O estudo exploratório do uso da realidade aumentada no período de pandemia da Covid-19 nos ensinos fundamental e médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Rodrigo Guerra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234588
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.
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spelling O estudo exploratório do uso da realidade aumentada no período de pandemia da Covid-19 nos ensinos fundamental e médioGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoRealidade aumentadaEducação digitalTecnologia educacionalEnsino fundamentalEnsino médioDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.A suspensão das aulas para mitigação dos impactos relacionados à pandemia da Covid-19 forçou instituições educacionais do mundo inteiro a adotarem repentinamente o ensino remoto emergencial (ERE), por meio de soluções tecnológicas que evitassem ou atenuassem perda de conteúdo e prejuízos na formação do aluno, no decorrer do período de confinamento. A pandemia acelerou transformações já em curso, precipitando discussões quanto à mudança de perfil do aluno e do seu modo de aprender, bem como a necessidade de os docentes diversificarem suas abordagens didáticas, para que sejam compatíveis com a forma e o ritmo dos discentes. Os estudos sobre inovação educacional têm alcançado novos patamares a partir das possibilidades advindas do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas atividades pedagógicas, ensejando maior dinamismo e novas formas de compartilhamento do conhecimento na relação entre aluno-professor, aluno-aluno e aluno-tecnologia. Nesse contexto, um recurso tecnológico bastante promissor no processo ensino-aprendizagem é a Realidade Aumentada (RA), uma ferramenta capaz de simular situações reais combinando objetos virtuais e reais em tempo real, estimulando o raciocínio espacial e uma atuação mais ativa e criativa do aluno. A dissertação pretende ampliar o campo de discussão sobre o uso da RA, a partir do diagnóstico de sua utilização no ensino básico durante a pandemia da Covid-19. Como estratégia metodológica, a dissertação, de natureza científica de finalidade básica, utilizou, na primeira etapa, a revisão bibliográfica e documental para identificar as contribuições sobre pesquisas acerca da RA na educação. Na segunda etapa, com o propósito de obter resultados mais abrangentes, a dissertação adotou o método quantitativo por meio da aplicação de um questionário, subdividindo essa parte nas fases: (i) exploratória e descritiva com professores dos ensinos fundamental e médio vinculados às escolas da rede pública municipal de Florianópolis e da rede pública estadual de Santa Catarina; (ii) análise de dados obtidos para identificar se a RA foi um recurso utilizado no período de confinamento sanitário, assim como possíveis melhorias e obstáculos sobre seu uso nas práticas pedagógicas, além de sua viabilidade como alternativa inovadora no ambiente da gestão pública educacional. Entre os achados dos resultados do questionário, verificou-se que a RA é um recurso pouco explorado pelas escolas e ainda desconhecido para maioria (54%) dos docentes, embora sua incorporação no projeto pedagógico seja recomendada e seus benefícios sejam reconhecidos entre os professores que fazem uso ou apenas conhecem a ferramenta. Diante dos fatos analisados, observa-se que as escolas públicas catarinenses propiciam um ambiente favorável à inovação, a partir da constatação dos seguintes elementos: (i) docentes motivados; (ii) a escola é considerada um bom lugar para se trabalhar; (iii) diálogo institucional aberto; (iv) incentivo ao uso das TICs em sala de aula; (v) valorização de professores inovadores e criativos. Além disso, os dados obtidos sugerem desafios relacionados à disponibilidade de recursos tecnológicos para atividades pedagógicas, visto que 75% dos respondentes utilizam seu próprio equipamento em sala de aula. Por fim, o corpo docente apresenta um elevado grau de qualificação acadêmica e habilidades tecnológicas necessárias para implementação de processos inovativos educacionais. Conclui-se, desse modo, que a aplicação da RA, ainda que seja um recurso incipiente nas escolas públicas pesquisadas, é percebida na literatura e confirmada nos dados coletados no questionário como uma solução tecnológica eficaz nos processos de ensino-aprendizagem e capaz de auxiliar na transição do ensino remoto para uma educação digital.Abstract: The suspension of classes to mitigate the impacts related to the Covid-19 pandemic forced educational institutions around the world to suddenly adopt emergency remote learning (ERE) through technological solutions that would avoid or mitigate loss of content and damage to student education in the during the period of confinement. The pandemic accelerated transformations already underway, precipitating discussions regarding the change in the student's profile and the way they learn, as well as the need for teachers to diversify their teaching approaches, so that they are compatible with the shape and pace of the students. Studies on educational innovation have reached new levels from the possibilities arising from the use of ICTs (Information and Communication Technologies) in pedagogical activities, providing greater dynamism and new ways of sharing knowledge in the relationship between student-teacher, student-student and student -technology. In this context, a very promising technological resource in the teaching-learning process is Augmented Reality (AR), a tool capable of simulating real situations by combining real and virtual objects in real time, stimulating spatial reasoning and a more active and creative student performance. The dissertation intends to expand the field of discussion on the use of AR, from the diagnosis of its use in basic education during the Covid-19 pandemic. As a methodological strategy, the basic purpose scientific dissertation used, in the first stage, a bibliographic and documental review to identify contributions to research on AR in education. In the second stage, in order to obtain more comprehensive results, the dissertation adopted the quantitative method through the application of a questionnaire subdividing this stage into phases: (i) exploratory and descriptive with elementary and high school teachers linked to the schools of the municipal public network of Florianópolis and the state public network of Santa Catarina; (ii) analysis of data obtained to identify whether AR was a resource used during the period of sanitary confinement, as well as possible improvements and obstacles to its use in pedagogical practices, and its viability as an innovative alternative in the context of public educational management. Among the findings of the questionnaire results, it is concluded that AR is a resource little explored by schools and still unknown to the majority (54%) of teachers, although its incorporation into the pedagogical project is recommended and its benefits recognized among teachers who use or they just know the tool. Given the facts analyzed, it is observed that public schools in Santa Catarina provide a very favorable organizational climate for innovation, based on the observation of the following elements: (i) motivated teachers; (ii) school is considered a good place to work; (iii) open institutional dialogue; (iv) encourage the use of ICTs in the classroom; (v) valuing innovative and creative teachers. In addition, the data obtained suggest challenges related to the availability of technological resources for teaching activities, as 75% of respondents use their own equipment in the classroom. Finally, the faculty has a high degree of academic qualification and technological skills necessary to implement innovative educational processes. It is concluded, therefore, that the application of AR, even though it is an incipient resource in the public schools surveyed, is perceived in the literature and confirmed in the data collected in the questionnaire, as an effective technological solution in the teaching-learning processes and capable of assist the transition from remote learning to digital education.Bastos, Rogerio CidBastos, Lia CaetanoUniversidade Federal de Santa CatarinaGarcia, Rodrigo Guerra2022-05-19T14:41:47Z2022-05-19T14:41:47Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis125 p.| il., gráfs.application/pdf374463https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234588porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T14:41:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234588Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:41:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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