Cartilha educativa para o autocuidado de pessoas com insuficiência cardíaca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Tania
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216511
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2020.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaPereira, TaniaSebold, Luciara Fabiane2020-10-21T21:30:47Z2020-10-21T21:30:47Z2020369544https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216511Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2020.Este estudo teve como objetivo geral construir uma cartilha educativa sobre autocuidado para pacientes com Insuficiência Cardíaca. Para tanto, seguiu-se os específicos objetivos de identificar a capacidade de autocuidado dos pacientes a partir da sua auto percepção e elencar, junto aos enfermeiros, medidas de autocuidado para pacientes com Insuficiência Cardíaca. Delineou-se um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e descritivo. A pesquisa foi realizada em um hospital especializado de cardiologia no sul do Brasil, em unidades de internação clínica e cirúrgica que são caracterizadas por atendimentos mistos. Foram incluídos no estudo 15 pacientes internados com diagnóstico de Insuficiência Cardíaca e sete enfermeiros assistenciais dessas unidades. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com os pacientes e grupos de discussão com os enfermeiros buscando a composição textual da cartilha, entre agosto e novembro de 2019. As entrevistas com os pacientes foram gravadas e transcritas na íntegra, após os dados foram submetidos à análise de conteúdo e o resultado foi apresentado aos enfermeiros durante os encontros. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina e seguiu os princípios legais para a pesquisa com seres humanos, sendo aprovado com o número de protocolo 3.279.227. Após a análise das entrevistas surgiram quatro categorias temáticas para a discussão: Demandas de autocuidado no conhecimento da doença; Demandas de autocuidado nas ações para o estado de saúde; Demandas de autocuidado no gerenciamento de fatores descompensatórios; Demandas de autocuidado em relação às redes apoio. A análise das categorias foi direcionada pela Teoria do Déficit do Autocuidado e Teoria dos Sistemas de Enfermagem de Orem e com a literatura pertinente e atual. Este resultado foi apresentado aos enfermeiros assistenciais através de encontros que resultaram na elaboração do conteúdo da cartilha educativa. Assim o produto gerado nesta pesquisa foi uma cartilha educativa que contemplou três tópicos: Conhecendo a Insuficiência Cardíaca; Autocuidado na Insuficiência Cardíaca e; Redes de Apoio. A diagramação e a ilustração contaram com o trabalho de especialista designer gráfico que ilustrou a cartilha conforme a colaboração da equipe de enfermeiros, com figuras e linguagem acessível que facilitam a compreensão dos pacientes. Conclui-se que a cartilha representa um produto tecnológico que proporcionará uma transformação no cuidado, visto que será uma ferramenta pedagógica que facilitará a comunicação entre os enfermeiros e as pessoas internadas com Insuficiência Cardíaca, capacitando-as para o autocuidado, garantindo a oferta de um serviço de qualidade que tem como objetivo melhorar a vida das pessoas.<BR>Abstract: This study aimed to build an educational booklet on self-care for patients with heart failure. Therefore, the specific objectives of identifying the patients' self-care capacity based on their self-perception and listing, with nurses, self-care measures for patients with Heart Failure, were followed. A qualitative, exploratory and descriptive study was outlined. The research was carried out in a specialized cardiology hospital in southern Brazil, in clinical and surgical inpatient units that are characterized by mixed care. The study included 15 hospitalized patients diagnosed with Heart Failure and seven nursing assistants from these units. Data collection took place through semi-structured interviews with patients and discussion groups with nurses seeking the textual composition of the booklet, between August and November 2019. The interviews with patients were recorded and transcribed in full, after the data they were submitted to content analysis and the result was presented to nurses during the meetings. This study was approved by the Ethics Committee of the Institute of Cardiology of Santa Catarina and followed the legal principles for research with human beings, being approved with the protocol number 3,279,227. After the analysis of the interviews, four thematic categories emerged for discussion: Demands for self-care in the knowledge of the disease; Demands of self-care in actions for the state of health; Self-care demands in the management of decompensating factors; Self-care demands in relation to support networks. The analysis of the categories was guided by the Self-Care Deficit Theory and Orem's Nursing Systems Theory and the pertinent and current literature. This result was presented to nursing assistants through meetings that resulted in the elaboration of the content of the educational booklet. Thus, the product generated in this research was an educational booklet that covered three topics: Knowing Heart Failure; Self-Care in Heart Failure and; Support networks. The diagramming and illustration relied on the work of a specialist graphic designer who illustrated the booklet according to the collaboration of the team of nurses, with figures and accessible language that facilitate the understanding of patients. It is concluded that the booklet represents a technological product that will provide a transformation in care, since it will be a pedagogical tool that will facilitate communication between nurses and people hospitalized with Heart Failure, enabling them to self-care, ensuring the offer of a quality service that aims to improve people's lives142 p.| il., quads.porEnfermagemCuidados de enfermagemAutocuidadoCoraçãoEducação em saúdeCartilha educativa para o autocuidado de pessoas com insuficiência cardíacainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPGCF0128-D.pdfPGCF0128-D.pdfapplication/pdf15021182https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/216511/1/PGCF0128-D.pdf836dc795fd3ebbf93fdcfa134ecaf356MD51123456789/2165112022-07-13 08:36:35.844oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216511Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-13T11:36:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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