Diretrizes para análise ambiental do planejamento estratégico de marketing em universidade comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordioli, Luiz Alberto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91981
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_5d9a957c2cdd176a78167a15af9d1389
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91981
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Diretrizes para análise ambiental do planejamento estratégico de marketing em universidade comunitáriaEngenharia de produçãoUniversidades e faculdades -PlanejamentoMarketingPlanejamentoEnsino superiorSanta CatarinaAnalise ambientalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A presente tese, por meio de um estudo de caso, tem como objetivo principal propor diretrizes relacionadas ao processo de análise ambiental para o planejamento de marketing de uma instituição de ensino superior, particularmente na Universidade do Sul de Santa Catarina, de acordo com o período de 1997 a 2007. O cenário do Ensino Superior no Estado de Santa Catarina, após o ano de 1996, de maneira geral, apresentou um período de grande crescimento quantitativo em todos os indicadores de desempenho. Particularmente, a região Metropolitana de Florianópolis demonstrou um crescimento acima da média estadual, principalmente nos dados relativos à iniciativa privada. Com relação às propostas de metodologias para o processo de análise ambiental, observa-se a predominante falta de consenso entre os autores analisados. Sobre o processo de análise ambiental para o planejamento de marketing e a interação com processo estratégico adotado, percebe-se que as variações mais significativas na metodologia utilizada estiveram predominantemente relacionadas às alternâncias de gestão da Reitoria da Universidade. Por fim, de acordo com os três ciclos de planejamento identificados de 1997 a 2007 e os impactos sobre o planejamento de marketing, quatro propostas de diretrizes foram desenvolvidas visando à análise ambiental voltada ao processo de planejamento estratégico de marketing. The present thesis, through a case study, has as main objective propose directives related to the environmental analysis process for the marketing planning of an institution of higher education, particularly in the Southern Santa Catarina University, according to the period of 1997 to 2007. The scenery of the higher education in the State of Santa Catarina, after the year of 1996, submitted a period of great growth in all quantitative indicators of performance. Particularly, the region Metropolitan of Florianópolis showed a growth above on average state, mainly in the data for private initiative. Regarding the proposals of methodologies for the environmental analysis process, there is a prevailing lack of consensus among the authors analyzed. About the environmental analysis process for the marketing planning and the interaction with strategic process adopted, if realizes that the most significant changes in the methodology used were predominantly related to the alternation of management of the Administration of the University. Finally, according to the three cycles of planning identified of 1997 to 2007 and the impacts about of the marketing planning, four proposals of directives were developed aiming the environmental analysis dedicated to the process of strategic marketing planning.Florianópolis, SCCardoso, Olga ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaCordioli, Luiz Alberto2012-10-24T04:31:47Z2012-10-24T04:31:47Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis202 f.| ils., grafs., tabs.application/pdf255196http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91981porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T07:46:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91981Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T07:46:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretrizes para análise ambiental do planejamento estratégico de marketing em universidade comunitária
title Diretrizes para análise ambiental do planejamento estratégico de marketing em universidade comunitária
spellingShingle Diretrizes para análise ambiental do planejamento estratégico de marketing em universidade comunitária
Cordioli, Luiz Alberto
Engenharia de produção
Universidades e faculdades -
Planejamento
Marketing
Planejamento
Ensino superior
Santa Catarina
Analise ambiental
title_short Diretrizes para análise ambiental do planejamento estratégico de marketing em universidade comunitária
title_full Diretrizes para análise ambiental do planejamento estratégico de marketing em universidade comunitária
title_fullStr Diretrizes para análise ambiental do planejamento estratégico de marketing em universidade comunitária
title_full_unstemmed Diretrizes para análise ambiental do planejamento estratégico de marketing em universidade comunitária
title_sort Diretrizes para análise ambiental do planejamento estratégico de marketing em universidade comunitária
author Cordioli, Luiz Alberto
author_facet Cordioli, Luiz Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Olga Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordioli, Luiz Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Universidades e faculdades -
Planejamento
Marketing
Planejamento
Ensino superior
Santa Catarina
Analise ambiental
topic Engenharia de produção
Universidades e faculdades -
Planejamento
Marketing
Planejamento
Ensino superior
Santa Catarina
Analise ambiental
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-24T04:31:47Z
2012-10-24T04:31:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 255196
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91981
identifier_str_mv 255196
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 202 f.| ils., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652355506274304