Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Vanessa Ferreira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224495
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Artes Cênicas
id UFSC_5ce5471abe2beec2616934d6e593c517
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/224495
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia TeatralTeatro-dança indianoAntropologia TeatralComportamento extracotidianoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Artes CênicasEste trabalho tem como foco investigar algumas formas do teatro-dança clássico indiano a partir dos estudos realizados pelo encenador italiano Eugênio Barba: a Antropologia Teatral. Assim, nesta pesquisa, é contextualizado a origem sagrada do teatro-dança indiano e alguns de seus princípios, encontrados em um tratado milenar das artes dramáticas, o Natya Shastra. A pesquisa prioriza a forma Kathakali, por ser uma das manifestações tradicionais mais populares da Índia e por ser mencionado como uma das formas mais ilustrativas dos princípios apresentados pela Antropologia Teatral. Neste trabalho são enfatizados aspectos que mais se destacam no processo de desumanização dos atores-bailarinos indianos, como: as expressões faciais, a importância do olhar, a maquiagem, o figurino e as posturas que alteram o equilíbrio do corpo. O estudo de tais princípios do teatro-dança clássico indiano é aprofundado por sua articulação com os princípios que retornam, da Antropologia Teatral. Trata-se de características psicofísicas que são semelhantes em formas teatrais de diferentes culturas. Os princípios que retornam são: a extracotidianidade, a equivalência, a dança das oposições, a incoerência coerente, a virtude da omissão, o equilíbrio precário e o corpo decidido. Estes princípios foram assim lidos por Barba nas técnicas utilizadas no teatro-dança indiano e também em outros teatros asiáticos, inspirando novas alternativas de treinamentos para atores e atrizes do ocidente.Florianópolis, SCPadilha, Priscila GenaraUniversidade Federal de Santa CatarinaLima, Vanessa Ferreira de2021-06-28T15:06:26Z2021-06-28T15:06:26Z2021-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224495info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-06-28T15:06:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224495Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-06-28T15:06:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral
title Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral
spellingShingle Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral
Lima, Vanessa Ferreira de
Teatro-dança indiano
Antropologia Teatral
Comportamento extracotidiano
title_short Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral
title_full Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral
title_fullStr Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral
title_full_unstemmed Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral
title_sort Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral
author Lima, Vanessa Ferreira de
author_facet Lima, Vanessa Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Padilha, Priscila Genara
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Vanessa Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro-dança indiano
Antropologia Teatral
Comportamento extracotidiano
topic Teatro-dança indiano
Antropologia Teatral
Comportamento extracotidiano
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Artes Cênicas
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-28T15:06:26Z
2021-06-28T15:06:26Z
2021-05-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224495
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823043096882970624