Análise da influência da concessão de bolsa de estudos na produtividade acadêmica dos estudantes de administração ao nível pós-graduação stricto sensu no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rafael Rodrigues de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135766
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2014.
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O objetivo deste trabalho é analisar a influência da concessão de bolsa de estudos na produtividade acadêmica dos estudantes de Administração ao nível de pós-graduação stricto sensu no Brasil. Para chegar às conclusões dessa análise, foram percorridos quatro objetivos específicos. O primeiro foi verificar a produtividade acadêmica de estudantes de cursos de administração ao nível pós-graduação stricto sensu. Em seguida, comparar a produtividade acadêmica de estudantes de administração ao nível pós-graduação stricto sensu entre alunos bolsistas e não bolsistas. Também foi importante a análise do perfil dos estudantes bolsistas e não bolsistas e por fim, a avaliação das vantagens e desvantagens em relação ao exercício da atividade profissional dos alunos de pós-graduação stricto-sensu. A importância da pesquisa teórica constituiu-se em estabelecer parâmetros de discussão sobre o tema, que trata informações que podem ser utilizadas a título de comparação entre nações que possuem destaque quanto ao investimento em educação e seus benefícios para a ciência e tecnologia e consequente desenvolvimento do país. Ao mesmo tempo em que aborda a forma com que a pesquisa é realizada no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Este estudo possui uma abordagem quanti-qualitativa de caráter exploratório, utilizando com método o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de bibliográfica, a qual integrou a pesquisa documental e do estado daarte sobre o assunto, bem como a pesquisa de campo com uma amostra representativa da população objeto do estudo de caso. Para a análise dos dados foram utilizados métodos de estatística descritiva, deduções e induções. A discussão dos resultados foi realizada por meio da triangulação de dados entre pesquisa de campo, pesquisa documental e referencial teórico. A conclusão geral desse estudo é de que a de bolsa de estudo aos alunos de pós-graduação stricto sensu em Administração influencia de maneira positiva em sua produtividade acadêmica. O estudante beneficiado com uma bolsa de estudos tende a permanecer em maior contato com o universo acadêmico, gerando frutos que vão de encontro à ideia de desenvolvimento de ciência e tecnologia.<br>Abstract : Education has a key role in scientific and technological autonomy of nations. Countries responsible for the production of science and technology in the world invest a significant portion of its gross domestic product (GDP) in Brazil a significant portion of the produced and disseminated scientific and technological knowledge happens under strict postgraduate stricto sensu. Brazil has in recent decades a significant investment in fostering post-graduate studies through scholarships for master's and doctorate. The aim of this dissertation is to analyze the influence of grant of scholarship in academic productivity Administration students at post-graduate studies in Brazil. To reach the conclusions of this analysis were driven four specific goals. The first was to assess the academic productivity of students of management courses to post-graduate studies level. Then compare the academic productivity of business students to post-graduate studies level between scholarship and non scholarship students. It was also important to analyze the profile of grantees and non scholarship students and finally, evaluating the advantages and disadvantages in relation to the professional activity of students graduate stricto sensu. This study used a quantitative and qualitative exploratory approach, using the method with a case study. Data collection was conducted through literature, which was part of the documentary and the state of the art research on the subject, as well as field research with a representative sample of the target population of the case study. For data analysis methods of descriptive statistics, deductions and inductions were used. The discussion of the results was performed by means of triangulation of data between field research, archival research and a theoretical framework. The general conclusion of this study is that scholarship students stricto sensu graduate programs in business administration influences positively in their academic productivity. Students benefitfrom a scholarship tends to stay closer to the academic world, and consequently closer to the development of science and technology.144 p.| il., grafs.porAdministraçãoEstudo e ensinoBolsas de estudoRendimento escolarUniversidades e faculdadesPós-graduaçãoAnálise da influência da concessão de bolsa de estudos na produtividade acadêmica dos estudantes de administração ao nível pós-graduação stricto sensu no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL335682.pdfapplication/pdf1933997https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/135766/1/335682.pdfa14e7bbe489389f04fd2dc484de8cdc9MD51123456789/1357662016-03-07 15:53:57.107oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135766Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:53:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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