O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169025 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_5c5493a91c817ae1b9ad56fa5c024b8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169025 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação ambientalEducação. TIC. Educação Ambiental.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.A educação ambiental tem sido largamente ensejada no escopo escolar. Tal ensejo advém, em grande medida, dos excessos cometidos pela espécie humana na exploração dos recursos naturais do planeta – resultado que se segue diretamente do modelo capitalista. Diante do iminente colapso do moderno estilo de vida, argumenta-se largamente que a educação encerra uma poderosa ferramenta transformadora, especialmente no que tange à construção de uma nova sociedade, consciente da impossibilidade de prosseguir explorando irracionalmente os recursos naturais do planeta. Ora, é precisamente neste contexto que emerge a problemática em torno da educação ambiental, concebida aqui como meio capaz de possibilitar mudanças de comportamento, de atitudes e de valores, tal como pela Lei 9.795/99. No entanto, para que a educação – em especial, a educação ambiental – cumpra com seu papel transformado, faz-se mister o desenvolvimento de novas metodologias e a incorporação de novas tecnologia ao processo pedagógico. Dito de outra maneira, é preciso incorporar as Tecnologias da Informação e Comunicação – as TIC’s – ao processo de ensino e aprendizagem a fim de que este possibilite a consecução da educação ambiental no escopo escolar. Tendo esta problemática em vista, o estudo em tela objetiva proceder à exposição e discussão dos resultados obtidos no desenvolvimento do projeto junto à turma do 2º Ano da Escola Básica Adriano Mosimann com o intuito de ressaltar a importância das TIC’s no processo de ensino aprendizagem, bem como na promoção da educação ambiental.Florianópolis, SCGonçalves, GiseleUniversidade Federal de Santa CatarinaSasse, Elqui Grahl2016-10-07T03:31:00Z2016-10-07T03:31:00Z2016-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169025porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-07T03:31:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169025Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-07T03:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação ambiental |
title |
O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação ambiental |
spellingShingle |
O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação ambiental Sasse, Elqui Grahl Educação. TIC. Educação Ambiental. |
title_short |
O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação ambiental |
title_full |
O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação ambiental |
title_fullStr |
O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação ambiental |
title_full_unstemmed |
O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação ambiental |
title_sort |
O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação ambiental |
author |
Sasse, Elqui Grahl |
author_facet |
Sasse, Elqui Grahl |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Gisele Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sasse, Elqui Grahl |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. TIC. Educação Ambiental. |
topic |
Educação. TIC. Educação Ambiental. |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-07T03:31:00Z 2016-10-07T03:31:00Z 2016-10-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169025 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
39 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652248508530688 |