram informar as práticas pedagógicas no interior da RMEBH, colocando em questão a atual organização da instituição escolar, esta pesquisa teve também os seguintes objetivos específicos: identificar as condições de possibilidade para a corporeidade dos sujeitos nas premissas norteadoras da Escola Plural; analisar a organização escolar proposta pela Escola Plural e suas repercussões nas relações corpo-tempo; identificar os pontos de convergência, tensão e contradição acerca da relação corpo-tempo presentes nas fontes estudadas; identificar os elementos de permanência e ruptura das relações corpo-tempo na Escola Plural em relação ao modelo escolar construído até então; identificar as relações corpo-tempo presentes nas práticas pedagógicas descritas pelos documentos; analisar os usos e apropriações conferidos às práticas corporais lúdicas na Escola Plural. Para a realização desta investigação foi utilizado o método de "análise de conteúdo", tendo como material empírico fundamental as publicações oficiais produzidas e/ou veiculadas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED/BH) acerca da Escola Plural no período 1994-2001. Também incluiu o material empírico de análise os editais de concurso público para cargos de professores, e demais normatizações expedidas pela Prefeitura de Belo Horizonte e SMED/BH no referido período.Florianópolis, SCSilva, Ana MárciaUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Cláudio Márcio2012-10-21T04:33:24Z2012-10-21T04:33:24Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis145 f.| tabs.application/pdf196045http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86191porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T22:43:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86191Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T22:43:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando os tempos e os corpos se educam: um estudo sobre o Projeto Político-Pedagógico Escola Plural (Belo Horizonte, 1994-2001)
title Quando os tempos e os corpos se educam: um estudo sobre o Projeto Político-Pedagógico Escola Plural (Belo Horizonte, 1994-2001)
spellingShingle Quando os tempos e os corpos se educam: um estudo sobre o Projeto Político-Pedagógico Escola Plural (Belo Horizonte, 1994-2001)
Oliveira, Cláudio Márcio
Educação física
Corpo
Tempo
Projeto político-pedagógico
title_short Quando os tempos e os corpos se educam: um estudo sobre o Projeto Político-Pedagógico Escola Plural (Belo Horizonte, 1994-2001)
title_full Quando os tempos e os corpos se educam: um estudo sobre o Projeto Político-Pedagógico Escola Plural (Belo Horizonte, 1994-2001)
title_fullStr Quando os tempos e os corpos se educam: um estudo sobre o Projeto Político-Pedagógico Escola Plural (Belo Horizonte, 1994-2001)
title_full_unstemmed Quando os tempos e os corpos se educam: um estudo sobre o Projeto Político-Pedagógico Escola Plural (Belo Horizonte, 1994-2001)
title_sort Quando os tempos e os corpos se educam: um estudo sobre o Projeto Político-Pedagógico Escola Plural (Belo Horizonte, 1994-2001)
author Oliveira, Cláudio Márcio
author_facet Oliveira, Cláudio Márcio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Márcia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cláudio Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Corpo
Tempo
Projeto político-pedagógico
topic Educação física
Corpo
Tempo
Projeto político-pedagógico
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-21T04:33:24Z
2012-10-21T04:33:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 196045
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86191
identifier_str_mv 196045
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145 f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652375712333824