Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osório, António José
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/18081
Resumo: Neste texto pretendo assinalar a relevância das TIC na vida das crianças, de todas as crianças, incluindo as que, pelas suas características pessoais individuais, possam ter de sentir satisfeita alguma NEE. Começarei por tentar caracterizar essas tecnologias que podem ter alguma presença na vida das crianças e procurarei, em seguida, analisar a ligação entre o desenvolvimento dessas tecnologias e a emergência de novos paradigmas educacionais. Posteriormente, e com base em investigação educacional conduzida por professores especializados no âmbito de projetos de mestrado em cujo processo de supervisão estive ativamente envolvido, analisarei alguns casos de estudo do potencial das TIC em contextos de educação especial. A partir daí, procurarei identificar questões emergentes para que, consciente da natureza dinâmica da sociedade, da ciência e da tecnologia, se possa concretizar uma vida inclusiva de todas as crianças em contextos de desenvolvimento pessoal e social harmonioso, saudável e equilibrado.
id RCAP_23103f991390ce6d546306d89c6a4be3
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18081
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as criançasTICEducação InclusivaNeste texto pretendo assinalar a relevância das TIC na vida das crianças, de todas as crianças, incluindo as que, pelas suas características pessoais individuais, possam ter de sentir satisfeita alguma NEE. Começarei por tentar caracterizar essas tecnologias que podem ter alguma presença na vida das crianças e procurarei, em seguida, analisar a ligação entre o desenvolvimento dessas tecnologias e a emergência de novos paradigmas educacionais. Posteriormente, e com base em investigação educacional conduzida por professores especializados no âmbito de projetos de mestrado em cujo processo de supervisão estive ativamente envolvido, analisarei alguns casos de estudo do potencial das TIC em contextos de educação especial. A partir daí, procurarei identificar questões emergentes para que, consciente da natureza dinâmica da sociedade, da ciência e da tecnologia, se possa concretizar uma vida inclusiva de todas as crianças em contextos de desenvolvimento pessoal e social harmonioso, saudável e equilibrado.Ministério da Educação e Ciência. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC)Universidade do MinhoOsório, António José20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/18081por1646-2637info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:17.205448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças
title Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças
spellingShingle Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças
Osório, António José
TIC
Educação Inclusiva
title_short Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças
title_full Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças
title_fullStr Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças
title_full_unstemmed Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças
title_sort Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças
author Osório, António José
author_facet Osório, António José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Osório, António José
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Educação Inclusiva
topic TIC
Educação Inclusiva
description Neste texto pretendo assinalar a relevância das TIC na vida das crianças, de todas as crianças, incluindo as que, pelas suas características pessoais individuais, possam ter de sentir satisfeita alguma NEE. Começarei por tentar caracterizar essas tecnologias que podem ter alguma presença na vida das crianças e procurarei, em seguida, analisar a ligação entre o desenvolvimento dessas tecnologias e a emergência de novos paradigmas educacionais. Posteriormente, e com base em investigação educacional conduzida por professores especializados no âmbito de projetos de mestrado em cujo processo de supervisão estive ativamente envolvido, analisarei alguns casos de estudo do potencial das TIC em contextos de educação especial. A partir daí, procurarei identificar questões emergentes para que, consciente da natureza dinâmica da sociedade, da ciência e da tecnologia, se possa concretizar uma vida inclusiva de todas as crianças em contextos de desenvolvimento pessoal e social harmonioso, saudável e equilibrado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/18081
url http://hdl.handle.net/1822/18081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2637
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ministério da Educação e Ciência. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC)
publisher.none.fl_str_mv Ministério da Educação e Ciência. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132864204242944