Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e Oficina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203137 |
Resumo: | O presente trabalho é a escrita de uma experiência com crianças no encontro com a arte de Salvador Dalí. O objetivo é experimentar e problematizar uma geometria não-euclidiana, particularmente questões de quadridimensionalidade, junto à obra de Dalí. No trabalho, analisa-se, brevemente, como a Teoria da Relatividade e a quarta dimensão são operadas na obra de Dalí. A partir da ideia de oficina-dispositivo, criou-se e desenvolveu-se com crianças uma oficina que tinha a intenção de provocar visualidades, fazendo emergir pensamentos e saberes matemáticos. A oficina foi realizada com crianças do 5 ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, e constitui-se a partir de alguns aspectos da obra do pintor, através da escuta atenta a uma história que narrava características de um mundo surreal. A partir da apresentação ouvida, as crianças foram convidadas a imaginar e construir o seu próprio mundo, fazendo colagens de figuras em caixas de ovo. A colagem, na superfície ondulada da caixa, causou inquietação e fez com que pensamentos matemáticos emergissem do estranhamento com uma geometria não-euclidiana. Na realização da oficina, puderam ser observadas narrativas que ligavam a deformação das figuras a algo errado ou feio, e também tentativas de não-deformação das figuras através da fixação das figuras na vertical. Além disso, de outro modo, a oficina efetivou um espaço em que o ensino e a aprendizagem da matemática elaboram-se a partir dos sentidos da experiência, problematizando conexões com o real e o surreal. |
id |
UFSC_5e806b0a5e001afc347237da746e88a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203137 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e OficinaVisualidadeEducação MatemáticaArteExperiênciaSalvador DalíO presente trabalho é a escrita de uma experiência com crianças no encontro com a arte de Salvador Dalí. O objetivo é experimentar e problematizar uma geometria não-euclidiana, particularmente questões de quadridimensionalidade, junto à obra de Dalí. No trabalho, analisa-se, brevemente, como a Teoria da Relatividade e a quarta dimensão são operadas na obra de Dalí. A partir da ideia de oficina-dispositivo, criou-se e desenvolveu-se com crianças uma oficina que tinha a intenção de provocar visualidades, fazendo emergir pensamentos e saberes matemáticos. A oficina foi realizada com crianças do 5 ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, e constitui-se a partir de alguns aspectos da obra do pintor, através da escuta atenta a uma história que narrava características de um mundo surreal. A partir da apresentação ouvida, as crianças foram convidadas a imaginar e construir o seu próprio mundo, fazendo colagens de figuras em caixas de ovo. A colagem, na superfície ondulada da caixa, causou inquietação e fez com que pensamentos matemáticos emergissem do estranhamento com uma geometria não-euclidiana. Na realização da oficina, puderam ser observadas narrativas que ligavam a deformação das figuras a algo errado ou feio, e também tentativas de não-deformação das figuras através da fixação das figuras na vertical. Além disso, de outro modo, a oficina efetivou um espaço em que o ensino e a aprendizagem da matemática elaboram-se a partir dos sentidos da experiência, problematizando conexões com o real e o surreal.2019-12-18T14:47:17Z2019-12-18T14:47:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203137Souza, Jéssica Juliane Lins deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-18T14:47:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203137Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-18T14:47:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e Oficina |
title |
Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e Oficina |
spellingShingle |
Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e Oficina Souza, Jéssica Juliane Lins de Visualidade Educação Matemática Arte Experiência Salvador Dalí |
title_short |
Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e Oficina |
title_full |
Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e Oficina |
title_fullStr |
Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e Oficina |
title_full_unstemmed |
Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e Oficina |
title_sort |
Traços Surreais no Encontro com Salvador Dali e Crianças e Matemática e Oficina |
author |
Souza, Jéssica Juliane Lins de |
author_facet |
Souza, Jéssica Juliane Lins de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Jéssica Juliane Lins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Visualidade Educação Matemática Arte Experiência Salvador Dalí |
topic |
Visualidade Educação Matemática Arte Experiência Salvador Dalí |
description |
O presente trabalho é a escrita de uma experiência com crianças no encontro com a arte de Salvador Dalí. O objetivo é experimentar e problematizar uma geometria não-euclidiana, particularmente questões de quadridimensionalidade, junto à obra de Dalí. No trabalho, analisa-se, brevemente, como a Teoria da Relatividade e a quarta dimensão são operadas na obra de Dalí. A partir da ideia de oficina-dispositivo, criou-se e desenvolveu-se com crianças uma oficina que tinha a intenção de provocar visualidades, fazendo emergir pensamentos e saberes matemáticos. A oficina foi realizada com crianças do 5 ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, e constitui-se a partir de alguns aspectos da obra do pintor, através da escuta atenta a uma história que narrava características de um mundo surreal. A partir da apresentação ouvida, as crianças foram convidadas a imaginar e construir o seu próprio mundo, fazendo colagens de figuras em caixas de ovo. A colagem, na superfície ondulada da caixa, causou inquietação e fez com que pensamentos matemáticos emergissem do estranhamento com uma geometria não-euclidiana. Na realização da oficina, puderam ser observadas narrativas que ligavam a deformação das figuras a algo errado ou feio, e também tentativas de não-deformação das figuras através da fixação das figuras na vertical. Além disso, de outro modo, a oficina efetivou um espaço em que o ensino e a aprendizagem da matemática elaboram-se a partir dos sentidos da experiência, problematizando conexões com o real e o surreal. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-12-18T14:47:17Z 2019-12-18T14:47:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203137 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652102176604160 |