A contribuição do design gráfico, como materializador da identidade de marca, no aumento do valor de marca agregado ao produto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86892 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
id |
UFSC_ac0602a404a84c0398c12340bcacda0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86892 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaSchlemper, Paula FelipePereira, Alice Theresinha Cybis2012-10-21T11:48:17Z2012-10-21T11:48:17Z20042004224550http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86892Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoSabe-se da evolução de um mercado não competitivo que preocupava-se apenas com as vendas, para um mercado competitivo com o surgimento da concorrência, para a transição que estamos vivendo nos dias de hoje de um mercado globalizado, onde as empresas buscam um diferencial, não mais de qualidade ou inovação de seus produtos, mas sim de identificação e envolvimento de seu público. Neste contexto, não é difícil reconhecer que a marca tem importância estratégica para qualquer empresa, auxiliando a garantir uma identificação entre a empresa e seu público. Tendo em vista essa realidade, este trabalho apresenta como objetivo identificar a contribuição do design gráfico no aumento de valor de marca agregado ao produto. Desta forma, esse trabalho descreve sobre assuntos pertinentes a esse objetivo como o design, as marcas e seus elementos visuais e o brand equity - valor da marca. Para sua realização fez-se também um estudo de caso com as quatro maiores companhias aéreas brasileiras, que ocorreu através de três etapas distintas: a aplicação do questionário com o público - visando identificar a imagem de marca, a realização do questionário com as companhias aéreas - visando identificar a identidade de marca e uma análise visual da marca das respectivas empresas. Por fim, foi realizada uma relação entre a identidade de marca, a imagem de marca e a análise visual, para constatar se as marcas das respectivas empresas transmitem os conceitos almejados.169f.| il.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoDesenho graficoMarca registradaDesenhosA contribuição do design gráfico, como materializador da identidade de marca, no aumento do valor de marca agregado ao produtoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL224550.pdfapplication/pdf11819723https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86892/1/224550.pdf673e5c5859166d2d7bcd077f22cada05MD51TEXT224550.pdf.txt224550.pdf.txtExtracted Texttext/plain279169https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86892/2/224550.pdf.txt4388478e5406e105260c5c9955cf8a85MD52THUMBNAIL224550.pdf.jpg224550.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86892/3/224550.pdf.jpg4fcd1dc1546eb4eb4cabb8bb93c8d045MD53123456789/868922013-05-04 09:25:29.786oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86892Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T12:25:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A contribuição do design gráfico, como materializador da identidade de marca, no aumento do valor de marca agregado ao produto |
title |
A contribuição do design gráfico, como materializador da identidade de marca, no aumento do valor de marca agregado ao produto |
spellingShingle |
A contribuição do design gráfico, como materializador da identidade de marca, no aumento do valor de marca agregado ao produto Schlemper, Paula Felipe Engenharia de produção Desenho grafico Marca registrada Desenhos |
title_short |
A contribuição do design gráfico, como materializador da identidade de marca, no aumento do valor de marca agregado ao produto |
title_full |
A contribuição do design gráfico, como materializador da identidade de marca, no aumento do valor de marca agregado ao produto |
title_fullStr |
A contribuição do design gráfico, como materializador da identidade de marca, no aumento do valor de marca agregado ao produto |
title_full_unstemmed |
A contribuição do design gráfico, como materializador da identidade de marca, no aumento do valor de marca agregado ao produto |
title_sort |
A contribuição do design gráfico, como materializador da identidade de marca, no aumento do valor de marca agregado ao produto |
author |
Schlemper, Paula Felipe |
author_facet |
Schlemper, Paula Felipe |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schlemper, Paula Felipe |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Alice Theresinha Cybis |
contributor_str_mv |
Pereira, Alice Theresinha Cybis |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de produção Desenho grafico Marca registrada Desenhos |
topic |
Engenharia de produção Desenho grafico Marca registrada Desenhos |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
publishDate |
2004 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-21T11:48:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-21T11:48:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86892 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
224550 |
identifier_str_mv |
224550 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
169f.| il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86892/1/224550.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86892/2/224550.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86892/3/224550.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
673e5c5859166d2d7bcd077f22cada05 4388478e5406e105260c5c9955cf8a85 4fcd1dc1546eb4eb4cabb8bb93c8d045 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805326838890496 |