Fundamentos geométricos aplicados em design de marcas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132973 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2015 |
id |
UFSC_5e75807fb11824dae069bca3409bf510 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132973 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Fundamentos geométricos aplicados em design de marcasDesenho técnicoDesenho gráficoGeometria na arteMarca de produtosSegmento aureoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2015O presente estudo observa a aplicação da proporção áurea no desenho das marcas gráficas institucionais e comerciais, enfocando a continuidade da tradição que relaciona Geometria e Design. O objetivo é evidenciar a aplicação de fundamentos e recursos geométricos relacionados à proporção áurea, em projetos de Design de marcas gráficas, por meio de uma pesquisa do tipo descritivo-qualitativa. Porém, primeiramente, considera-se de maneira geral a interação entre mimetismo e idealização, no contexto histórico de aplicação dos recursos geométrico-matemáticos, nas áreas de Arte, Arquitetura e Design. Em seguida, apresenta-se um recorte da teorização sobre a cultura das marcas na dinâmica da sociedade de consumo, complementando-se com a descrição das informações pesquisadas na rede Internet sobre o desenho e o mercado das marcas. De modo específico, o objeto material do estudo é composto pelo desenho de três marcas: Apple, Google e Toyota, selecionadas entre as dez mais bem avaliadas no mercado internacional. Os desenhos das marcas Apple e Toyota já eram relacionados à proporção áurea em websites na rede Internet e no desenho da marca Google foi observada uma aproximação entre a geometria que estrutura o desenho de parte do logotipo e a proporção áurea. Em síntese, o estudo realizado permitiu descrever relações diretas ou aproximadas entre a proporção áurea e a estruturação geométrica do desenho de marcas gráficas, evidenciando a continuidade da relação entre a tradição geométrica e os projetos de Design.<br>Abstract: This study looks at the application of the golden ratio in the Design of institutional and commercial graphic brands, focusing on the continuity of tradition that relates Geometry and Design. The goal is to show the fundamental application of geometric features related to the golden ratio, in logo design projects through a qualitative and descriptive survey. Firstly, it considers the interaction between mimicry and idealization, in the historical context of the Application of geometric-mathematical resources in the areas of Art, Architecture and Design. Secondly, it presents a focused theory about the culture of the brands in the dynamics of consumer society. It contemplates and describes the information sought on the Internet is about the draw and market of the brands. Specifically, the material object is composed of three brand design: Apple, Google and Toyota, selected among the ten best evaluated in the international market. The designs of the Apple brand and Toyota were already related to the golden ratio on websites on the Internet and Google's brand image has observed a connection between the geometry structure of the logo design and the golden ratio. In summary, the study allowed us to describe direct or approximate relations between the golden ratio and the geometric structure of the design of graphic brands, showing the continuity of the relationship between the geometric tradition and Design project.Gonçalves, Marília MatosUniversidade Federal de Santa CatarinaAraújo, Sharlene Melanie Martins de2015-05-19T04:08:08Z2015-05-19T04:08:08Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis108 p.| il.application/pdf333532https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132973porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-19T04:08:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132973Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-05-19T04:08:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fundamentos geométricos aplicados em design de marcas |
title |
Fundamentos geométricos aplicados em design de marcas |
spellingShingle |
Fundamentos geométricos aplicados em design de marcas Araújo, Sharlene Melanie Martins de Desenho técnico Desenho gráfico Geometria na arte Marca de produtos Segmento aureo |
title_short |
Fundamentos geométricos aplicados em design de marcas |
title_full |
Fundamentos geométricos aplicados em design de marcas |
title_fullStr |
Fundamentos geométricos aplicados em design de marcas |
title_full_unstemmed |
Fundamentos geométricos aplicados em design de marcas |
title_sort |
Fundamentos geométricos aplicados em design de marcas |
author |
Araújo, Sharlene Melanie Martins de |
author_facet |
Araújo, Sharlene Melanie Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Marília Matos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Sharlene Melanie Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho técnico Desenho gráfico Geometria na arte Marca de produtos Segmento aureo |
topic |
Desenho técnico Desenho gráfico Geometria na arte Marca de produtos Segmento aureo |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-19T04:08:08Z 2015-05-19T04:08:08Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
333532 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132973 |
identifier_str_mv |
333532 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
108 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651892152074240 |