Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bertini, Luciane de Fatima, Morais, Rosilda dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234372
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link:https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/54081
id UFSC_5e4d3eb033fc0b0ebe89746af042a060
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234372
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva históricaprofissionalização do docenteformação docentehistória da educação matemáticaEste artigo encontra-se disponível no seguinte link:https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/54081Este artigo tem por finalidade elaborar uma sistematização das discussões realizadas, a partir do estudo de uma das referências teórico-metodológicas constituintes de um projeto coletivo de pesquisa. Interrogamos: ‘Que contribuições a análise desse estudo dá à pesquisa histórica sobre o saber profissional do professor que ensina matemática?’ Foram consideradas quatro categorias de análise no âmbito das discussões realizadas sobre o referencial: relações passado-presente; papel dos experts na elaboração de saberes; relações entre campo disciplinar e campo profissional; articulações entre profissionalização/saberes/formação docente. O resultado aponta para um alargamento do próprio referencial analisado possibilitando melhor conformação do objeto de pesquisa do projeto coletivo que se volta ao saber profissional do professor que ensina matemática.Revista Brasileira de História da educação2022-05-12T17:27:16Z2022-05-12T17:27:16Z2021-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, W. R. ; BERTINI, L. F. ; MORAIS, R. S. . Saber profissional do professor que ensina matemática. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 21, p. e161, 2020.2238-0094https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234372Valente, Wagner RodriguesBertini, Luciane de FatimaMorais, Rosilda dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-12T17:34:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234372Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-12T17:34:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica
title Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica
spellingShingle Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica
Valente, Wagner Rodrigues
profissionalização do docente
formação docente
história da educação matemática
title_short Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica
title_full Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica
title_fullStr Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica
title_full_unstemmed Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica
title_sort Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
Bertini, Luciane de Fatima
Morais, Rosilda dos Santos
author_role author
author2 Bertini, Luciane de Fatima
Morais, Rosilda dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
Bertini, Luciane de Fatima
Morais, Rosilda dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv profissionalização do docente
formação docente
história da educação matemática
topic profissionalização do docente
formação docente
história da educação matemática
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link:https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/54081
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01
2022-05-12T17:27:16Z
2022-05-12T17:27:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, W. R. ; BERTINI, L. F. ; MORAIS, R. S. . Saber profissional do professor que ensina matemática. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 21, p. e161, 2020.
2238-0094
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234372
identifier_str_mv VALENTE, W. R. ; BERTINI, L. F. ; MORAIS, R. S. . Saber profissional do professor que ensina matemática. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 21, p. e161, 2020.
2238-0094
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651889277927424