Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224495 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Artes Cênicas |
id |
UFSC_5ce5471abe2beec2616934d6e593c517 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/224495 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia TeatralTeatro-dança indianoAntropologia TeatralComportamento extracotidianoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Artes CênicasEste trabalho tem como foco investigar algumas formas do teatro-dança clássico indiano a partir dos estudos realizados pelo encenador italiano Eugênio Barba: a Antropologia Teatral. Assim, nesta pesquisa, é contextualizado a origem sagrada do teatro-dança indiano e alguns de seus princípios, encontrados em um tratado milenar das artes dramáticas, o Natya Shastra. A pesquisa prioriza a forma Kathakali, por ser uma das manifestações tradicionais mais populares da Índia e por ser mencionado como uma das formas mais ilustrativas dos princípios apresentados pela Antropologia Teatral. Neste trabalho são enfatizados aspectos que mais se destacam no processo de desumanização dos atores-bailarinos indianos, como: as expressões faciais, a importância do olhar, a maquiagem, o figurino e as posturas que alteram o equilíbrio do corpo. O estudo de tais princípios do teatro-dança clássico indiano é aprofundado por sua articulação com os princípios que retornam, da Antropologia Teatral. Trata-se de características psicofísicas que são semelhantes em formas teatrais de diferentes culturas. Os princípios que retornam são: a extracotidianidade, a equivalência, a dança das oposições, a incoerência coerente, a virtude da omissão, o equilíbrio precário e o corpo decidido. Estes princípios foram assim lidos por Barba nas técnicas utilizadas no teatro-dança indiano e também em outros teatros asiáticos, inspirando novas alternativas de treinamentos para atores e atrizes do ocidente.Florianópolis, SCPadilha, Priscila GenaraUniversidade Federal de Santa CatarinaLima, Vanessa Ferreira de2021-06-28T15:06:26Z2021-06-28T15:06:26Z2021-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224495info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-06-28T15:06:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224495Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-06-28T15:06:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral |
title |
Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral |
spellingShingle |
Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral Lima, Vanessa Ferreira de Teatro-dança indiano Antropologia Teatral Comportamento extracotidiano |
title_short |
Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral |
title_full |
Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral |
title_fullStr |
Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral |
title_full_unstemmed |
Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral |
title_sort |
Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral |
author |
Lima, Vanessa Ferreira de |
author_facet |
Lima, Vanessa Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Padilha, Priscila Genara Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Vanessa Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro-dança indiano Antropologia Teatral Comportamento extracotidiano |
topic |
Teatro-dança indiano Antropologia Teatral Comportamento extracotidiano |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Artes Cênicas |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-28T15:06:26Z 2021-06-28T15:06:26Z 2021-05-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224495 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823043096882970624 |