Fundamentos geométricos aplicados em design de marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Sharlene Melanie Martins de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132973
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2015
id UFSC_5e75807fb11824dae069bca3409bf510
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132973
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Fundamentos geométricos aplicados em design de marcasDesenho técnicoDesenho gráficoGeometria na arteMarca de produtosSegmento aureoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2015O presente estudo observa a aplicação da proporção áurea no desenho das marcas gráficas institucionais e comerciais, enfocando a continuidade da tradição que relaciona Geometria e Design. O objetivo é evidenciar a aplicação de fundamentos e recursos geométricos relacionados à proporção áurea, em projetos de Design de marcas gráficas, por meio de uma pesquisa do tipo descritivo-qualitativa. Porém, primeiramente, considera-se de maneira geral a interação entre mimetismo e idealização, no contexto histórico de aplicação dos recursos geométrico-matemáticos, nas áreas de Arte, Arquitetura e Design. Em seguida, apresenta-se um recorte da teorização sobre a cultura das marcas na dinâmica da sociedade de consumo, complementando-se com a descrição das informações pesquisadas na rede Internet sobre o desenho e o mercado das marcas. De modo específico, o objeto material do estudo é composto pelo desenho de três marcas: Apple, Google e Toyota, selecionadas entre as dez mais bem avaliadas no mercado internacional. Os desenhos das marcas Apple e Toyota já eram relacionados à proporção áurea em websites na rede Internet e no desenho da marca Google foi observada uma aproximação entre a geometria que estrutura o desenho de parte do logotipo e a proporção áurea. Em síntese, o estudo realizado permitiu descrever relações diretas ou aproximadas entre a proporção áurea e a estruturação geométrica do desenho de marcas gráficas, evidenciando a continuidade da relação entre a tradição geométrica e os projetos de Design.<br>Abstract: This study looks at the application of the golden ratio in the Design of institutional and commercial graphic brands, focusing on the continuity of tradition that relates Geometry and Design. The goal is to show the fundamental application of geometric features related to the golden ratio, in logo design projects through a qualitative and descriptive survey. Firstly, it considers the interaction between mimicry and idealization, in the historical context of the Application of geometric-mathematical resources in the areas of Art, Architecture and Design. Secondly, it presents a focused theory about the culture of the brands in the dynamics of consumer society. It contemplates and describes the information sought on the Internet is about the draw and market of the brands. Specifically, the material object is composed of three brand design: Apple, Google and Toyota, selected among the ten best evaluated in the international market. The designs of the Apple brand and Toyota were already related to the golden ratio on websites on the Internet and Google's brand image has observed a connection between the geometry structure of the logo design and the golden ratio. In summary, the study allowed us to describe direct or approximate relations between the golden ratio and the geometric structure of the design of graphic brands, showing the continuity of the relationship between the geometric tradition and Design project.Gonçalves, Marília MatosUniversidade Federal de Santa CatarinaAraújo, Sharlene Melanie Martins de2015-05-19T04:08:08Z2015-05-19T04:08:08Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis108 p.| il.application/pdf333532https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132973porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-19T04:08:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132973Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-05-19T04:08:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos geométricos aplicados em design de marcas
title Fundamentos geométricos aplicados em design de marcas
spellingShingle Fundamentos geométricos aplicados em design de marcas
Araújo, Sharlene Melanie Martins de
Desenho técnico
Desenho gráfico
Geometria na arte
Marca de produtos
Segmento aureo
title_short Fundamentos geométricos aplicados em design de marcas
title_full Fundamentos geométricos aplicados em design de marcas
title_fullStr Fundamentos geométricos aplicados em design de marcas
title_full_unstemmed Fundamentos geométricos aplicados em design de marcas
title_sort Fundamentos geométricos aplicados em design de marcas
author Araújo, Sharlene Melanie Martins de
author_facet Araújo, Sharlene Melanie Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Marília Matos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Sharlene Melanie Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho técnico
Desenho gráfico
Geometria na arte
Marca de produtos
Segmento aureo
topic Desenho técnico
Desenho gráfico
Geometria na arte
Marca de produtos
Segmento aureo
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-19T04:08:08Z
2015-05-19T04:08:08Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 333532
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132973
identifier_str_mv 333532
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 108 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651892152074240