Questão socioambiental e formação profissional: o que o serviço social tem a ver com esse debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Letícia Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191610
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2018.
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Para alcançar os objetivos, o estudo tem no materialismo dialético a sua corrente investigativa e classifica-se como uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica com abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica e documental foi realizada sobre o Projeto Político Pedagógico, matriz curricular e outros documentos acessados nas homepages de cursos de graduação em Serviço Social referenciados pela ABEPSS no ano de 2016. A pesquisa empírica efetuou-se nas entrevistas com docentes vinculados a oito cursos de Serviço Social de instituições universitárias filiadas à referida Associação (PUC/GO; PUC/Rio; UFAM; UFPE; UNIOSTE; PUC/RS; UNESP e UNIFESP). Como resultados da pesquisa, em relação aos oito cursos que compuseram a amostra, verificou-se que o debate da questão socioambiental se faz presente, contudo, identificou-se que há em alguns cursos uma referência mais direta a este debate no ensino, inserido em disciplinas optativas específicas; evidencia-se um debate diversificado do tema sob diferentes perspectivas; indicativos de que o corpo docente não toma a questão socioambiental como objeto de estudo e pesquisa; poucas referências de projetos de extensão na área. Diante disso, considerando o projeto formativo constituído pelos núcleos de fundamentação pautados nas Diretrizes Curriculares de 1996, constata-se que há possibilidades de se inserir a questão socioambiental na formação do assistente social. Entretanto, para além desta possibilidade, é necessário a adoção de estratégias que efetivamente abordem esta discussão no Serviço Social, compreendendo os nexos da questão socioambiental com a maneira predatória que o sistema do capital se recria e se mantém, agravando as desigualdades sociais e a destruição socioambiental no campo e na cidade.Abstract : The present study aimed to analyze how the Social Service has incorporated the debate on socioenvironmental issue within the field of professional training process in Brazilian universities. Therefore, the research attempted to verify whether the discussion of socioenvironmental matters is being conducted in the academic formation process of social workers in the Brazilian context. The study sought to identify the main mediations between theory and practice, especially regarding socioenvironmental issue, and highlight the main trends, achievements and challenges for the academic formation of social workers within this field. In order to attain these objectives, the research used dialectical materialism as its line of investigation, being classified as a bibliographical, documentary and empirical study with a qualitative approach. The bibliographical and documentary stages of the present research focused on the Pedagogic Political Project, programs, and other documents that could be accessed in undergraduate courses in Social Service referenced by ABEPSS in 2016. The empirical stage of the study was composed of interviews with teachers from eight undergraduate courses in Social Service affiliated to said Association (PUC/GO; PUC/Rio; UFAM; UFPE; UNIOSTE; PUC/RS; UNESP e UNIFESP). As a result, even though all analyzed institutions seem to approach socioenvironmental issue in the academic formation of their students, in some courses the most direct reference to the topic is given in the context of teaching with the promotion of discussion in specific elective subjects; there is a diversified discussion of the theme from different perspectives; some of the courses which could offer the opportunity to bring up the discussion, did not address the issue per se; indicative that the teachers doesn t take the socioenvironmental issue as object of study and research; there were few references of recent extension projects in the area. Therefore, considering the pedagogical project, which is underpinned by the 1996 Curricular Guidelines, it is possible to affirm that there is a possibility to discuss socioenvironmental issues in the academic formation of social workers. However, in order to go beyond this possibility, it is necessary to implement strategies that effectively address such a discussion in Social Service. Thus enabling social workers to understand the relationship between socioenvironmental matters and the predatory way and maintenance of the capital system, which aggravating social inequalities and socioenvironmental destruction in the countryside and in the city.8Sarmento, Hélder Boska de MoraesUniversidade Federal de Santa CatarinaNunes, Letícia Soares2018-11-29T03:04:35Z2018-11-29T03:04:35Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis400 p.| il., gráfs.application/pdf355235https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191610porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-29T03:04:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191610Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-29T03:04:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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